sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sir Robert William Robson.


Pausa na bola que rola dentro do relvado…Morreu Sir Robert William Robson. Morreu um dos nossos, morreu um dos homens do futebol. Faltam-me palavras para escrever sobre alguém que nunca conheci pessoalmente, mas pela carreira que acompanhei desde o México 86, pela postura, pelas palavras, pelo modo apaixonado como vivia e falava do jogo, aprendi a admirar.
Felizmente nós Portugueses, tivemos a sorte de o ter tido durante 4 anos em Portugal, no Sporting e no Porto. Humilde na vitória, sincero na derrota, marcou um estilo, como treinador. Títulos os suficientes para constar na categoria dos notáveis.
Não era Português, mas marcou Portugal. Figo, Fernando Couto, Capucho, Vítor Baia e Mourinho que o digam.
Pausa no jogo que morreu um dos nossos.

Faltam-me palavras…Até sempre Sir…

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Sentimento de adepto e Mistica

Este Post foi escrito para um outro blog que detenho, e cujo tema é mais generalista.
Mas achei que também o deveria publicar aqui.
Este defeso (assim se chama o período de pausa entre o fim de uma época futebolística e o inicio de outra), os adeptos do Manchester United viram partir, a troco de 94 milhões de euros Cristiano Ronaldo, para o Real Madrid, os adeptos do Inter viram partir por 66 milhões de euros Zlatan Ibrahimovic, para o Barcelona, e os adeptos do A. C. Milan viram por 65 milhões de Kaká rumar também ele ao Real Madrid. È certo que Kaká foi vítima da necessidade de venda do clube Milanês, e ele sempre afirmou que por ele ficava em Milão o resto da sua carreira desportiva.

Que sentiram os adeptos do Manchester, Inter e Milan? Tristeza? Magoa? Ingratidão? Traição? Afinal qualquer um dos 3 era intocável no coração das imensas legiões de adeptos que qualquer destes clubes arrasta, qualquer um era idolatrado, quase ao nível dos deuses do Olimpo. Não acredito que esses mesmos adeptos consigam desejar o melhor para estes 3 atletas.

No lado oposto leio que Totti renovou contrato com a Roma, e que Steven Gerrard trocaria todas as medalhas, por ganhar o título em Liverpool. Os seus adeptos principalmente os mais antigos, pensam tal como eu penso, ainda restam alguns jogadores á antiga, jogadores que só vestiram uma camisola em toda a sua carreira, duas no máximo e que se dedicaram a uma causa, passaram 7,8 9, 10, 15, anos no mesmo clube, não cedendo á tentação de trocar de clube, para poderem ter mais uns quantos mil euros na conta, é certo que me poderão sempre perguntar, a que preço (aumento salarial) de deveu essa fidelidade clubistica? Jogadores como Totti, Gerrard, Raul, Giggs, Paul Scholes, Del Piero são exemplos pelo fazem sonhar os seus adeptos, são exemplos pelo que fazem enquanto profissionais, são os exemplos raros de jogadores de equipas top mundial, que não trocaram os seus adeptos, por mais uns quantos mil eurozitos nas suas já chorudas, contas bancárias. Pelo que são em campo e fora dele merecem todos os aumentos salariais que os seus clubes lhes possam proporcionar.

È por este lado oposto, que me ponho na pele de adepto do United, do Milan ou do Inter e penso que os adeptos do United chorarão mais a despedida de Giggs, do que a venda de Cristiano, que o puro adepto Milanista sente mais magoa por não poder ver mais Maldini com a sua camisola, que a partida contrariada de Kaká, e que o adepto do Inter recordará num futuro Ibra, mas trará sempre Javier Zanetti no coração pelos já 15 anos, que se juntou a causa.

Somos assim, adeptos! Identificamo-nos com quem sentimos que se identifica connosco e com os nossos sonhos, ama-mos de forma irracional (no geral), os nosso clube, e sentimo-nos, traídos, magoados, tristes, quando aquele que pensávamos ser um dos nossos se vai, só por dinheiro. Entendemos quando parte para algo melhor, para outro clube com mais ambições, onde a sua evolução possa ser maior e melhor, mas sermos trocados por dinheiro! Não isso não, isso não entendemos e não perdoamos.

Ps: Acabo de reler o que escrevi, e pergunto-me agora se não será a verdadeira mística dos clubes, ter muitos desses jogadores, dos não mercenários, para transmitir aos jogadores mais novos, e aos novos que chegam, os sonhos dos adeptos, os cânticos dos adeptos, os sentimentos dos adeptos, porque ser adepto do Benfica não é igual a ser adepto do Porto, ser adepto do Sporting não é igual a ser adepto do Belenenses, apesar do SENTIMENTO base ser o mesmo…Amar o clube.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sporting – Que juba terá o leão.


Quatro anos, quatro segundos lugares em 5 épocas de Paulo Bento no comando do futebol sénior leonino.
A minha questão é se caso se volte a repetir essa posição, a satisfação dos adeptos Leoninos se manterá?

O defeso foi relativamente tranquilo em Alvalade, apesar das eleições, que previsivelmente foram vencidas por José Eduardo Bettencourt, que antecipadamente anunciou Paulo Bento para continuar a ser o treinador da equipa de futebol.
Bento terá ficado entre o dilema de renunciar ou continuar. Algo, Bettencourt terá dito a Bento para o convencer a continuar, mantendo uma equipa, que em minha opinião está espremida ao máximo, e que precisa urgentemente de lufadas de ar fresco que acrescentem qualidade. Bento e a sua equipa técnica certamente também o sabem, mas a promessa de dias melhores e de continuidade a longo prazo, fizeram Bento aceitar o pedido para continuar.

Nada de novo no esquema e nas dinâmicas de jogo do Leão, apenas a chegada de Matias Fernandez, para fazer o vértice ofensivo do losango, veremos se o Chileno conseguirá ser o médio pensador que Romagnoli só consegui ser em espaços das épocas que esteve em Portugal. A saída de Derlei, pela a sua atitude em jogo também poderá ser um ponto contra, mas chega Caicedo, com experiencia de liga Inglesa.

Baliza – Acabou-se a novela Stojkovic
Rui Patrício deverá ser o titular, Tiago e Ricardo Batista deverão continuar a treinar esperando as suas oportunidades. Este ano sem novela Stojkovic.

Defesa – Polga continuará a ser o “patrão” de um sector que está rotinado de tanto jogar junto, ao seu lado deverá se manter Carriço ficando Tonel á espera. Na lateral direita Abel e Pedro Silva deixam Bento tranquilo e na esquerda Caneira e Grimi, André Marques parte em desvantagem e não esquecer que também há para esse lugar….Miguel Veloso

Meio Campo – os suspeitos do Costume

Tirando Matias Fernandez, grande esperança leonina todos os restantes elementos são velhos conhecidos Adrien, Izmailov, Rochemback, Vukcevic, Veloso, Pereirinha e Moutinho. Confesso que acho que falta um jogador com características diferentes neste lote de médios leoninos, alguém capaz de dar esticões no jogo quando necessário, de todos os médios leoninos só Vukcevic está mais próximo disso.

Ataque Liedson e mais um.

Saiu Derlei, mantiveram-se Postiga, Djaló e claro está Liedson. Saleiro regressou mas não creio que vá ter muitos minutos, pois é um ponta de lança muito diferente do que Bento procura nas suas equipas (mobilidade). Chega também Caicedo, avançado possante que poderá ser um grande parceiro de Liedson , pela sua força e velocidade.

Bento na época passada quando em aflição no resultado, colocava um avançado no vértice ofensivo do losango, o que lhe garantiu alguns pontos em situações complicadas. Djalo e Postiga eram normalmente os eleitos, quando Bento queria utilizar esse palno de ataque.

Visão global.
A continuidade poderá ser a melhor arma leonina já que serão muito poucos os novos elementos a entrar no plantel. Volto a reafirmar aquilo que sempre disse em relação ás equipas de Bento, o seu maior mérito é a forma como não deixam jogar os adversários, depois, quando for a doer, com melhor ou pior futebol, as vitórias aparecerão, a duvida é se chegarão para deixarem de deter o titulo de vice campeãoes…?

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Benfica, nova mudança, as mesma incertezas.


O 3º lugar da época passada, deixou os adeptos furiosos, e a SAD encarnada envergonhada, após mais um ano de expectativas frustradas, onde a conquista de uma Taça da liga não pagou o investimento feito naquele que era apontado como o melhor plantel da liga Portuguesa.

Num defeso conturbado, com manobras directivas para a reeleição de Luís Filipe Viera como presidente, num defeso onde rolou a cabeça de Quique Flores, como responsável pelos maus resultados desportivos, num defeso onde emergiu Jorge Jesus como o novo salvador, que trará para a luz o titulo que á 4 anos foge. Tudo isto faz-nos perguntar que Benfica esperar esta época 2009/10.

No momento que escrevo este texto o plantel encarnado não esta fechado e até 31 de Agosto muita agua pode transitar entre as pontes.
Jorge Jesus logo á chegada afirmou que o seu Benfica jogaria, mais que o Benfica de Quique. Pessoalmente na pré época, mesmo ganhando o Benfica continua equivocado no que deve fazer em campo, conforme os esquemas que apresenta. Cardozo e Saviola, com a sua qualidade individual disfarçaram isso mesmo.
Mas vamos por partes.

Baliza – Segurança precisa-se.
Muito se tem falado da necessidade de comprar ou não um Guarda redes, Quim foi durante muito tempo titular, Moretto teve o seu período com Koeman, Moreira também já teve as suas oportunidades para agarrar a baliza encarnada.
Com tudo isto o Benfica perdeu a sua referência na baliza, e os 3 mostram intranquilidade, Moretto é claramente o mais mal amado, mas quer Quim quer Moreira, vão ficando mal em alguma figuras, e alternando bons com maus momentos. Então há ou não necessidade de comprar mais um Guarda redes? Na minha opinião pessoal, sim, desde que seja muito melhor dos que já lá estão e que a sua titularidade não seja posta em causa, alguém que finalmente dê estabilidade na baliza encarnada. Em Portugal e em puro Lusitano, ninguém se apresenta, portanto a solução seria sempre alguém vindo de fora.

Defesa – Problemas laterais e Centrais para 10 anos.
Na época passada, Quique relegou Leo para o banco, dando o lugar ao “central” David Luiz, Leo acabou por sair, deixando saudades. È um lateral com as boas características do Brasileiro que o Benfica procura para a esquerda da sua defesa. Fez regressar Sepsi e adquiriu Shaffer como segunda escolha, após ter perdido Álvaro Pereira para o Porto. Nenhum deu ainda garantias que tranquilizem os adeptos encarnados. Do lado oposto Maxi Pereira é dono e senhor do lugar, dificilmente o contratado Patric, jovem e inexperiente, com maior facilidade para atacar que a defender, fará o Uruguaio perder o sono em relação ao lugar na equipa.
No centro da defesa, sorrisos largos na Luz, quer Luisão fique ou não no plantel David Luiz, Sidnei, Miguel Vítor e o júnior Roderick (boa confirmação do que já sabíamos e escrevemos aqui) dão garantias de qualidade para os próximos 10 anos.

Meio campo – problema central de leitura de jogo
Esta época a forma geométrica do meio campo encarnado prevê-se em losango, ao contrário clássico 4 em linha, com dois médios centrais e dois alas.
De destacar a mais que provável perda daquele que foi o dos maiores produtores de futebol de ataque encarnado Reyes, volto a dizer que na minha opinião pessoal foi dos melhores do Benfica na época transacta e deveria ter sido prioridade, veremos se terá sido ou não um erro. Ramires apresenta-se como o maior “achado” do ano, supostamente barato e antes de vestir de vermelho e branco, valor duplicado com convocatória e titularidade na selecção Brasileira. Outra questão que coloco é, em que posição jogará Ramires ou qual a melhor posição para ele jogar neste Benfica? Na direita do losango? Já voltarei a esta questão. Regresso de Fábio Coentrão (boa pré época até ao momento), aparições de Di Maria, e as constantes asneiras de Yebda e Carlos Martins. O Português seria o substituto natural da Aimar que jogará nas costas dos avançados, mas a Martins, falta-lhe conseguir dar a melhor sequencia ás jogadas, falta-lhe tomar as opções correctas, falta-lhe fazer fluir correctamente o jogo, ou seja falta-lhe quase tudo.
A questão que envolve o universo Benfiquista, é a de quem deverá jogar na chamada posição 6 do losango? Yebda, Ruben Amorim, David Luiz (pau para toda obra), ou um outro médio que seja contratado (fala-se actualmente de Javi Garcia do Real Madrid).
Para mim, e voltando á questão que deixei em aberto, sobre qual a melhor posição para Ramires neste Benfica, do que vi de Ramires parece-me claro que é quem deveria fazer a aquela posição. Não é um jogador de drible, é sim de passe e recepção, de dar apoios, de luta e combate, uma formiga que sabe dar sequencia as jogada. Parece-me que jogado naquela posição seria alguém com muita capacidade de entregar a bola aos restantes médios, em zona subida do campo, evitando principalmente que Aimar tenha que vir buscar a bola para organizar o jogo quase juntos dos centrais.
Aprecio muito Filipe Bastos, mas penso que o Benfica deveria empresta-lo para jogar uma época regularmente, caso não o faça, será o 3 ano em que o jovem brasileiro terá poucos minutos nas pernas. Palavra também para Urreta, ainda poucos minutos na pré época, mas sempre que entra mostra uma vontade enorme, é claramente um jogador prejudicado pelo losango, se bem que pode também jogar na frente, como avançado.

Avançados e esse estranho vicio de Cardozo

È claro e inequívoco Cardozo este ano será a primeira escolha para ponta de lança, continua com quase todas as limitações com que chegou a Portugal (melhorou muito o jogo de cabeça), mas continua também, (e para o caso é o mais importante), a fazer golos, muitos golos. Foi talvez o maior pecado de Quique, não será o 1ª erro de Jesus. A este “patinho feio”, o Benfica consegui juntar Saviola, diga-se o que se disser, é um jogador de inegável qualidade, e só jogou no Barcelona, Real Madrid, Sevilla e Mónaco. Um amigo meu Sportinguista disse-me no outro dia “ sou do Sporting mas gosto dos dirigentes do Benfica porque tentam trazer para a liga Portuguesa jogadores de renome internacional”. Saviola é um desses casos. E não será estranho irmos vê-lo, por vezes, no vértice mais adiantado do losango. A Nuno Gomes e Mantorras sobraram os momentos de aflição, os momentos que sejam precisos puxar pela Luz e os momentos das lesões. Se vier mais um avançado esses momentos serão ainda mais raros.

A minha visão global até ao momento.
Instabilidade na baliza, problemas na lateral esquerda e na posição 6 do losango, que num esquema de losango, sem ter laterais que sejam equilibrados defensiva e ofensivamente, e não ter um homem para ser a ancora da equipa com e sem bola, é desde logo um mau principio. O que “obriga” a equipa a jogar pelo corredor central, onde é mais difícil desequilibrar e onde se expõe mais aos contra ataques adversário em caso de perda de bola. A equipa não consegue fazer fluir o jogo e tem dificuldades em trocar a bola, apesar de existir uma preocupação de os jogadores jogarem juntos. Qualidade de finalização na frente o que garante golos mesmo quando não se joga bem. Muito trabalho de casa nos lances de bola parada, valeu pelo menos o torneio Guadiana.

Acho que a partir do jogo com o Atlético começará a definir e rotinar a pensar na competição, mas a pressão sobre Jesus, os jogadores é grande, sobre a SAD e Direcção ganharam um balão de mais 3 anos.
Benfica, nova mudança, as mesma incertezas.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Baliza como extensão do corpo

Por piada estive a fui espreitar o resumo do jogo Corinthians vs Fluminense. O resultado foi 4-2 para os primeiros. Não sabia quem tinha marcado os golos. Há jogadores de quem se diz que a bola é uma extensão do corpo, mas existe um, que até já foi “Fenómeno” pelo que fez em campo, ou ainda é “Fenómeno”, pelo que já passou para ainda estar em campo, que no fim desse resumo me fez pensar que ao contrario dos outros em que a bola é a extensão do seu corpo, este “Fenómeno” faz da baliza a extensão do seu corpo. Ou se calhar melhor dizendo no passado ele fez da bola uma extensão do seu corpo, para fazer golos, actualmente mais velho, e com muitas lesões graves em cima, passou a fazer da baliza a sua extensão de corpo. E o pior é que eles (ele e a baliza) têm uma óptima relação. Vejam Ronaldo o "Fenómeno".


terça-feira, 7 de julho de 2009

Recordando....Faustino Asprilla

Li que recentemente fez a sua festa de despedida. Aqui escolhi-o para ser o 1º jogador a recordar na abertura desta nova temporada.
Faustino Asprilla, rápido, esguio, tecnicista, finalizador. Começou no Calcutá Desportivo, destacou-se no Parma de Itália, esteve em Newcastle, regressou a Parma, para mais 2 epocas antes de 4 epocas no Brasil repartidas por Palmeiras e Fluminense, acabou no Estudiantes da Argentina. Quem o viu jogar, da sua memória não sairá o mortal que celebrizou nos festejos dos seus golos. Para os mais novos digo que recentemente passou por Portugal um jogador que tinha traços deste Colombiano (Suazo), se bem que Asprilla era mais móvel e encaixava melhor em equipas de ataque continuado, mas não teria tanta força física.
Tino….saudades, os bons jogadores deixam sempre saudades...


Voltado de ferias..2009/10

Voltado de ferias..

Os principais campeonatos Europeus foram, de férias, e também nós Jogada de Sonho descasamos um pouco, mas não perdemos de vista tudo o que de mais importante se passou a nível futebolístico por esse mundo fora. Transferências, Taça das Confederações, transferências, campeonato de nacional de juniores e mais transferências.

Por partes.

Florentino Perez, ganhou as eleições do Real Madrid e logo anunciou a era dos “Divinos”, assim logo anunciou que tinha 250 milhões de euros para contratar Cristiano Ronaldo (94 milhões), Kaká (65 milhões), Benzema (35 milhões), ameaçou Xavi e Iniesta, balbuciou ibrahimovic, sonhou Messi e ainda negoceia Ribery.
Loucura? Exagero? Marketing? Muito se falou e muito se fala, mas a certeza que na liga Espanhola, esta época teremos o Individualismo “Merengue”, contra o colectivismo / filosofia “Barça”. Que role a bola, porque o apetite, esse está mais que aguçado.

Decorreu a taça das confederações, boa surpresa dos E.U.A, chegaram a final, batendo na meia final o fortíssima Espanha. Estiveram a ganhar 2-0 ao Brasil nesse jogo decisivo, mas o seu recuo final, fez cair o seu castelo.

Taça das confederações onde evolui, aquele que será dos reforços deste defeso em Portugal, aquele que talvez tenha a menor margem de manobra para erros, Ramires era desconhecido, até assinar pelo Benfica, ser convocado para a Canarinha, e agarrar a titularidade da mesma. Vai jogar em relvados Portugueses, na Luz onde a pressão de vencer é cada vez maior.

Palavra final para alguns jogadores que vi evoluir na fase final no nacional juniores. Diogo Rosado (Médio) e Wilson Eduardo (avançado) do Sporting, Diogo Viana (avançado) e principalmente Josué (médio) do Porto, Roderick Miranda (defesa), Yartey (extremo esquerdo), Lassana Camará (médio), Nélson Oliveira (avançado), David Simão (médio) do Benfica.
Jovens com muita qualidade e que seria importante seguir e perceber se tarão ou não oportunidades de evoluir.

Ps: Houve também eleições no Benfica, mas isso é fora do campo, e pouco importa para aqui…