sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Porque não se impõe Nani em Manchester


Alguns de nós vimos ou ouvimos falar do estrondoso jogo de Nani no passado domingo, no Emirates Stadium. Um raro estrondoso jogo de Nani. Desde que se encontra na terras de sua majestade, fez talvez dois três bons jogos por ano, número que é significativamente insuficiente para um jogador com as suas características. Mas para entendermos o actual Nani temos que recuar ao Nani dos tempos de Alvalade
Nani no já longínquo losango de Paulo Bento, era um interior que dava largura, profundidade e verticalidade ao jogo, partindo de zonas mais interiores, era dos únicos se não o único a ter autorização a anarquizar o jogo dando-o esticões, para que entendam melhor a sua posição em campo era um pouco de Di Maria no actual Benfica.
Com a partida para Manchester, Fergunson procurou nele, mais um elemento para jogar bem encostado as linhas, como típico extremo.
O problema de Nani é que o United é uma equipa que na maior parte do tempo, joga em ataque continuado, com circulação de bola, e o Português nos jogos que era / é chamado a participar, pouco ou nada se envolve nessa circulação, não procura espaços interiores, logo pouca bola tem. Normalmente quando o vejo jogar no United sinto-o um corpo estranho na equipa, tal como o Coreano Park, que disfarça, mais pela disponibilidade para as tarefas colectivas defensivas.
O United nos chamados jogos grandes fora de casa, pela experiência grande que tem, aprendeu a sofrer, a ter de repartir mais a posse de bola com o adversário, e se tiver que jogar sem ela, também não lhe faz confusão.
É neste tipo de jogo que actualmente Nani e curiosamente Park se sentem mais confortáveis no Manchester, quando a equipa joga longe da baliza da equipa adversária e após a recuperação de bola, tem espaço nas costas da defesa, para com e sem bola, se lançarem embalados em correria loucas, tirando adversários da frente.
Foi assim o grandioso jogo de Nani no passado fim de semana.
Porém penso que, Fergunson não manterá jogadores no plantel, com o qual possa contar só para determinados jogos, são muito poucos os jogos por ano em que os Red Devils se deixem aparentemente “sodomizar”.
Se no passado o tempo corria a favor do ex leão, parece-me que actualmente já não. É urgente Nani se afirmar em definitivo com peça importante do United, é urgente que dê uma outra dimensão ao seu jogo, é urgente que não faça apenas e só 3/4 bons jogos por ano, é urgente que desequilibre mais em ataque continuado, é urgente que expluda como jogador e passe o seu jogo para outra dimensão.

Nenhum comentário: