domingo, 11 de maio de 2008

Mail de leitor

Achei que devia publicar, este mail de um habitual leitor do nosso blog
Boa noite.
Pertenço à família benfiquista mas sinto-me tentado a explanar o meu ponto de vista pois considero que ambos os clubes estão bem um para o outro. Não pretende fazer uma grande dissertação, mas pretendo ser profundo.

Ora vejamos: Todos os presidentes que passaram nos últimos anos em ambas as instituições (Sousa Cintra, Manuel Damásio, José Roquette, Manuel Vilarinho, Santana Lopes, Vale e Azevedo, Soares Franco, Luís F. VIeira entre outros) em que cada um à sua maneira deixou uma obra feita ou está a deixar. O que têm de comum estes mortais?"! Simples: eles estão bem, mas os clubes estão cada vez piores. Os clubes encontram-se mal financeiramente ou/e desportivamente mal. Não sou de um tempo longínquo ao ponto de me lembrar de outro presidentes, mas tenho a certeza que estes apenas têm vindo a cometer erros sucedâneos ao longo do tempo, e direcção após direcção. Ora isto tem um preço meus caros. Todos sabemos qual é. É aquilo que se vê e se vai continuar a ser nos tempos vindouros (confesso que me assusta a ideia do meu Benfica continuar assim). Ora deixemo-nos de queixinhas que hoje jogámos bem/mal e que foi justo/injusto. Não vale a pena. Estamos a olhar para situações que se vêm a arrastar faz anos e que não se resolvem da noite para o dia. Não obstante, são necessárias reformas profundas. Isso sim. Reformas essas que eu considero que não sejam este tipo de dirigentes os melhores para as levar a cabo. Não digo com isto que eles não tenham a capacidade, mas sim interesse. Repara-se: o que pra mim me faz confusão do BEnfica ter ido buscar o Makukula por milhões, quando mais valia treinar o ADu como ponta-de-lança. Afinal ele já lá está. Mas é óbvio que é sempre melhor gastar-se dinheiro a rodos porque assim há muita gente envolvida pelo meio que ganha com isso. Pergunto eu: serermos nós, os adeptos que lucramos com isso? Não, não somos, até porque cada vez mais temos os nosso clubes inundados de jogadores medíocres a roçar a fraca qualidade. Isto há que saber separar o trigo do joio. Por isso digo e repito: de que vale chamar nomes ou atirar pedras às pessoas que lá estão quando nós votámos nelas democraticamente?

Mais, no nosso caso, temos a mais aquilo que o Sporting tem a menos: Um presidente fala-barato, sempre com um discurso que existem inúmeros inimigos tipo franco-atiradores, a conspurcar contra o Benfica. Traidores que agora é que têm o destino traçado. Vem aí o justiceiro para agora os fazer pagar pelo mal que andam a fazer ao Benfica.

No caso do Sporting, reina sempre um silêncio absoluto à espera que aconteça um milagre para depois se vir reiterar os votos no Paulo Bento e seus demais. Estilo uma graça divina qualquer que faça acontecer um milagre para se poder dizer afinal que este Sporting tem muito para dar.

Pergunto eu caros sportinguistas/benfiquistas: mas afinal o que é isto? somos ou não inteligentes o suficiente para assumir que isto está mesmo muito mal e que como em tudo na vida, há solução (menos para a morte)?!

Só para terminar e não querendo alongar mais ainda esta conversa, na altura que antecedeu a guerra civil americana entre o norte e o sul, houve um governador americano que sendo contra o esclavagismo, disse no supremo tribunal qualquer coisa como: "se temos que ir para a guerra então vamos, mas que seja a última vez que o fazemos entre nós e que no fim tenhamos a capacidade de terminar com aquilo que está errado".

Por isso digo, no fundo penso que nós batemos sem margem para dúvidas. Mas pelo menos que sirva para que aprendamos com os nossos erros e que em prol do desporto, nos possamos erguer um dia no futuro e combater de forma sadia esta hegemonia do F.C.Porto.


Atentamente Nelson Silva

Nenhum comentário: