terça-feira, 29 de julho de 2008

Quique Flores - Que caminho seguir


Estranha a vida de treinador, pode caminhar solitário com o manual dos seus ideais, adaptado aos jogadores que dispõe, ou re-escrever todas as suas crenças futebolísticas porque os jogadores que têm, não encaixam no seu manual de ideias.
Complicado??? Não!! É mais simples do que parece
Basta olhar para Quique Flores, actualmente no banco do Benfica, dá para perceber em pouco tempo, que a melhor contratação que o Benfica fez esta época são o treinador e a sua equipa técnica (sei que é um risco estar a afirmar isto a esta altura da época, mas não duvido da qualidade de toda a equipa técnica), munida de métodos, ideias e sistemas, que deram provas em varias equipas num passado recente, e que pretendem (pretendiam) aplicar no Benfica.
Por outro lado deparam-se com jogadores que não se enquadram no seu manual de trabalho (Edcarlos, Zoro, Luis Filipe, Mantorras (incapacitado fisicamente), Jorge Ribeiro, Nuno Gomes, etc…etc….) Esta é para mim a primeira grande duvida de Quique, qual destes dois caminhos seguir, continuar á espera (eternamente) de mais 3 jogadores que possam ajuda-lo a aplicar o seu método de jogo, ou reinventar-se com a mão de obra que tem ao seu dispor.

Se o Benfica, leia-se adeptos, souberem sofrer, souberem ser pacientes, e darem tempo, poderá o Benfica não perder um ano, mas ganhar um ano. Dificilmente o Benfica conseguirá dar a Quique todo o que ele pretende a nível qualitativo de plantel, assim terá que ser ele a construir diariamente em treino com o que tem, mas esse ganho qualitativo leva tempo, tempo que no Benfica não há, nunca há! Volto a lembrar que foi com Roquette que o Sporting percebeu o caminho que teria que seguir para voltar aos títulos que lhe fugia á 18 anos, um caminho de construção paciente, ponderada, e voltada para dentro do clube, na formação do clube, não sei se percebem o que quero dizer..

Voltando ao Benfica e a Quique, infelizmente para ele, após ter o plantel fechado,
terá que re-inventar o seu manual, para fazer com que os jogadores cheguem ao que ele pretende, para fazer com que o tempo e o trabalho, faça com que os seus jogadores cheguem ao seu manual de ideias….e sabemos que esse percurso é mais complicado com jogadores de qualidade mediana. Quique precisa de tempo, tempo que no Benfica não há…mas que ele vai ter que ganhar, á exigente plateia do 3º anel….Tempo esse que só lhe poderá ser dado, pela bagagem popular, recolhida pelo seu director desportivo, nos tempo que espalhou perfume pelos relvados…Se Rui, homem da bola acreditar em Quique, o defenderá, e dará a cara pelo Espanhol, mas o povo é cruel e até quando manterá Rui esse estado de graça…? Se Quique Flores e Rui Costa ainda não criaram cumplicidade, é bom que o façam e a solidifiquem, e que a essa cumplicidade lhe juntem muitos pozinhos de confiança, para poderem ultrapassar os tempo tempestade que muito provavelmente ai vem….

Nenhum comentário: