quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Sou ou não fabuloso?


Não vale a pena estar a falar do resultado do particular Brasil 6 – Portugal 2….Bastou ver 15 minutos de jogo para perceber como iria o jogo acabar….Qualquer treinador, de qualquer selecção mundial, sabe que jogar contra o Brasil, por mais a feijões que seja, com uma equipa, que entre o seu sector defensivo e o seu avançado tem uma distancia de 50 metros, só pode estar á partida a dar tiros nos pés, e a candidatar-se a sair….goleado!
Mas a crónica deste jogo, deixo para o meu amigo Maço…..
Reservo para mim uma atenção especial, a um jogador que jogou com uma motivação extra….Luis Fabiano.
Chegou a Portugal com a alcunha de Fabuloso, mas os tempos de F.C.Porto, não lhe correram bem, por inadaptação, por entrosamento com a equipa, por falta de confiança, não se sabe ao certo os motivos da não confirmação do “Fabuloso” Fabiano, alguns poucos golos, e pouco mais.
Na época seguinte, partiu para Sevilha, e por lá reencontrou o caminho do golo, ao lado de Kanouté, ajudando o Andaluzes a conquistar duas Taças Uefas consecutivas.

Fabiano tinha a sua passagem por Portugal, atravessada na garganta, ontem tratou de repor a verdade, em relação ás suas reais capacidades, 3 golos na vitória da Canarinha, deixando no ar a pergunta para os Portugueses responderem, Sou ou não “Fabuloso”?

UM BANHO COM BOLA QUE...NÃO ERA NADA ...QUADRADA!!

O futebol é um dos desportos mais belos do mundo.Quando os futebolistas se propõem a divertir-se com o que fazem...mais belo se torna. E quando esses futebolistas são os melhores do mundo e se querem divertir...então meus senhores, teremos um espectáculo inolvidável. Por acaso esses seres até existem e nasceram todos no nosso país irmão...além atlântico!!! Como um bom irmão deve fazer, de vez em quando deve colocar o outro no seu devido lugar, com uma lição que não deixe margem para dúvidas!!





Diz-se que portugal é o país dos 3 F...Fátima,Futebol e Fado. No entanto, o brasil também tem 3 F...férias...FUTEBOL E FESTA!!! Parece que há horas atrás 11 homens lusitanos, que se escondiam atrás do escudo do seu país e disfarçados de jogadores de futebol, levaram isso mesmo á letra...foram de férias para uma...festa do futebol!!





A festa começou bonita, bancadas repletas de amantes do desporto rei, de um lado o irmão mais velho mas mais pequeno, com 11 senhores que parece que são os melhores e que já ganharam tudo o que havia para ganhar na vida e entre eles, o melhor artista do mundo do pontapé da bola...nem que seja, por um breve periodo de tempo!!! Do outro lado, o irmão mais novo mas o maior, muito maior, eles também com 11 homens...mas que já ganharam tudo o que tinham para ganhar na vida, são os melhores e sabem disso...e provam-no quando é preciso...entre eles, um artista que (ainda) é o actual e efectivo melhor artista futebolístico!!





Imaginem um palco no olimpo, com 22 dos melhores executantes a nivel global, a fazer dum jogo particular um divertimento para o mundo inteiro se deliciar!!


Portugal entra de forma assombrosa, com um jovem nascido na venezuela a fazer a primeira festa do golo, de seu nome danny. No entanto, os homens que já ganharam tudo, decidiram que esta seria uma jornada que até os deuses se haveriam de recordar. E para isso, primeiro chamaram luís fabiano...na sua terra conhecido como o"fabuloso"vá-se lá saber porquê...que em 20 minutos destroçou a defesa portuguesa virando a contenda para 2-1. Até ao descanso dos guerreiros podiam ter sido alguns mais, tamanha era a superioridade canarinha sobre os lusos!!Portugal durou os primeiros 5 minutos...e não mais apareceu!! Ao reiniciar-se o duelo, os brasileiros continuaram a sua lição, apareceu então, o 2º melhor lateral direito do mundo (o 1º estava no banco do...brasil, daniel alves) maicon, a marcar um golo que enganou o desamparado joaquim. Logo de seguida, o "fabuloso"outra vez a fazer das suas. Ecoavam os "olés"nas bancadas, qual tourada na arena de sevilha...pareciam satisfeitos com o autêntico festival que estavam a dar ao irmão mais velho. Foi então que simão se lembrou de dizer que afinal estava em campo...mas isso irritou elano que fez o melhor momento dos 90 minutos ao marcar o 5º golo e levou os jogadores portugueses de volta ao planeta terra. Até o juíz acabar com agonia lusitana, ainda houve tempo para o "imperador"de milão, adriano, selar uma das maiores lições, com um travo de humilhação á mistura tal foi o banho de bola que as nossas cores levaram dos...nossos queridos irmãos brasileiros!!!





Nas minhas viagens por terras de vera cruz...só esta madrugada percebi o que eles me queriam dizer quando me comentavam que a bola em portugal era...quadrada!! Os brasileiros são penta-campeões mundiais, têm toda a moral do mundo para dizer o que quiserem sobre quem quiserem quando se fala de futebol, são os actuais campeões mundiais de futebol de praia e também de futsal...são os melhores com a bola nos pés em qualquer superficie que seja...e nós só temos de ficar no nosso lugar e de dizer obrigado pela lição que levámos...aprender com os melhores nunca fez mal a ninguém!!!





Hoje decidi fazer um texto diferente, porque acho que não há muito a dizer sobre este jogo, o brasil fez deste jogo um hino ao futebol...e portugal foi o freguês que lhes calhou!!! 6-2...é um resultado pesado e humilhante e se calhar enganador, portugal não fez nada para marcar 2 golos enquanto que o brasil fez por marcar mais!!! Robinho, káká e luis fabiano...arrasaram com portugal na frente, gilberto silva não deixou respirar deco (um dos piores jogos que lhe vi fazer na selecção portuguesa) maicon fez o que quis pelo seu corredor, elano espalhou classe enquanto esteve em campo...a defesa brasileira, sem ninguém para marcar até aos ultimos 10m...teve uma noite descansada...basta ver que luisão foi titular!!!

Vamos nos deixar de paninhos quentes...este resultado é uma VERGONHA , apesar de ser contra o brasil...uma selecção como a portuguesa não pode dar uma imagem tão fraca como aquela que deu!! E o pior é que se viu que não há sinais de melhoras!!! Pode ainda ser cedo para avaliar o trabalho de queiroz, mas ele tem de deixar de dizer baboseiras e começar a abrir os olhos e deixar de ter medo!!! Só da boca de treinadores portugueses é que eu ouço que a "minha equipa se desagregou depois de marcar um golo (aos 4minutos?!?!?!?! então estiveram 4m agregados não?!!?)...mas a que eu gosto mais é quando os treinadores lusos disparam aquele clássico que é, e passo a citar:"jogar contra 10...é sempre mais dificil!!!"!!! (não foi o caso deste jogo, mas não a poderia deixar passar)!!! Em mais nenhum país se ouvem estas, estas...parvoíces!!



Eu não quero estar a bater mais no ceguinho, mas não me deixam alternativas...já o disse e vou voltar a repetir...bruno alves não tem ponta como jogador de futebol...quanto mais numa selecção (a titular!!!!) como a portuguesa. Queiroz disse a paulo ferreira para jogar aonde, em que posição...lateral esquerdo!??! Visto o jogo ninguém diria...é do conhecimento geral que o lateral deve fechar junto aos centrais...mas fazer isso o jogo todo e nunca aparecer no seu flanco é retundar no que se viu...4 golos pelo seu lado...irreal!!! Queiroz tem de perceber outra coisa...o manchester united não é a selecção nacional...ronaldo nunca na vida pode jogar a ponta de lança. Se ele já na sua posição natural quando actua de quinas ao peito tem 3 e 4 jogadores em cima dele...que dizer mais perto da área e de costas para a baliza...acho que é básico!!!Pepe, pior jogo que fez...desde que é português, há dias assim!!! Quanto ao resto...se estiveram no brasil...eu não os vi!!!

NOTA: não é para aqui chamado...mas D10S...entrou a ganhar!!!


terça-feira, 18 de novembro de 2008

EU SOU ATEU...MAS DEUS EXISTE!!!


Pode parecer um pouco contraditório este titulo mas é a verdade!! Eu sou ateu, mas tenho uma grande vantagem em relação aos seguidores de outras religiões...é que eu já vi o meu DEUS!!!Para quem não acredita em deus como eu...só pode estar errado...é que eu vi MARADONA dentro de um campo de futebol com uma bola nos pés, por isso, é óbvio que deus só pode existir...vestido com tiras brancas e azul celeste, mas existe!!! Para muitos milhoes por esse mundo fora, como para a totalidade dos 39 milhoes de argentinos, como para mim...existe um deus...e ele chama-se diego armando MARADONA!!! Para quem não sabe (e não é brincadeira nenhuma) existe uma igreja na argentina chamada igreja maradoniana, com milhões de seguidores, qual i.u.r.d qual quê!!!! Tendo também os seus dias santos...dos quais se destacam o dia 30 de outubro (nascimento do nosso deus) e o dia em que maradona arrasou os ingleses no mexico 86!!!

Isto vem a propósito das duvidas e criticas que têm chovido desde que se soube que diego iria treinar a selecção alviceleste!!! Dizem que maradona nunca treinou ninguém, pois não...mas isso agora é o que há mais e por algum lado tem de se começar!! Há um certo senhor que antes de treinar o benfica nunca tinha treinado ninguém...e agora, 7 ou 8 anos depois é o melhor do mundo!!! Jurgen klinsman, antes de levar a selecção alemã ao 3º lugar do mundial 2006, também não se lhe conhece trabalhos anteriores...van basten foi directo á selecção holandesa...tal como dunga...que 2 anos depois ainda se aguenta na canarinha!!!!Não compreendo este cepticismo perante o trabalho de diego, sem se dar ao menos o beneficio da duvida!!!

Como é óbvio não vou dizer que tudo será um mar de rosas e que os argentinos serão os proximos campeões mundiais, mas nem tudo será assim tão mau...por várias razões!!! Logo a qualidade indiscutivel dos jogadores argentinos e depois a presença de maradona no banco!!!Estou em querer que isso funcionará mais como um grande factor de motivação do que de inibição!! Imaginem se fossem jogadores e ao entrarem para dentro de campo, tivessem um simples treinador ou deus por trás de voçês!??! O que prefeririam!??! É claro que para apoiar esta minha opinião (sim, porque não passa de uma mera opinião pessoal), não me escudo só na presença de maradona no banco e no factor motivacional!!! Apesar de não saber como el pibe pensa o jogo como treinador, o que ele tem dito e o que disse sobre jogadores e sobre o futebol em geral depois de o abandonar não me poderia deixar mais contente...porque quer queiramos quer não, maior parte das coisas que maradona disse ao longo da sua vida, poderão se considerar polémicas (desde o vaticano, a cuba, como a questoes de futebol que é o que nos interessa), mas muitas delas também vieram a confirmar que ele tinha razão!!! Ao contrario de pelé que nunca dá uma para a caixa, que nunca acerta nos seus vaticinios, muitas vezes dizendo só o óbvio e mesmo assim falhando...el diez, pelo contrario raramente falhou os seus...o que me leva a pensar que não poderá ser só por ele ser o deus do futebol...ele percebe mesmo de bola!!!

Maradona já disse que na sua selecção,será...javier mascherano e mais 10!!! Um trinco e mais 10?!?! Estranho...?!?! No futebol actual os jogos resolvem-se no meio campo, terá sido uma frase ao acaso!??! Jorge valdano, um dos actuais melhores comentadores no futebol mundial...do futebol emotivo e com paixão...dos homens mais previligiados á face da terra já que ele estava a poucos metros de maradona, quando este protagonizou o maior momento desde que existe o futebol no mexico 86...disse que, mascherano é actualmente o melhor trinco mundial...que um treinador com ele na sua equipa pode dormir descansado!!!!Pode se considerar suspeito porque tanto valdano como maradona são argentinos a falar de...outro argentino, mas poderemos duvidar assim tanto do que eles dizem!??! E mais, diego já disse que riquelme será o seu 10 e que lionel messi pode...fazer o que quiser em campo e onde quiser, desde que se lembre que há uma equipa que joga com ele!! Dúvidas!??! Também nós não diríamos o mesmo se fossemos o selecçionador argentino!??

Maradona não se poderá esquecer que estar num banco como treinador, não é o mesmo que estar no camarote do la bombonera a ver um jogo de futebol, também não se poderá esquecer que nem todos os jogos vão correr bem, nem que muitas vezes gritará para dentro de campo sem que os jogadores o ouçam...mas para isso também existe bilardo, os jogadores argentinos e mais 39 milhoes de pessoas no país das pampas que veneram o seu deus para o ajudar!!!

Não acredito em bruxas, nem em espiritos nem no diabo...mas acredito em deus, ele é canhoto, é argentino e tem 48 anos (tal como a sua igreja 48 d.m.-depois de maradona),responde por vários nomes,el pibe,el pelusa,el diez,d10s...ele é DIEGO ARMANDO MARADONA, o melhor de todos os tempos...o DEUS do futebol...e a ele tudo se pode perdoar!!!!

outra vez...a posição mágica!!!!

No ano passado havia uma "discussão" no futebol português (mais entre os benfiquistas), de onde deveria jogar rui costa...se na sua posição natural de 10, ou se 10 metros mais atrás ao lado do trinco!!! Curioso verificar que a mesma discussão se põe este ano para o substituto que o director desportivo encarnado foi"buscar" para o seu lugar, outro grande 10 de enorme qualidade, um craque que não engana, com futebol da cabeça aos pés, chamado pablo aimar!!!Mas há uma pequena diferença...este ano a dúvida é se el mago deve jogar a 10...ou 10 metros mais á frente...ou seja um 10 á italiana!!! No post que escrevi há uns meses atrás acerca deste assunto, tentei fazer uma pequena viagem mental para me lembrar dos jogadores que ainda são 10 á antiga e que jogam nas equipas e selecçoes mais fortes por esse mundo fora!! Quem se lembra, eu defendo que um 10...deve jogar a 10, principalmente aqueles 10 á antiga, como foi rui costa...e como ainda é...ruan roman riquelme!! Assim de repente, não vislumbro muitos mais!!!
Apesar de defender que pablo aimar deve jogar na sua posição natural, não posso de deixar de concordar que ele pode render (e muito) como 2º ponta de lança, devido ás suas caracteristicas únicas, aliadas á magia que sem duvida também tem como 10!!! Ora vejamos, basta ver um jogo com atenção de pablito que reparamos, sem grandes problemas, que ele lê as jogadas antes dos adversários, dos colegas, dos treinadores, dos adeptos...é uma caracteristica que só os grandes 10 possuem...ver o mundo uns segundos antes de toda a gente. Não sendo um 10 de manter a bola no pé (mas se o quiser fazer, ninguém lhe tira a bola), aimar também é um jogador de primeiro toque impressionante e de desmarcaçoes inteligentes que fazem com que não se pareca com um 10 á antiga...é uma especie de transição de um rui costa ou de um riquelme para um totti ou um alexandro del piero (lá está, os 10 italianos)!!! Para quem gosta de futebol, como eu, independentemente do seu clube do coração, só tem a agradecer e deliciar-se com os momentos(e já foram muitos...alguns brilhantes de tão simples que são) que el mago nos tem proporcionado nos relvados portugueses!!! Dizia joão vieira pinto (o menino de ouro) no domingo desportivo da rtp 1 no outro dia, a comentar o passe de letra de aimar para suazo em guimarães, que em 20 anos de carreira nunca tinha conseguido fazer aquilo...que não era para qualquer um...tens toda a razão joão...não é para qualquer um, só para mágicos como deco, um dos 10 mais completos do mundo, que eu iria sempre buscar para minha equipa (se tivesse dinheiro) se fosse treinador; ou como péle, que nunca vi jogar e que graças a ele o numero 10 se tornou em lenda, sendo a partir daí...que quem usasse o mitico numero, seria o melhor da equipa; ou como zinedine zidane, um dos mais brilhantes 10 que vi jogar, fazia tudo perfeito, com os 2 pés, com a cabeça, com qualquer parte do corpo...ou como o fez,PABLO AIMAR!!!
Diego armando maradona disse em tempos que pablo aimar seria o unico jogador por quem pagaria um bilhete para ver jogar...ele lá sabe...como também foi ele que disse que quem iria ser campeão europeu de 2008 seria a...espanha!!! Pois é, ele lá sabe, são coisas de génios, que nós, simples mortais nunca compreenderemos, são coisas de numeros 10 que vêm e lêem tudo primeiro que os outros...mas como eu li algures, MARADONA, não era um 10, era mais que um numero...era D10S!!!!!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

És Meu love (Izmailov) Helton

Clássico alucinante……Golos, erros dos treinadores, erros dos árbitros, erros de jogadores, e 120 minutos de um jogo jogado em todo o campo.

Grande Sporting nos primeiros 45 minutos, Romagnoli dava apoios aos dois médios interiores criando facilmente desequilíbrios, dando sequencia as transições que Rochemback fazia a partir da posição 6, muito por culpa da falta de pressão Portista e por os seus 3 sectores jogarem com quase 20 metros entre si, assim, o Brasileiro transportava, o Argentino desequilibrava na movimentação sem bola, o os dois médios interiores “carrilhavam” jogo pelos seus corredores. Izmailov parecia que tinha pilhas (e teve durante 120 minutos), mais um grande jogo daquele que á muito aponto como um dos jogadores mais importantes na equipa do Sporting, Moutinho enervava Pedro Emanuel, pois o improvisado lateral não consegui, acompanhar o futebol mais veloz do médio leonino.
Faltava ao Sporting “vacinar”, com golos as oportunidades que criava, e muito curiosamente acabou por o fazer num erro individual de……Pedro Emanuel, que Liedson (quem mais) não desperdiçou!

O Porto navegava num 4*3*3, com as habituais surpresas preparadas por Jesualdo para estes jogos, tirou Rodriguez pôs Mariano, Fucile na lateral direita, e manteve o desastrado e nada rotinado Pedro Emanuel na lateral esquerda (lembrei-me logo da invenção da final da taça, com a colocação do João Paulo, na lateral direita).
E escrevi navegava, por era mesmo isso que a acontecia na equipa Portista, sectores muito distantes, meio campo, sem bola, e sem perceber que não podia jogar á mesma velocidade do Sporting, e que o primeiro passo, para equilibrar o jogo era, pura e simplesmente fazer “posse de bola”, guardar a bola para si, arrefecer o ritmo de jogo, acalmar o jogo. O Porto perdia com a velocidade com que o jogo se estava a disputar. Nem Lucho, nem Meireles, conseguiram passar essa mensagem aos seus colegas da frente, que perdiam rapidamente a bola, e davam ao Sporting de carregar sucessivamente sobre a defensiva Portista, que se via sem grande apoio de meio campo e ataque.

Sem surpresa o Sporting vencia ao intervalo, e Helton era a figura do jogo por parte do Porto, Pedro Emanuel o elo mais Fraco e Bruno Alves mostrava sinais de muito nervosismo!

Já aqui escrevi quando escrevi um post dedicado á “crise” futebolística Portista, que acho Tomás Costa um jogador muito interessante. E foi esse menino parecido com os Elfos (figuras cinematográficas dos filmes “senhores dos Anéis), que em Jesualdo lançou ao intervalo para o lugar do apagado Mariano Gonzales. O Porto mudou para 4*4*2, equilibrou o combate a meio campo, e consegui começar a conquistar o espaço entre linhas, situado entre os dois centrais e Rochemback, através das movimentações ora de Lucho, ora do Próprio Tomás Costa , ora com a descida de um dos Avançados (Lisandro e Hulk). O Sporting ainda teve hipóteses de fazer o 2-0, mas Helton estava sempre no sitio certo.

Muito se esta a falar, da possibilidade ou não de Rochemback parar Hulk em falta, a meio do meio campo Portista no lance do golo! Pessoalmente parece-me que não, no momento em que Rochemback supostamente o poderia ter feito, Hulk mudou de velocidade, e depois era um a velocidade de 500cc e outro a menos de 125 cc, quando Fábio lá chegou, já o verde azul e branco esta a atirar um míssil á baliza de Patrício.

Depois vieram as expulsões, primeiro Caneira, passarinho no lance da expulsão, jogador com amarelo não se pode envolver em confusões tão mesquinhas como aquela que se originou após a queda de Hulk na área. Depois Pedro Emanuel, CULPA de Jesulado que o deveria ter substituído logo depois de Caneira, e toda a gente (menos os técnicos Portista) viram logo que Pedro Emanuel iria a seguir, pois não parava os médios leoninos sem ser em falta.
Prolongamento, as equipas mais fechadas, alguns jogadores a darem sinais de fraqueza física, o jogo na mesma toada, com que se jogou após o golo Portista, e só Izmailov tentava fazer alguma coisa para não levar o Sporting aos penaltys, Hulk tentava fazer o mesmo no lado Portista e acabou expulso por simulação de grande penalidade.

Helton foi o melhor portista, e nos penaltys, defendeu dois, mérito dele. Os grandes jogadores são assim, quando põe em causa o seu valor, gostam de responderá altura. Ou há duvidas que Helton é um grande guarda redes? “se duvidas houvessem elas foram dissipadas”


sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Preferes jogar de inicio ou entrar para resolver?

Conversa de Ancelotti no balneário com Ronaldinho Gaúcho antes do AC Milan – SC Braga

Ancelotti - Ronaldinho preferes jogar de inicio ou entrares no fim caso isto esteja a correr mal?

Ronaldinho – É contra quem Mister…?

Ancelotti - Um tal de Braga de Portugal…..

Ronaldinho – Mister a noite de ontem foi dura, as meninas não me largavam…..se calhar é melhor ficar a descansar….as “loiras” de ontem deixaram-me de rastos…..

Segunda parte do jogo…

Ancelotti - Ronaldinho, acorda….

Ronaldinho – Golo….loiras

Ancelotti – Não Ronaldinho não foi, golo e “loiras” só na bancada…isto está mau, o Emerson tá pior que tu, e vou tira-lo….faz um esforço e poupa-me á humilhação de empatar em casa com estes gaijos, que mal sei dizer o nome….

Ronaldinho – Um “cara” não pode estar a dormir descansado……


Isto é apenas uma brincadeira, brilhante exibição do Braga, destruída pelo génio de um craque que pode estar a recuperar, da crise que o afectou…..ganha o futebol, infelizmente perdeu o Braga!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Por falar em Aimar.... Escrevi uma musica para ele ! Pode ser que pegue :)


ao som de




Pablo aimar
Pablo aimar
Pablo aimar
Pablo aimar
Pablo aimar
Pablo aimar
Pablo aimar
Pablo aimar

Os rivais temem
Quando é titular
Faz várias Fintas
Até marcar
Ninguem o para
Nem vai parar
O nosso 10
Pablo aimar


Pablo aimar
Pablo aimar
Pablo aimar
Pablo aimar
Pablo aimar
Pablo aimar
Pablo aimar
Pablo aimar

Aimar, Engano ou mania...?

Valencia vs Levante



Guimarães vs Benfica

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Liedson e as voltas que a vida dá....!

A vida é engraçada, por nunca sabermos o dia de amanhã! Um dia somos uma coisa, no outro podemos ser melhores ou piores, estarmos mais realizados ou não, por vezes sorrimos, outras não!

Não acredito que Liedson tivesse tido uma infância fácil, acredito que tenha que ter lutado por comida, por um brinquedo, por uma bola.
Ao vê-lo jogar, acredito que ainda esta a lutar, que ainda se recorde dos tempos passados a trabalhar num supermercado qualquer, na Bahia onde nasceu.

Garra, vontade, decisão, astúcia, frieza, Finalização, golo! Tudo isto é Liedson!
As vezes pergunto aos Sportinguistas, se se lembram da entrada do 31 no Sporting? (chegou em 2003).
Após muito pensarem, quase todos respondem que não!
A sua chegada foi silenciosa, sem holofotes, com muita desconfiança pelas carradas de jogadores da terra de Vera Cruz, de qualidade duvidosa, que chegam á tuga!
Um golo aqui, outro golo ali, golo ali, golo ali, golo ali, e quando os sportinguistas deram por ele, já o “levezinha” era um jogador decisivo!

Vitoria do Sporting é quase sempre sinónimo de golos de Liedson, móvel, assututo, rápido, brigão, matador! Assim é Liedson! Seja-se ou não adepto leonino, é impossível não reconhecer o valor do “Levezinho”! A vida dá voltas, por isso é engraçada!