quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Equipas B, o retomar do que não deveria ter sido encerrado


Para a época 2012/2013, as equipas B dos chamados 3 grandes vão ressurgir (Braga e Guimarães também)! É o retomar de projectos postos na gaveta á uns anos atrás, depois de poucas épocas de experiencia! Normal em Portugal onde existe a obrigatoriedade de os projectos darem resultados no dia seguinte a serem implementados! O único clube que o manteve, foi o Marítimo, com resultados positivos principalmente para a sua equipa principal e posteriormente para as suas finanças (Pepe, Djalma,)
Numa altura em que tanto se fala do futebol de formação e em que a sustentabilidade dos clubes está na detecção e posterior transferência de potenciais talentos, pergunta-se com é que Benfica, Porto e Sporting irão orientar os seus projectos Equipa B. Como e por quem será feita a ligação com a estrutura do plantel principal, que perfil terá o técnico, que metodologia de treino seguir, deverá, poderá e será o sistema de jogo igual, que perfil de jogador terão os jogadores a integrar? Estas são apenas algumas das questões que deverão estar em cima das mesas de quem prepara o ressurgimento deste tipo de equipas!
Mas para mim a grande questão é a que provavelmente não entra no dossiê dos GRANDES SENHORES do futebol nacional, e não, não vou falar de viabilidade sustentabilidade financeira, essa questão nem a vou aqui colocar, até porque foi um dos factores apontados para o anterior fracasso das equipas b. Prende-se simplesmente com o factor tempo! Quanto tempo durará estes projectos ou por outro lado, darão os clubes tempo (anos) suficientes para que possam colher efectivamente frutos dos seus projectos!? A história recente diz-me que não! Será desta vez diferente!? Pensar que o projecto La Mansia teve 20 anos para dar anos de ouro ao Barcelona, deixa-me logo desconfiado sabendo da impaciência normal do adepto português que leva por arrasto os seus dirigentes.
Quero finalizar este texto com um ponto para mim poderá ser uma das chaves do sucesso ou não destes projectos, prende com a constituição dos planteis, sabendo-se que a 2ª liga é um campeonato intenso onde os jovens jogadores irão competir maioritariamente com jogadores mais experientes, e sabendo-se que muito dificilmente aprenderão ou evoluirão uns com os outros, até que ponto não fará sentido ter no plantel (sempre reduzido) 3 ou 4 elementos mais velhos (possivelmente em fim de carreira) que possam transmitir em campos, aos mais novos o seus saber futebolístico e porque não humano! Dou um exemplo prático, João Tomás, porque não terminar a carreira a vestir a camisola de um grande (ainda que equipa B) ajudando de forma participativa no aparecimento de jovens promessas! Estou certo que muita da evolução de Nelson Oliveira prendeu-se também com os largos meses que passou ao lado daquele que para mim foi o melhor ponta de lança Português da última década.

Nenhum comentário: