sábado, 11 de fevereiro de 2012

Jogadores loucos ou loucos jogadores



A poucos dias, perguntaram a Mario Balotteli se era o jogador mais maluco do futebol actual, naturalmente Mario sorriu e respondeu que não, que Ibrahimovic e Cassano são mais malucos que ele!A pergunta impõem-se então, qual o mais louco jogador do futebol mundial na actualidade? Aquele que já não surpreende ninguém, com as suas birras, o mais excêntrico, aquele capaz de irritar os próprios adeptos do clube que representa, mas que depois inventa uma jogada de sonho, uma jogada de louco.Falamos em três…mas há mais…

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Isaias



Ísaias


Todos os clubes têm um ou mais ídolos. Normalmente pelos golos, pelas defesas feitas, pelo número de jogos realizados no mesmo clube! Mas há um homem que é ídolo de um clube não só pelo número de golos, não só pelo número de jogos! É ídolo pela quantidade de vezes que rematava á baliza e a bola ia parar ao 3º anel do estádio....Isaías veio para Portugal para jogar no Rio Ave, corria a époc...a de 87/88, no ano seguinte Boavista e por lá se manteve até á época de 90/91 época em que se mudou-se para a Luz. Jogador com muita forca a alguma técnica, não era nem médio, nem avançado, mas também não era ala, era Isaías e jogava onde o treinador pretendesse do meio do campo para a frente! Cedo Isaías começou a celebrizar os seus pontapés de fora da área, que grande parte das vezes nos jogos, iam parar bem distantes da baliza, e o velho 3º anel do antigo estádio da Luz soltava a sua assobiadela, mas Isaías assobiava também ele mas para o lado e continuava a tentar, e já quando o estádio entrava em desespero, o 8 ou 11 encarnado (era os números que mais usava) em mais um pontapé para contrariar o destino, batia finalmente o guarda-redes contrário, e quantos deste pontapés deram vitórias encarnadas. De todos os jogadores que vi e que me lembro, foi talvez o que mais pontapés fez a baliza, e é quase de certeza aquele com pior média de eficácia,Mas é também o único que me lembro ter-se tornado ídolo, porque muitos pontapés que deu no destino resultavam em vitórias.....Ísaias, saiu para Inglaterra mas voltou a Portugal, para um clube de menor dimensão (Campomaiorense), mas ficará sempre ligado ao Benfica e ao seu 3º anel…..

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sporting, da pura ilusão ao jogo do ano






Alvalade vive por estes dias, minutos, horas de instabilidade! Poucas vitórias, casos de indisciplina, dificuldades financeiras, nervos! É este o momento actual do Sporting (o bom momento passado, foi pura ilusão), quando joga esta noite o seu jogo do ano, jogando por dois resultados, a obvia vitória e um empate a mais de 3 golos! Impossível? Não! Difícil? Sim, para mais jogando na casa do sempre difícil Nacional. Domingos parece-me cada vez mais um homem só! A estrutura directiva que apareceu na serie de vitorias, desapareceu, deixando a descoberto todo um plantel e mais ainda aquele que o orienta. Falta coragem aos dirigentes verde brancos. Á distância parecem-me ratos a fugir de um navio que se afunda! Penso que esta é a primeira vez que escrevemos sobre algo que não o próprio jogo jogado, mas parece-nos pertinente abrir uma excepção.
Domingos continua a lutar contra algumas lesões importantes, insegurança colectiva defensiva, instabilidade emocional dos jogadores e alguma falta de qualidade. Alguns treinadores demoraram a perceber as fragilidades do Sporting, após essa descoberta, foi dado o primeiro passo para se conseguir um bom resultado frente aos leões.
A Choupana é um campo difícil, e jogar o jogo do ano (não acredito no sucesso verde branco na Liga Europa) naquele terreno não vai ser tarefa fácil. Quem for utilizado esta noite, deve entrar com a verdadeira noção da importância do jogo, para a época desportiva Leonina!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Naturalmente....Lucho

Há jogadores assim, que conseguem fazer o dificil parecer tão natural


FC Porto 1-0 Vitória de Setúbal

Tugagolo | Myspace Video

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Equipas B, o retomar do que não deveria ter sido encerrado


Para a época 2012/2013, as equipas B dos chamados 3 grandes vão ressurgir (Braga e Guimarães também)! É o retomar de projectos postos na gaveta á uns anos atrás, depois de poucas épocas de experiencia! Normal em Portugal onde existe a obrigatoriedade de os projectos darem resultados no dia seguinte a serem implementados! O único clube que o manteve, foi o Marítimo, com resultados positivos principalmente para a sua equipa principal e posteriormente para as suas finanças (Pepe, Djalma,)
Numa altura em que tanto se fala do futebol de formação e em que a sustentabilidade dos clubes está na detecção e posterior transferência de potenciais talentos, pergunta-se com é que Benfica, Porto e Sporting irão orientar os seus projectos Equipa B. Como e por quem será feita a ligação com a estrutura do plantel principal, que perfil terá o técnico, que metodologia de treino seguir, deverá, poderá e será o sistema de jogo igual, que perfil de jogador terão os jogadores a integrar? Estas são apenas algumas das questões que deverão estar em cima das mesas de quem prepara o ressurgimento deste tipo de equipas!
Mas para mim a grande questão é a que provavelmente não entra no dossiê dos GRANDES SENHORES do futebol nacional, e não, não vou falar de viabilidade sustentabilidade financeira, essa questão nem a vou aqui colocar, até porque foi um dos factores apontados para o anterior fracasso das equipas b. Prende-se simplesmente com o factor tempo! Quanto tempo durará estes projectos ou por outro lado, darão os clubes tempo (anos) suficientes para que possam colher efectivamente frutos dos seus projectos!? A história recente diz-me que não! Será desta vez diferente!? Pensar que o projecto La Mansia teve 20 anos para dar anos de ouro ao Barcelona, deixa-me logo desconfiado sabendo da impaciência normal do adepto português que leva por arrasto os seus dirigentes.
Quero finalizar este texto com um ponto para mim poderá ser uma das chaves do sucesso ou não destes projectos, prende com a constituição dos planteis, sabendo-se que a 2ª liga é um campeonato intenso onde os jovens jogadores irão competir maioritariamente com jogadores mais experientes, e sabendo-se que muito dificilmente aprenderão ou evoluirão uns com os outros, até que ponto não fará sentido ter no plantel (sempre reduzido) 3 ou 4 elementos mais velhos (possivelmente em fim de carreira) que possam transmitir em campos, aos mais novos o seus saber futebolístico e porque não humano! Dou um exemplo prático, João Tomás, porque não terminar a carreira a vestir a camisola de um grande (ainda que equipa B) ajudando de forma participativa no aparecimento de jovens promessas! Estou certo que muita da evolução de Nelson Oliveira prendeu-se também com os largos meses que passou ao lado daquele que para mim foi o melhor ponta de lança Português da última década.

Can 2012

com ferro mata



com ferro morre

Jogo de sonho, jogadores de sonho, Inter e Palermo Milito e Miccoli


Inter Milan 4-4 Palermo por goalsarena2012-2