segunda-feira, 9 de junho de 2008

Portugal vs Turquia

Portugal entrou com o pé direito neste europeu, jogo globalmente bem conseguido, deixando de lado a Ronaldo dependência.
Sem ser uma exibição brilhante, o jogo de Portugal foi sempre no sentido de controlar a Turquia, e expor em campo a nossa melhor qualidade técnica ao serviço do colectivo, não se viram muitas cavalgadas alucinadas de Ronaldo, o que ajudou a melhor o jogo “Tuga”.
Em minha opinião não começamos bem, João Moutinho estava um pouco escondido ou sem muita bola, o que dificultava a transição defesa ataque, sendo que a opção era invariavelmente solicitar os avançados pelo ar. Esta situação manteve até cerca dos 20/25 minutos de jogo, altura em que Moutinho e Petit acertaram nas transições e a bola começou a chegar limpa quer aos avançados quer a Deco, e com a bola no solo começamos a criar espaços no meio campo Turco. Ao intervalo o nulo começava a suar a escasso.
O Inicio da segunda parte reforçou mais ainda as tendências, do final da primeira, mais posse e melhor circulação de bola dos “Tugas”, e o natural 1-0 por Pepe.
O jogo continuou no mesmo tom, poderíamos ter feito 2-0 por diversas vezes, até que vi, (finalmente) Scolari fazer uma boa substituição, tirar Nuno Gomes, apesar deste estar a fazer uma excelente partida, faltando-lhe o golo que merecia, e pôr Nani numa das alas, passando Cristiano Ronaldo a ser o ponta de lança e Simão o extremo do lado contrario ao de Nani.
A selecção passou a apostar ainda mais em transições rápidas no espaço que a lenta defesa Turca concedia nas suas costas, foi assim que a finalizar o jogo, o entrado Raul Meireles matou o jogo após uma transição rápida de Ronaldo e simulação de Moutinho.

Apesar de tudo que apenas e só focar um aspecto que pode vir a ser importante, o facto de pouco ou nada Paulo Ferreira não ter subido no terreno para apoiar o extremo do seu lado. Sabemos que Bosingwa tem mais essa aptidão e que se um lateral vai o tem que ficar mais contido, sabemos também que Paulo é uma adaptação á esquerda, mas numa outra fase da competição iremos precisar de um pouco mais de Paulo Ferreira em termos ofensivos do que aquilo que tivemos este jogo.

Palavra para a dupla de centrais Ricardo Carvalho e Pepe (bom golo), Moutinho depois de ter entrado no jogo foi dos melhores, e Nuno Gomes, belo jogo do avançado do Benfica, apesar de continuar a pecar na hora do golo!

Outra nota, a selecção, caso não tenham reparado acabou a jogar num losango, com Meira no vértice defensivo, Raul Meireles e Petit no vértices laterais e Moutinho no ofensivo. Será esse o Plano B de Scolari? Poderá ser, mas nunca com a totalidade dos elementos que o compuseram e terminaram o jogo!
Depois desta vitória, maior é a obrigatoriedade de passar a fase de grupos.

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=307910




Nenhum comentário: