segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Lucas Leiva


Vi este “miúdo” pela primeira vez ainda com 19 anos, no Grémio de Porto Algre, onde foi o jogador revelação do Brasileirão. Para a idade já mostrava uma maturidade de jogo, um pouco acima do normal.
Rafa Benitez decidiu, leva-lo para Anfiel, onde na altura já existiam, Marcherano, Gerrard, Xavi Alonso e Sissoko que entretanto foi para a Juventus! Pelos nomes que habitualmente compunham o meio campodos “Reds” Lucas Leiva, passou maior parte do seu primeiro ano em Liverpool, quase sem jogar, o que para si, um jovem habituado a ser sempre titular, não deve ter sido fácil em termos motivacionais e em termos de confiança.
Este ano Benitez tem concedido mais minutos a Lucas, e ao ve-lo, vejo agora um melhor jogador do que era nos tempos do Grémio, essencialmente porque manteve intacto o sentido posicional que sempre demonstrou, melhorou em muito a sua capacidade de passes de rotura, passes para desmarcar os companheiros, deixando de jogar constantemente a 4, 5 metros como fazia.
Aos 21 anos é ainda um jogador em aprendizagem, e aprender com Xavi Alonso ou Gerrard não é para todos, mas vejo-o num futuro próximo como uma peça muito importante na equipa do Liverpool.

Nenhum comentário: