segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Lucas Leiva


Vi este “miúdo” pela primeira vez ainda com 19 anos, no Grémio de Porto Algre, onde foi o jogador revelação do Brasileirão. Para a idade já mostrava uma maturidade de jogo, um pouco acima do normal.
Rafa Benitez decidiu, leva-lo para Anfiel, onde na altura já existiam, Marcherano, Gerrard, Xavi Alonso e Sissoko que entretanto foi para a Juventus! Pelos nomes que habitualmente compunham o meio campodos “Reds” Lucas Leiva, passou maior parte do seu primeiro ano em Liverpool, quase sem jogar, o que para si, um jovem habituado a ser sempre titular, não deve ter sido fácil em termos motivacionais e em termos de confiança.
Este ano Benitez tem concedido mais minutos a Lucas, e ao ve-lo, vejo agora um melhor jogador do que era nos tempos do Grémio, essencialmente porque manteve intacto o sentido posicional que sempre demonstrou, melhorou em muito a sua capacidade de passes de rotura, passes para desmarcar os companheiros, deixando de jogar constantemente a 4, 5 metros como fazia.
Aos 21 anos é ainda um jogador em aprendizagem, e aprender com Xavi Alonso ou Gerrard não é para todos, mas vejo-o num futuro próximo como uma peça muito importante na equipa do Liverpool.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Vegas - A minha equipa de 2008

Um regresso saudoso a este blog! Ja há muito tempo que não vinha ao blog quer por falta de tempo e tambem por algum esquecimento! Mas desde já vou contribuir com a minha equipa ideal de 2008, claro que nao vai agradar a toda gente mas é aquilo que eu acho ser a equipa mas justa, embora com algumas supressas! Na baliza um desconhecido para muita gente de seu nome ROBERT GREEN guarda redes do WEST HAM, um talento escondido descoberto por Fábio Capelo na first divison onde alinhava no Norwich! Na direita só podia ser a MAICON há muito empo que nao via um lateral a fazer o corredor de uma forma tao fantastica como ele o faz! Na esquerda EVRA um jogador muito regular que nao sabe jogar mal, DUPLA de CENTRAIS aposto nesses dois muros que moram para os lados de MANCHESTER, fortissimos no jogo aéreo e com RIO FERDINAND a ser um verdadeiro patrão e VIDIC a fazer o trabalho "sujo"de um central!No meio campo os eleitos sao os motores do BARCELONA ou seja XAVI E INIESTA são uma autentica máquina de jogar bom futebol e nao esquecer são dois produtos da cantera! A extremo direito CRISTIANO RONALDO e nao é preciso o dizer porque! A extremo esquerdo o novo astro argentino e para mim o melhor jogado do mundo da actualidade! A médio ofensivo ARSHAVIN um numero dez a antiga onde sai magia cada vez que a bola sai dos seus pés!Fica a faltar o grande abono de José Mourinho o "gigante"sueco IBRAHIMOVIC é capaz de golos impossiveis e muito trabalhador o que desgata uma defesa! Eis a minha equipa um abraço e até ao próximo post

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

dois golos para mostrar aos mais pequenos

Gosto de pegar nos bons e maus exemplos, para explicar aos mais pequenos, o que devem e não devem fazer. Desta vez deixo dois movimentos, que por acaso foram no mesmo jogo (arsenal vs Liverpool) V Piersie e R Keane foram os protagonistas. No primeiro, técnica de rececção de bola (factor muito importante), velocidade de raciocinio e de execução, sentido de baliza, utilização de ambos os pés.



No segundo, velocidade, friesa, técnica de remate (correcto posicinamento corporal e força).

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

a minha equipa 2008


Esta a findar o ano civil de 2008, altura para pensarmos qual o melhor 11 deste ano. Cada um terá o seu, por este ou aquele motivo.

Aqui fica aquele que para mim terá sido o melhor 11 deste ano, posicionando em 4*3*3.

Na baliza Casillas, foi campeão europeu de selecções e ganhou o titulo nacional pelo Real Madrid, em ambos foi sem sombras de duvidas muito mas muito importante:

Na defesa e na lateral direita Maicon, pela revelação que foi para mim, depois de o ter observado bem, percebo porque é dono e senhor da lateral direita de uma equipa como o Inter e ter sentado Daniel Alves (em condições normais a minha 1ª opção, para o lugar) no banco da Canarinha. Na lateral contrária Evra, foi para mim o lateral esquerdo que mais se destacou, principalmente pelo que fez no Manchester United, uma grande época deste pequeno lateral francês. Na zona central da defesa Nemanja Vidic foi para mim a grande revelação da posição, não o conhecia a fundo, mas a titularidade no Manchester deu-lhe a visibilidade a nível mundial, um guerreiro, que não se amedrontar com o nome dos adversários. Para a outra vaga de central Rio Ferdinand é para mim o eleito, patrão do sector defensivo da equipa que venceu a liga dos campeões.

No meio campo, opto por Xavi e Iniesta, os gémeos siameses do meio campo do Barcelona e da selecção Espanhola campeão da europa, fizeram ambos um excelente ano de 2008, apesar de Iniesta estar agora lesionado. Seria injusto colocar aqui apenas um deles, por isso, e por achar que apenas Gerrard poderia pôr em causa este duo, decidi-me por eleger os dois, para o meu 11 ideal de 2008. A sua frente, para a posição 10, elejo, Arshavin, estrela maior do Zenit e da selecção Russa, este médio criativo levou a sua equipa a uma fantástica vitória na Taça UEFA e guiou a sua selecção até ás meias finais do campeonato de Europa. Palavra também para Sneijdder, Grande época em Madrid e muito bom campeonato europeu.

No ataque, na esquerda do mesmo, o lugar só poderia ser de Messi, (vale a pena explicar porquê), mesmo só ganhando o torneio Olímpico de Futebol, é um regalo ver este Argentino jogar. E na direita Cristiano Ronaldo, o mais de 40 golos no ano, A bola de ouro, a bota de ouro e o futuro anuncio como melhor jogador do ano 2008, são só os motivos. Na Frente de ataque, muito seriam os candidatos Fernando Torres, Aguero, Berbatov, Nisterooy , mas Zlatan Ibrahimovic, encheu-me as medidas ao longo deste ano de 2008, principal responsável pelo titulo nacional do Inter, e elemento que dá alguma criatividade do frio e monocórdico futebol sueco.


Ibrahimovic

Que mais nos pode reservar este talento??? Aos 27 anos encontrou o equilibrio entre a fantasia e a utilidade do e para o colectivo! que momento este no ultimo Lazio 0 - inter 3. um simples passe, que revela tudo o que este jogador têm!