quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Memórias - Ruud Gullit

No meu ultimo post, falei levemente, da importância, para o futebol em geral de KaKa permanecer no AC Milan.
Quase sempre que falo ou escrevo sobre Kaka, lembro que um jogador muito próximo do seu estilo, que também brilhou com a camisola “rossonera”.
Berlusconi tinha assumido recentemente o controlo do clube, e para fazer frente ao poderio desportivo da Juventus, contratou o famoso trio de Holandeses, que ficará sempre ligado aos títulos do clube do final da década de 80 inicio da década de 90. Marco Van Basten, Frank Rijkaard e o jogador que vos quero recordar hoje….Rudd Gullit.

Começou na Holanda no Haalen onde esteve 3 épocas, passou pelo Feyenoord, outras 3 épocas e mais 2 mo PSV de onde rumou para 6 épocas e meia, no colosso Milan onde conquistou o mundo, em Itália passou pela Sampdória meia época antes de rumar para o Chelsea onde esteve 3 anos e terminou a carreira como jogador e passou a treinador.
Em 1987 foi bola de ouro da France Football e no ano seguinte 2º classificado, juntado ainda duas distinções como melhor futebolista do mundo 1987 e 1989.
Ganhou titulos pelos clubes e pela sua selecção, Holanda
Gullit era para além de um médio ofensivo, um atleta, um jogador com uma estampa física impressionante, com 1,91 de altura e 88 kg de peso. Aliava, técnica, força, velocidade, jogo de cabeça, visão de jogo, criatividade e qualidade de finalização.
Gullit alimentava os seus avançados, Gullit finalizava como um avançado, Gullit criava como os melhores criativos. Para os mais jovens que não tiveram oportunidade de ver este médio jogar, penso que ao afirmar que terá sido o Kaka da sua altura, seja a forma que melhor possa descrever o seu jogo, é sem duvida (em minha opinião), o jogador actual que mais parecido com este “Tulipa negra”, apesar de Kaka ser mais franzino, e utilizar menos a força física.
Gullit marcou uma geração, quem o viu, não esqueceu.


Nenhum comentário: