segunda-feira, 2 de março de 2009

Porto vs Sporting...Errar e persistir no erro

Mau, muito mau o último clássico deste campeonato. Melhor resultado e exibição do Sporting, que acabou por conseguir um resultado que o deixa ainda com muitas esperanças em relação ao titulo.

Sem Fucile e Sapunaru, dois laterais direitos, Jesualdo optou por colocar na posição Pedro Emanuel, central adaptado, o que se compreenderia se á sua frente joga-se um homem capaz de dar profundidade ofensiva ao jogo do Porto pelo corredor direito. Compreenderia se esta decisão fosse é esquerda, porque Cristian Rodriguez consegue muitas vezes sem o apoio do lateral esticar o jogo pelas alas, mas pela direita isso já não acontece, porque Lisandro procurou sempre zonas mais interiores e Lucho não é nem nunca há-de ser um ala. Erro táctico que Jesualdo nunca desfez, mesmo quando Cissokho se lesionou e passou Pedro Emanuel para a esquerdo da defesa, Jesulado preferiu Tomás Costa a Mariano, talvez porque não lhe interessou, Mariano estava no banco e já foi utilizado naquele mesmo lugar. O certo é que com isso obrigou, a equipa a virar constantemente á esquerda, tornando o seu futebol previsível e facilmente anulado.

Bento leu bem o onze do Porto e percebeu facilmente isso mesmo, que teria unicamente que se preocupar com o corredor esquerdo portista, assim, jogou com Pedro Silva a lateral direito, e Pereirinha no seu apoio directo.
Rodriguez e Cissokho bem tentaram, mas aqueles que mais directamente deveriam dar-lhes apoio nas triangulações, raramente se movimentavam para isso mesmo, Raul Meireles, muito preso á sua posição defensiva, e Hulk não saia da marcação para dar apoio, ou quando saia era para receber passes frontais do seu meio campo.

O Sporting acabou por ter um jogo tranquilo, porque perante esta passividade atacante Portista, soube controlar os espaços, soube controlar os apoios defensivos, nunca deixou os seus laterais (principalmente Pedro Silva) sem protecção, Moutinho e Izmailov nunca deixaram Rochemback abandonado no miolo Leonino.
Para além disso Izmailov (grande jogo, não entendi a sua substituição) com espaço para jogar pelo posicionamento recuado de….Pedro Emanuel, vinha atrás buscar jogo e carrilhava o jogo ofensivo da equipa por ali.
Num jogo quase sempre mal jogado, o Sporting acabou por ter as melhores e mais claras oportunidades de golo, e teve sempre o Porto controlado e bem amarrado…graças á persistência táctica de Jesualdo.


Nenhum comentário: