terça-feira, 24 de novembro de 2009

Derby decisivo para os leões....

Sporting Benfica….ou o maior derby de Portugal

Escaldante!! Mais uma vez escaldante, é como se apresenta mais uma vez o maior derby da cidade de Lisboa.
Que importa se o Sporting, jogando em casa se apresenta a 11 pontos dos seus maiores rivais, que importa que nas vésperas do jogo em casa do rival, as águias tenham caído no seu terreno ante o vitória Vimaranense, que importa que os Leões sejam 8º e águias 2ª. Derby é derby. E derby é jogo de resultado imprevisível.

Carvalhal, mostrou logo no seu jogo de estreia, que o seu Sporting, andará mais próximo de um 4*3*3 do que o tão famoso losango de Paulo Bento.
Contra os Pescadores, inicialmente Vukcevic e Pereirinha, tentaram ser os homens que davam largura, jogando como extremos, a pergunta que coloco é se com esta opção, não estaria já Carvalhal a preparar o jogo contra o rival, visto ser certo e sabido que todas as transições ofensivas encarnadas são principalmente iniciadas pelos laterais.

Se Miguel Veloso inicialmente manteve a sua posição na frente da defesa, deparou-se com um duplo pivot ofensivo, Moutinho e Matias Fernandez, nas alas como já referi, Vukcevic preocupava-se em dar largura e profundidade ao jogo, e também jogar mais próximo de Liedson, Pereirinha fechava mais interiormente a defender, dando mais apoio ao meio campo. Acredito que com uma ou outra diferença a equipa leonina andará perto da que jogo diante dos Pescadores da Costa da Caparica, talvez Grimi seja aquele que tenha o lugar mais em risco, e é aqui que se coloca a maior duvida de Carvalhal, manter Grimi ou mesmo André Marques na esquerda pode ser um risco, perante o futebol de tabelas rápidas de Ramires, solução seria lá colocar Miguel Veloso. Mas para Veloso jogar na lateral esquerda, coloca-se a questão se já terá Adrien Silva maturidade suficiente para parar o futebol de Aimar e a busca constante de Saviola do espaço entre as linhas defensivas e de médios? Problema para Carvalhal solucionar. Tonel dará o lugar ao regressado Carriço, voltará a dupla que mais jogos tem em conjunto, Liedson que costuma marcar ao Benfica também é certo no 11, assim como Patrício, Abel, Moutinho e Matias Fernandez.

Porque razão foi o Benfica eliminado no passado domingo da Taça de Portugal.
A resposta para mim parece-me simples, em 1º lugar, durante 75 minutos o Benfica não foi o Benfica que tem sido esta época, forte, acutilante, dominador, deu até a sensação que alguns jogadores pensavam que mais cedo ou mais tarde o golo cairia do céu. Em segundo lugar e pegando na palavra golo, o Benfica desaprendeu de jogar sem Óscar Cardozo. Sem o farol avançado da equipa, todo o ataque perde as suas referencias de movimentação. Ora Vejamos, sabendo que o Benfica faz a maioria das transições pelos corredores (laterais e alas), sem Tacuara na area, estes apenas ficam com as referencias das movimentações de Aimar e Saviola. Aimar normalmente vai buscar jogo e transporta-o até o meio campo adversário, buscando as movimentações em diagonal de Saviola nos espaços deixados por ….Cardozo, ou busca os alas com passes a rasgar nas costas do laterais, alas esses que cruzam normalmente para a zona de finalização onde aparece....adivinhem? obvio, Cardozo. A juntar a isto tudo, não esquecer que o Paraguaio normalmente não precisa de tocar muitas vezes na bola para fazer um golo, aliás o ideal é que a toque apenas para a empurrar para a baliza. Sem Cardozo são poucos os avançados / pontas de lanças encarnados que com poucas oportunidades façam tantos golos (talvez Mantorras, mas esse é um caso á parte).

Transportando isto tudo para o Sporting Benfica, Cardozo normalmente quando fica muito tempo parado tem dificuldades nos primeiros jogos para encontrar o ritmo de jogo, no entanto só a sua presença em campo dará outra dimensão e objectividade ao jogo encarnado. A única duvida em minha opinião será se a equipa médica encarnada tentará ou não recuperar Luisão, não o fazendo é claro que será Sidnei a jogar. Não acredito que Jesus arrisque de inicio em Coentrão na lateral esquerda, certamente Cesár Peixoto terá vaga no 11, assim como Maxi Pereira, Javi Garcia, Aimar; Saviola, Di Maria, David Luiz.

Não é decisivo para a época desportiva encarnada, perdendo mantém intactas as suas aspirações ao titulo, o mesmo já não poderá dizer Carvalhal, que perdendo olhará para o seu rival a 14???? Pontos de distancia, ainda antes do virar de volta. Não poderão dizer os Leoninos que este derby não é decisivo para as suas aspirações.

Nenhum comentário: