terça-feira, 17 de novembro de 2009

Portugal vs Bósnia…..Intervalo

Fui ao estádio da Luz ver ao vivo o Portugal Bósnia. Decidi escrever este texto, não só para dar a minha visão do que se passou, mas também do que se poderá passar no jogo de amanhã.
Desde logo, deixo uma pergunta, quais foram os melhores jogos de Portugal, nesta fase de qualificação? Em minha opinião os dois com a Dinamarca! Qual o melhor jogador Português nesses dois jogos? Deco. Digam o que disserem, que gostem, que não gostem o Luso - Brasileiro é o jogador da selecção que mais e melhor aplica técnica, criatividade e visão e leitura de jogo. Quando está bem, leva a equipa consigo, quando está mal (menos bem) a equipa pouco ou nada jogo, praticando um futebol monocórdico, previsível, esperando um rasgo individual de algum das nossas setas (Simão, Nani, em tempos Quaresma ou Danny), ou esperando que Ronaldo saque um dos seus coelhos da Cartola (o que também não tem acontecido)
O que aconteceu no sábado foi exactamente o que se passou em quase toda a fase de qualificação, com a única diferença de que não estava Ronaldo em campo, equipa triste, com poucos argumentos colectivos para abrir defesas fechadas, jogando no constante sobressalto de poder sofrer um golo a cada instante, num contra ataque adversário ou numa bola parada, ou seja intranquilidade defensiva da equipa.
Vi uma Bósnia que teve quase sempre o jogo controlado, e se no inicio Nani ainda deu algum trabalho a Salihovic (lateral/ médio esquerdo Bósnio), aos poucos também foi sendo manietado pelo controlo defensivo adversário.
Mesmo tendo sofrido um golo, os Bósnio não se desorganizaram, e foram controlando o jogo, com mais ou menor dificuldade, dispondo de melhores oportunidade para chegar ao empate (golas no barra e postes)

O que esperar na Bósnia? Para já, Blazevic vai ter que comprovar com a equipa que vai por em campo, que de facto vai para cima de Portugal, ou se as suas palavras, servem só para o jogo psicológico. Se Blazevic colocar em campo, Misimovic, o melhor joador Bósnio, e o pensador / coordenador de todo o jogo ofensivo da equipa, é ele que os colegas procuram para ditar leis, que procuram para dar a bola, a equipa não passa do meio campo em circulação de bola sem a bola passar por ele. Mas dizia eu se o treinador Bósnio colocar ao lado do seu 10, Pjanic que em Lisboa jogou só 5 minutos, e na frente de ataque, ao lado de Dzeko, colocar Muslimovic (jogou 10 minutos em Lisboa), avançado mais móvel que Ibisevic que jogou na Luz, a equipa, ganha mais qualidade. Pjanic é um médio baixo, rápido, tecnicista e irreverente, joga sempre para a baliza, poderá ser o complemento ideal a Misimovic, que muitas vezes teve que parar e esperar os restantes colegas porque estes não tinham capacidade de subir no campo e apoiar o seu futebol, com Pjanic em campo este será certamente o seu primeiro apoio, e o primeiro a procurar movimentos de ruptura para desequilibrar a defensiva Lusa. Caso Blazevic se fique pelas palavras, Portugal poderá esperar uma Bósnia com um futebol igual ao que apresentou em Lisboa, directo, pratico, combativo e muito destrutivo. Muito perigoso nas bolas paradas.

Não sei que equipa Queirós apresentará, mas certamente Miguel Veloso vai jogar a lateral esquerdo, e Miguel na lateral do lodo oposto. Tiago deverá entrar para o lugar de Meireles, caso isso não aconteça, penso que a equipa perderá capacidade de segurar a bola, e para mim essa é a melhor forma de jogar em ambientes adversos, roubando e circulando a bola. Pepe na frente dos defesas e por de trás do dois médio mais ofensivos, preparado para principalmente disputar bolas no ar, no meio campo defensivo e na ajuda aos centrais.

Ao intervalo um injusto 1-0 para as cores Luso / Brasileiras (desculpem, cores lusas), Quarta feira a 2ª parte, no inferno que vai ser Zenica

Um comentário:

30 disse...

E que dia foi lol. Felizmente, mas infelizmente para mim, Portugal apurou-se mesmo. Incrível a falta de articulação no jogo dos bósnios no seu terreno, que acabou por ter uma selecção de Portugal muito equilibrada a fazer por merecer o apuramento.

Apesar de ter aprendido a respeitar e elogiar o talento do Deco, não sei até que ponto chegará na plena faculdade do seu talento ao Mundial. De há um tempo para cá que tem decrescido a dimensão do seu futebol, apesar de nesta qualificação ter estado um passo à frente dos outros (o nível dos colegas foi na maioria das vezes muito baixo).

Há na Turquia um gémeo dele, em tudo idêntico em estilo de jogo e semelhança de movimentos e práticas. Chama-se Colman e era um grande reforço para o Benfica (depois de Aimar, a 10 era dele, apesar de estar esperançado no Menezes).

Ah, e não fugindo às tradições e ao actualmente praticado, e porque este teu post fala da selecção... ainda seria útil como sucessor do Deco na Portuguesa... alargar de horizontes, não só como a Canarinha "B" eheh.

Um abraço
Sabino