quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Real vs Barça ou como parar o Tiki Taka.....



O Real vs Barça é sem dúvida e será sempre um jogo especial, o clássico dos clássicos de Espanha. O Monstro Blanco contra ‘MÉS QUE UN CLUB’! Nos últimos anos a juntar tudo o que já envolvia estes jogos, aparece também a questão de como pode o Real parar o tiki taka do Barça.
Mourinho é o único treinador do mundo que nos últimos 3 anos parou o Barcelona em uma eliminatória a duas mãos, a celebre meia-final da liga dos campeões com o Inter! Depois disso o mesmo Mourinho voltou a trava-los mas desta vez num único jogo (final da taça do Rei).
A questão volta a colocar-se como tentará travar o Real a máquina de posse de bola Barcelonista!
Uma coisa será certa, Mourinho terá aprendido dos últimos confrontos neste ano e meio, que terá que actuar no meio campo com Lass Diara, é o único médio do plantel Merengue com intensidade de movimentos capaz de poder dificultar a vida a Messi, que como tem sido habitual não jogando a avançado entre o centrais, surge constantemente na zona dos médios para embalar de trás com ou sem bola. Lass É o único médio que consegue acompanhar na velocidade e agressividade estes movimentos de Leo. Não colocando Lass, o único que poderia fazer isso, seria….Pepe, Khadira ou Xavi Alonso são sempre engolidos pelo dinâmico Messi.
Em que zona colocar o bloco para pressionar? Mourinho já tentou as três, bloco alto com pressão na saída da bola, bloco intermédio, buscando depois a transições ofensivas, e um bloco baixo que consegui arrastar a já referida final da taça do Rei para um prolongamento que lhe acabou por dar a vitória!
Como parar Xavi e Iniesta? É inequívoco o 6 e o 8, são os dois cérebros de todo o Barça um a partir do corredor central (Xavi), outro partindo normalmente da esquerda (iniesta), a marcação homem a homem á muito que esta ultrapassada e não entra nos principio de jogo de Mourinho, adepto do espirito solidário do colectivo, e espirito de grupo que a marcação zonal é reflexo, portanto tornar o campo muito pequeno com contenções e duplas coberturas poderá ser uma solução, para os travar, (xavi e Iniesta) tentando entregando a responsabilidade de organização a Busquest não tão dotado tecnicamente e não tão rotinado para pensar o jogo!
Diagonais dos avançados! Não jogando Villa nem Pedro, sobra praticamente só Alexis Sanches para jogar no limite do fora de jogo em diagonais entre os laterais e centrais, Messi também pode e sabe jogar dessa forma, mas falta-lhe paciência para esperar ser servido, gosta mais de recuar e se servir vindo de trás.
O Real joga para ganhar em todos os campos , é assim pelo seu peso histórico, para mais diante do seu público, mas actualmente para ganhar ao seu estimado rival, terá que saber primeiro como e onde para-lo.
Sentem-se e divirtam-se é ás 21h,

Nenhum comentário: