terça-feira, 31 de janeiro de 2012

El Comandante Lucho



O Porto de Vitor Pereira ao contrário do que se esperava, e se calhar sem o próprio treinador querer, passou a ser uma equipa de explosões, Hulk e James na busca constante da profundidade, pode-se mesmo quase dizer que é uma equipa grande mas que joga em transições rápidas! Com esta dinâmica, João Moutinho teve dificuldades em agarrar o comando da equipa, passando menos vezes a bola pelos seus pés..., Moutinho não consegue gerir o jogo Portista!Todo isto para falar do regresso de Lucho ao Porto, El Comandante irá certamente dividir com João o meio campo azul e branco, e certamente irão modificar a forma de jogar, mais posse, mais circulação, um jogo mais pensado! A Hulk será devolvida a faixa com a chegada dos 196 cm de Marc Janko, alto e possante ponta de lança, vindo do Twente, mas é nas dinâmicas colectivas, que a sociedade Moutinho – Lucho, consigam criar que se irá definir o porto desta segunda metade da época, digamos que ambos irão colocar Hulk e James a correr no tempo certo e para o sitio certo!

Djaló e a cada vez mais provavél vanda de Gaitan





Esta por horas o anuncio oficial de Yannick Djaló como reforço de Janeiro do Benfica! Djaló será apenas mais um a chegar ao Benfica vindo só Sporting após passagem por um qualquer clube estrangeiro (neste caso deve-se mesmo dizer não passagem). Ao contrário do que é normal nas contratações, no meu ponto de vista a principal questão não será o que pode trazer Djaló ao futebol do Benfica, mas sim qu...em perderá o Benfica no final do campeonato! Resposta óbvia e imediata Nico Gaitan! O Argentino é namorado por alguns clubes nobres do futebol europeu, daqueles que facilmente pagam 25 ou 30 milhões, tem a seu favor a idade e a versatilidade com que faz varias posições do meio campo, a juntar a margem de progressão que poderá e deverá ter em termos tácticos num campeonato mais exigente e competitivo! Jesus antecipa a saída de Gaitan, começando a preparar (incutindo no jogador) em termos de dinâmica de equipa um jogador que não precisa de adaptação, porque conhece a realidade onde se vai inserir, ganha um jogador que acelera o jogo e pode jogar nos dois corredores, mas é precisamente ai que Djaló terá que acentuar a sua aprendizagem, perceber que no Benfica terá que correr menos e pensar mais, ou melhor juntar a velocidade natural que tem, á velocidade de pensamento colectivo! Em poucas palavras, correr menos pensando mais!




Jesus mais facilmente deixa sair Gaitan que....Javi Garcia

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Tottenham que mais me encanta




Numa primeira parte morna, a segunda revelou tudo o que faz do futebol inglês, dos campeonatos mais seguidos a nível mundial. Entrega, qualidade de jogo, intensidade, golos, emoção até ao último lance! Para ser sincero tive pena que o Tottenham tivesse sido vencido, ter uma luta de campeão a 3 é sempre mais interessante, até porque esta época do futebol inglês é a equipa que apresenta o jogo que mais me encanta, revela na direita Kyle Walker lateral direito rápido e agressivo, penso não me enganar ao afirmar que o futuro da selecção da rainha passara por ele. Na lateral contraria na maioria das vezes actual Benoit Assou-Ekotto lateral que faz da forca física a maior valia centrais Gallas Ledley King, Corluka, Bassong e Dawson dão garantias e experiencia! Mas é do meio campo para a frente que este Tottenham de Harry Redknapp me começa a encantar com um misto de toque curto e passe longo nas alas lançando os velocistas! Scott Parker é a ancora, o senhor equilíbrios, apesar dos 31 anos corre luta divide, Modric assume os ritmos, é o pensador, recebe, levanta a cabeça e decide, normalmente bem! Garett Bale é a imagem a cara e personalidade da equipa, jogador competitivo pode jogar no corredor esquerdo a defesa ou a médio, enquanto há jogo este Galês não limpa armas, força e alguma técnica aliada a um forte remate. Aron Lennon é a ventoinha, o acelerativo, procura constant da largura e da profundidade, pode jogar como segundo avançado, mas é a faixa o seu habitat natural, de onde procura o jogo vertical em busca da baliza, Van Der Vaart é o artista, o jogador que foi/é de top, técnica e criatividade, com golos nas botas, não lhe pecam missões ultra defensivas, soltem-no no campo e terão o melhor Van Der Vaart. Para o meio campo há ainda Jermaine Jenas, Niko Kranjcar e Steve Pienaar com opções, o que reflecte as opções de qualidade do plantel. No ataque as giravas dançantes Adebayor e Peter Crouch, o poste versátil Pavlychenko, o acelerador Jermain Defoe, e o criativo Giovani dos Santos, opções suficientes em quantidade e qualidade.
Praticam actualmente talvez o melhor futebol das terras de sua majestade. Caso consigam manter e melhorar a estrutura podem na próxima época fazer acreditar o white Hart Lane

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Messi, concretizador de sonhos!

Abidal deve ter sonhado fazer golo ontem, no dia que renovou contrato com o Barcelona, Messi concretizou-lhe o sonho.

Real vs Barça ou como parar o Tiki Taka continuação



Acabou a primeira parte deste duelo para a taça do Rei, ante do jogo escrevemos que Mourinho deveria jogar com Lass Diarra e que o único jogar capaz de fazer o mesmo que o pequeno médio Francês faz, seria Pepe, ambos jogaram, ambos no meio campo mais, Xavi Alonso, 3 médios de trabalho para parar “La Pulga” Messi. Alternando entre Bloco baixo e intermédio, com pressão sobre os médios e defesas do Barcelona, procurando as transições rápidas, procurando principalmente Cristiano (basta ver golo do Real), fechar bastante o espaço central para evitar as diagonais entre os centrais e laterais.



Tudo bem pensado e preparado antes do jogo, mas é ai que esta a grande diferença entre estas duas grandes equipas, enquanto o Real em todos os jogos assume o domínio do jogo e não prepara o jogo em função do adversário, mas em função de si mesmo e da sua qualidade, contra o Barça tem que preparar e jogar em função do Barça.



O Barça joga em função da sua forma de jogar em qualquer relvado, em qualquer país, contra qualquer equipa, principalmente no Santiago Barnabéu, onde gosta de vincar mais ainda o seu Tiki Taka.



A questão ao intervalo da eliminatória é agora ainda mais complicada, como parar o Tiki Taka e ganhar por dois golos!?

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Real vs Barça ou como parar o Tiki Taka.....



O Real vs Barça é sem dúvida e será sempre um jogo especial, o clássico dos clássicos de Espanha. O Monstro Blanco contra ‘MÉS QUE UN CLUB’! Nos últimos anos a juntar tudo o que já envolvia estes jogos, aparece também a questão de como pode o Real parar o tiki taka do Barça.
Mourinho é o único treinador do mundo que nos últimos 3 anos parou o Barcelona em uma eliminatória a duas mãos, a celebre meia-final da liga dos campeões com o Inter! Depois disso o mesmo Mourinho voltou a trava-los mas desta vez num único jogo (final da taça do Rei).
A questão volta a colocar-se como tentará travar o Real a máquina de posse de bola Barcelonista!
Uma coisa será certa, Mourinho terá aprendido dos últimos confrontos neste ano e meio, que terá que actuar no meio campo com Lass Diara, é o único médio do plantel Merengue com intensidade de movimentos capaz de poder dificultar a vida a Messi, que como tem sido habitual não jogando a avançado entre o centrais, surge constantemente na zona dos médios para embalar de trás com ou sem bola. Lass É o único médio que consegue acompanhar na velocidade e agressividade estes movimentos de Leo. Não colocando Lass, o único que poderia fazer isso, seria….Pepe, Khadira ou Xavi Alonso são sempre engolidos pelo dinâmico Messi.
Em que zona colocar o bloco para pressionar? Mourinho já tentou as três, bloco alto com pressão na saída da bola, bloco intermédio, buscando depois a transições ofensivas, e um bloco baixo que consegui arrastar a já referida final da taça do Rei para um prolongamento que lhe acabou por dar a vitória!
Como parar Xavi e Iniesta? É inequívoco o 6 e o 8, são os dois cérebros de todo o Barça um a partir do corredor central (Xavi), outro partindo normalmente da esquerda (iniesta), a marcação homem a homem á muito que esta ultrapassada e não entra nos principio de jogo de Mourinho, adepto do espirito solidário do colectivo, e espirito de grupo que a marcação zonal é reflexo, portanto tornar o campo muito pequeno com contenções e duplas coberturas poderá ser uma solução, para os travar, (xavi e Iniesta) tentando entregando a responsabilidade de organização a Busquest não tão dotado tecnicamente e não tão rotinado para pensar o jogo!
Diagonais dos avançados! Não jogando Villa nem Pedro, sobra praticamente só Alexis Sanches para jogar no limite do fora de jogo em diagonais entre os laterais e centrais, Messi também pode e sabe jogar dessa forma, mas falta-lhe paciência para esperar ser servido, gosta mais de recuar e se servir vindo de trás.
O Real joga para ganhar em todos os campos , é assim pelo seu peso histórico, para mais diante do seu público, mas actualmente para ganhar ao seu estimado rival, terá que saber primeiro como e onde para-lo.
Sentem-se e divirtam-se é ás 21h,

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Plano de Jogo


Braga vs. Sporting, olho para o 11 de Domingos e fico curioso com o plano que possivelmente ele possa ter! Entrar num jogo com um grau de dificuldade como aquele, com 3 jogadores que pouco tem jogado (Rodriguez, Evaldo e o recém chegado e com pouca competição Ribas) mais Capel a jogar do lado contrario ao que habitualmente ocupa! Em suma talvez demasiadas alterações para um jogo de tamanha importância contra um adversário não muito fácil! Só Domingos saberá qual era o seu plano de jogo, porque todo o treinador entra para estes jogo com um plano de jogo, conseguir ou não cumpri-lo deve-se depois as incidências do jogo!
Todo o plano poderia ter resultado se ainda antes do 1º golo do Braga, Matias não acertasse no poste, quando sozinho inventou uma jogada de perigo, mas no futebol não há se, e o papa metros nas transições Mossoró, em duas transições ofereceu a Hélder barbosa e Lima a possibilidade de serem felizes no jogo.
O Plano de Domingos falhou por uma bola no poste, mas que era um plano muito arriscado, sem margem para duvidas que era.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Giuseppe Giannini

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Voltaram, voltamos...!!!

Os regressos são sempre aguardados com muitas espectativas, esperados com um imenso se de será que vai ver igual, será que ainda consegue fazer o que fazia, ser como era! Neste fim-de-semana houve dois jogadores que regressaram aos seus clubes de sempre Paul Scholes, depois de 6 meses de ter anunciado a sua retirada, volto para liderar o Manchester United dentro do relvado, e parecia que andou este tempo todo a treinar para aquele momento, e Henry voltou ao clube onde foi mais feliz, ao clube que tem de facto a sua face! 10 minutos depois de ter entrado, apareceu descaído sobre a esquerda acelerou com a bola e fez um passe para a baliza, golo de Henry, golo À Henry. Ambos mostraram que pelo menos no caso deles, o” se” voltaria a ser a mesma coisa, nem se poderia colocar! Claro que sim!
Nós tal como eles, estamos de volta, depois de muitos meses de fora, se voltará a ser o que foi? Esperamos ter a mesma competência que tem Scholes e Henry para vos (voltar) continuar a dar jogadas de sonho.