segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Champions 2ª Jornada


Dínamo de Kiev vs Sporting

O Sporting tem aqui a primeira oportunidade de somar 3 pontos nesta fase grupos da liga dos campeões e aproveitar o facto de Manchester United e Roma jogarem entre si, podendo posteriormente encarar de uma outra forma a visita á capital Italiana.
Sobre o Dínamo de Kiev, pouco ou nada sabemos, mas não deverá de fugir muito ás características das equipas de leste Europeu. Frias, calculistas, disciplinadas tacticamente, e por vezes matreiras.
Para o objectivo do Sporting é importante pontuar nesta partida, e um factor importante e positivo é que ainda não chegou o duro Inverno aquelas terras, o que certamente só seria vantajoso para os Ucranianos.
Paulo Bento pouco ou nada deverá mexer em relação ao jogo com o Benfica, tentando manter o que já é feito, concentração defensiva, transições rápidas ofensivas procurando buscar a mobilidade dos seus avançados, se bem que com a perda de Derlei, o Sporting seja agora uma equipa com essa transição um pouco mais trabalhada e não tão directa do que quando estava o “Ninja” Brasileiro.


Besiktas vs Porto

O Porto vai a Istambul com a intenção de deixar os Turcos a pelo menos 4 pontos das restantes 3 equipas do grupo (porto incluído), visto que não seja de prever a vitoria do Marselha na terra sagrada de Anfield Road, diante do Liverpool.
Para isso, e porque não estamos numa competição interna, o FC Porto deverá e terá que contar com uma boa prestação de toda a equipa, não apenas e só de Quaresma e Lizandro Lopes. O Argentino tem transformado em golo aquilo que o criativo do porto lhe tem servido, e esta num momento fantástico de forma física e psicológica.
Do Besiktas o primeiro nome que salta a vista é o do internacional Brasileiro Ricardinho, que á partida é o homem que marca os ritmos ofensivos da equipa. Em seguido o nome de Rodrigo Tello é para nós, o mais sonante, até porque lembra-se do que ele fez no seu último jogo contra o Porto com a camisola do Sporting, no Dragão.
De resto o sempre frenético e escaldante ambiente dos estádios Turcos, que se torna o decimo segundo jogador, tal é o barulho que existe no estádio, tal é o incentivo posto á sua equipa.


Benfica vs Shakhtar Donetsk

Se foi daqueles que comprou bilhete para este jogo, pensando que iria assistir a uma vitoria fácil do Benfica contra uns ilustres desconhecidos, deixe-me dizer-lhe que esta muito enganado.
Do meio campo para a frente esta equipa, é um autêntico veneno ofensivo, tendo nomes relativamente conhecidos de quem acompanha com atenção as movimentações dos mercados futebolísticos. Assim no meio campo esta equipa tem nomes como Ilsinho, Castillo, Fernandinho, Willian (foi dado como reforço nas bandas da Luz), na frente de ataque os nomes de Brandão e Lucarelli chegam para deixar em sobressalto qualquer defesa. Para além disto é uma equipa que já acumulou alguma experiência nestas andanças nos últimos anos. E a almofada de ar, que trazem com a vitoria obtida frente ao Celtic dá-lhe uma tranquilidade relativa para este jogo na Luz.
O Benfica joga com a obrigatoriedade de ter que ganhar, para não perder terreno neste grupo, onde á partida só uma vaga para a segunda fase. Se juntar-mos a isso o facto de não ganhar á 3 jogos, monta-se uma atmosfera na luz nada propicia, para os jogadores encarnados. Rui Costa é neste momento o homem mais importante na dinâmica ofensiva da equipa, mas esta a faltar quem concretize. Noite de nervos na Luz?