quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Robinho numa Jogada Imortal....

Estava eu preparado para escrever sobre a por mim, algum tempo esperada estreia de Makukula na selecção nacional A, ainda por cima coroada com um golo decisivo, quando chego a casa e ligo a televisão e me deparo com uma jogada de sonho. Com pena minha, deixei o texto de Makukula de lado, mas estou certo que terei tempo em outra oportunidade, para me centrar neste momento de sonho.

Qualquer Brasileiro que saiba dar dois pontapés em uma bola, sonhou, sonha com o momento de jogar, no mítico Maracanã, “lotado” como eles gostam de dizer, envergando a camisola da selecção “Canarinha”. Poucos são os que conseguem.
Kaká, esse génio do futebol moderno, tinha pintado um quadro lindo, um remate bem de fora da área, bem puxado ao ângulo superior esquerdo, pleno de força e colocação, estava ali o melhor momento do jogo, a jogada de sonho do jogo.

Até que numa jogada mais ou menos embrulhada, a bola sobra para o outro craque, do futebol mundial, de seu nome Robson de Sousa, Robinho nome artístico.

Robinho consegui a perfeição naquele momento, porque deu um ou dois ou três dribles de sonho, num espaço de 2 metros quadrados, e não perdeu a objectividade do jogo, não perdeu a finalidade do jogo, que é o golo.Malabarismo e objectividade. Robinho poderia, até porque o resultado dava para isso, se ter deslumbrado com o que tinha acabado de fazer, mas como já é tão normal, ele manteve a frieza de tentar dar o melhor seguimento ao lance, e felizmente para ele, a bola acabou através dos pés de Elano por entrar na baliza do Equador, pondo aquele drible nas páginas da história do futebol mundial. Daqui a 20 anos os seus miúdos certamente poderão visionar aquele lance, porque aquela pequena maldade acabou em golo, e os golos são “imortais”. A jogada só por si, já era de sonho, com o golo tornou-a eterna.
Oiçam o barulho do público quando ele sai do drible que deixou De La Cruz, literalmente torcido , e depois da bola ter entrado, reparem qual é o nome pelo qual eles cantam....

Makukula que me desculpe, mas o meu destaque vai para aquela jogada. Mas certamente irei, caso ele não seja perseguido pelas lesões, ter muito tempo para lhe dedicar linhas neste espaço, até porque antes do começo da nossa liga, escrevi para estarem atentos a ele (17 de Agosto). Não me surpreende, e acho que pode ainda render mais. Parece que Scolari passou pelo nosso blog…..