terça-feira, 30 de outubro de 2007

fim de semana 27-28-29/10

Por cá

Sporting, não há grande diferença entre o futebol praticado pelos Leões do início do campeonato para agora, a diferença é que a bola começou a não entrar, nas poucas oportunidades que a equipa cria. Esta época o Sporting não se destacou por criar muitas oportunidades, destacava-se por concretizar o que criava.

Benfica, vitoria á Camacho, na base do querer, do correr, do sofrer, do acreditar, vai disfarçando a falta de automatismos e de conjunto que existe. Só uma pergunta, alguém tem notado a falta de Petit com Binya em campo? Não tem a experiência de Petit, mas não é por ele que o Benfica não está mais próximo do primeiro lugar.

Porto, quando não é Quaresma é Lisandro, quando não é Lisandro é Tarik, quando não é Tarik é Adriano. Ou seja dentro do colectivo surgem as individualidades, se não voltarem a cometer deslizes em Dezembro ou no final do campeonato como na época transacta, bastará gerir a vantagem.
Makukula, pela tranquilidade demonstrada na Sportv ontem á noite, não me parece que se deixe abater pelo falhanço da grande penalidade na luz. A selecção nacional, vai precisar do melhor Makukula

Interessante e muito dura vai ser a luta pela Europa este ano, vai começar o Inverno, e já diziam os sábios, semear para colher
Por lá
Inglaterra 30 golos em 10 jogos. Normalmente vale a pena pagar para ver um jogo da Premier League.
Em Stamford Bridge volta-se a respirar, e mesmo descontentes profissionais, os jogadores dos Blues.
Manchester United experiência atrás, juventude mas acima de tudo velocidade, irreverência e muita qualidade na frente.
Arsenal, empate em Liverpool, se conseguirem manter a qualidade de jogo, vão lutar até ao fim, Dezembro será decisivo para os “Wenger Baby´s”

Itália
Roma, grande lição táctica e técnica em San Siro, sem o capitão Totti. Á atenção do Sporting, será o reflexo do que tentarão fazer em Alvalade, esconder a bola do adversário e tentar jogar nas costas dos leões.

Inter, empate em Palermo, não é um mau resultado, poucos lá conseguirão pontuar.

António Cassano, domingo disse a todo o mundo que não tem espírito competitivo, tanto talento deitado fora.

França
Pensava que este ano, o domínio do Lyon poderia não ser tão expressivo, mas depois de um início menos bom, já embalaram.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

3ª jornada de Milhões

Roma vs Sporting
O Sporting joga neste dupla jornada contra a As Roma, o seu apuramento ou não para a 2ª fase de liga dos campeões. A Roma é em minha opinião uma das equipas mais regulares e que das que melhor futebol tem praticado nestes dois últimos anos, assente numa enorme coesão defensiva, meio campo consistente, e mortíferos nas transições defesa ataque, muito por graça da velocidade dos seus homens das alas, e um ataque forte no momento de finalizar. Num campeonato onde é difícil marcar, os Romanos facilmente conseguem resultados onde marcam mais de dois golos.
A defesa perdeu Chivu para o Inter, mas ganhou Ruan e Cicinho, mantiveram-se o lendário Panucci, Mexes e Cassetti. Normalmente jogam numa sistema de 4 defensores, mas por vezes ou quando o resultado não é favorável, Spalletti não exita os 3 defesas.
O Meio campo Romano é a sua principal força, não têm nomes que facilmente se apontem para constar entre os melhores do mundo da suas posições, mas são jogadores jovens mas já com muita experiência internacional. Aquilani será talvez o maior exemplo do que acabei de referir, que para sorte do Sporting não poderá alinhar. Mas Taddei, Perrotta, De Rossi e Guly não deixam Paulo Bento descansado. Normalmente gostam de assumir o controlo de jogo, quer em defesa baixa ou em pressão alta, tudo dependendo, se procuram ter mais ou menos profundidade para soltar alas e ou fazer diagonais em variação do flanco de jogo.
Na frente reside o símbolo, a estrela, a referencia de toda a equipa e de uma cidade “Giallorossa”, o capitão Francesco Totti, só o nome fala por si, e é digno sucessor de Giannini, estrela Romana nos finais da década de 80 inícios de 90.
Totti é um dos melhores jogadores mundiais e na Roma de Spalletti, consegui jogando mais perto de baliza, adicionar ao seu futebol de assistências, a veia goleadora, tornando ainda mais perigoso e versátil. A juntar a este aparece um Ala brasileiro que para além de criar espaços ainda finaliza, Mancini, que tal como Guly, gosta num estilo diferente do Francês, aparecer de trás e causar perigo.
O Sporting apresenta-se em Roma tranquilo, e sabedor que qualquer resultado acima do empate lhe é benéfico, quer para o objectivo principal, 2ª fase, quer para o secundário, Taça UEFA.
Paulo Bento, não vai alterar em nada a estrutura, nem a filosofia do jogo leonino, defesa a 4, meio campo losango, dois homens avançados com bastante mobilidade. Penso que a única duvida será a mesma de sempre Izmailov ou Vukcevic, o Russo levará vantagens pela disciplina táctica. Purovic não será bem o tipo de jogador que Bento procuraria para o tipo de jogo que o Sporting deverá apresentar na capital Italiana, mas face ao menos bom momento de Djaló, não restará outra alternativa a Paulo Bento
Sou admirador confesso do futebol da Roma, e estou curioso de ver como o Sporting tentará anular as dinâmica ofensiva dos Romanos, centralizada para servir Totti e ou servir os extremos que aparecem bem na área.
Um bom teste ao controlo que o Sporting gosta de ter nas partidas.
Marselha vs Porto
O FC Porto desloca-se a casa do “inesperado” 1º classificado do grupo, visto o Marselha ter feito um mau arranque de campeonato Francês, e não ser apontado de forma alguma como favorito e passar á 2ª fase. Porém a vitoria em Anfield Road diante do Liverpool, fez com que os olhos e as vozes da Europa despertassem para o potencial desta equipa. Na defesa ninguém a destacar, será possivelmente o sector mais débil da equipa, mas consegui suster o perigoso ataque dos “Reds” e isso dá-lhes muitos créditos.
Na meio campo destaca-se a experiência do “globetrotter” Zenden que ainda este fim de semana resolveu o jogo contra a Lens, e a criatividade de Valbuena e do lesionado Nascri. No Ataque Cissé é presença garantida e cabeça de cartaz da equipa. No conjunto é uma equipa que procura conciliar a força dos jogadores africanos da equipa, com a velocidade dos criativos e dos avançados, sempre empurrada por um público fiel em todos os momentos, passado o teste de Turco, agora outro ambiente infernal, onde os adeptos são muito apaixonados, o “Velodróme” é sem duvida o 12º jogador Marselhês.

O Porto apresenta-se em Marselha tranquilo e sabendo que mesmo que não traga um resultado favorável terá depois Marselha e Besiktas no Dragão para fazer os pontos necessários para não ter que jogar em Anfield a sua passagem a próxima fase. Essa mesma tranquilidade será a almofada de ar que poderá fazer com que o Porto possa explanar as ideias que Jesualdo pretenderá para este jogo. Rigor defensivo, correcta ocupação dos espaços, transições rápidas e aproveitamento das oportunidades. O 11 não deverá andar longe do habitual com Stepanov ao lado de Bruno Alves no centro da defesa, Bosingwa e Fucile nas laterais defensivas, os trigémeos Paulo Assunção, Raul Meireles e Lucho no meio campo e Quaresma e Lisandro estão também eles certos no ataque, sobra portanto uma vaga que poderá ser ocupada por Sektioui, Adriano ou Marek Cech, dependendo do que Jesualdo pretenda para o jogo.

Um jogo com duas equipas que não são obrigadas a ganhar, e onde um empate não seria de desprezar, vamos ver se alguém estará disposto a não assinar esse pacto.

Benfica vs Celtic
O Benfica joga aquilo que pode ser a sua primeira final, neste grupo D. Não ganhar na próxima quarta-feira, será dizer adeus definitivo á próxima fase da competição, e um quase adeus á taça UEFA. O Celtic é para mim a equipa mais acessível deste grupo, fora de casa desce a divisão dos medíocres, apenas Nakamura e Vennegoor (lesionado), são jogadores capazes de assustar ou impressionar pelo qualidade técnica ou de finalização.
Baseia como o Benfica já sabe, o seu futebol no estilo tipicamente britânico, e apenas tenta jogar um futebol mais trabalhado pelos pés do Japonês, quando ganham as segundas bolas no meio campo adversário. Os centrais e o meio campo, são pouco móveis e duros. Não acredito que o Celtic venha a Lisboa jogar, o jogo pelo jogo, como o Shakhtar veio, e o Benfica poderá ter um grave problema para resolver se não aproveitar as oportunidades que criar, e quanto mais cedo isso acontecer melhor será, até porque neste momento o público não está com a equipa.
De Rui Costa espera-se sempre qualidade quer de passe quer de finalização, mas nos últimos 4/5 jogos tem sido Cristian Rodriguez o mais regular a criar espaços nas defesas contrárias. No ataque a mesma duvida de sempre, que tanto tem irritado Camacho, o numero de pontas de lança. Com Nuno Gomes lesionado, jogará Cardozo? E Jogará sozinho ou com a companhia de mais alguém? Ou nem jogará Cardozo? Duvidas que só quarta feira saberemos. Muitos “ses” para uma altura tão avançada da época, até porque na própria defesa e meio campo também existem “ses”.
Com mais ou menor dificuldade, com maior o menor qualidade futebolística o Benfica é obrigado a ganhar para manter o sonho. Prioridade Ganhar

rápidas...

Por cá
Uma vez pode deixar duvidas, duas vezes já não. Muito bom jogo dos homens da equipa de nossa senhora. Organização, concentração, objectividade, rapidez. Uma equipa que sabe o que faz dentro do campo, para quem viu o jogo, não foi surpresa a vitoria no Restelo, frente a um Sporting de menos.

Setúbal, muito bem até ao seu golo. Depois acho que se esqueceram ou não quiseram correr demasiados riscos. Jogo em Setúbal vai ser engraçado.

Pausa Muito Longa no campeonato: Não competir nesta altura é mau para os atletas, a taça da liga pensei que tivesse sido criada para se jogar ás 4 feiras. Para o Campeonato é mau para as equipas.

Por lá.

Drogba descontente, mas profissional, lançou meio aviso que queria sair (verão vai ser quente no Chelsea), mas sempre a jogar nos limites, mais um golo decisivo.

Arsenal: depois de um ano complicado, o bom futebol voltou aos Gunners.

Manchester: Segue em rota de cruzeiro, ora resolve uns, ora resolvem outros, desta vez Rooney.

Milão: Mourinho quer treinar em Itália? Ancelotti, deve estar quase a fechar o seu ciclo em Milanelo. E Mourinho poderá ser o homem de renovação do Milan.

Barcelona e Real perderam. Andam a par

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Robinho numa Jogada Imortal....

Estava eu preparado para escrever sobre a por mim, algum tempo esperada estreia de Makukula na selecção nacional A, ainda por cima coroada com um golo decisivo, quando chego a casa e ligo a televisão e me deparo com uma jogada de sonho. Com pena minha, deixei o texto de Makukula de lado, mas estou certo que terei tempo em outra oportunidade, para me centrar neste momento de sonho.

Qualquer Brasileiro que saiba dar dois pontapés em uma bola, sonhou, sonha com o momento de jogar, no mítico Maracanã, “lotado” como eles gostam de dizer, envergando a camisola da selecção “Canarinha”. Poucos são os que conseguem.
Kaká, esse génio do futebol moderno, tinha pintado um quadro lindo, um remate bem de fora da área, bem puxado ao ângulo superior esquerdo, pleno de força e colocação, estava ali o melhor momento do jogo, a jogada de sonho do jogo.

Até que numa jogada mais ou menos embrulhada, a bola sobra para o outro craque, do futebol mundial, de seu nome Robson de Sousa, Robinho nome artístico.

Robinho consegui a perfeição naquele momento, porque deu um ou dois ou três dribles de sonho, num espaço de 2 metros quadrados, e não perdeu a objectividade do jogo, não perdeu a finalidade do jogo, que é o golo.Malabarismo e objectividade. Robinho poderia, até porque o resultado dava para isso, se ter deslumbrado com o que tinha acabado de fazer, mas como já é tão normal, ele manteve a frieza de tentar dar o melhor seguimento ao lance, e felizmente para ele, a bola acabou através dos pés de Elano por entrar na baliza do Equador, pondo aquele drible nas páginas da história do futebol mundial. Daqui a 20 anos os seus miúdos certamente poderão visionar aquele lance, porque aquela pequena maldade acabou em golo, e os golos são “imortais”. A jogada só por si, já era de sonho, com o golo tornou-a eterna.
Oiçam o barulho do público quando ele sai do drible que deixou De La Cruz, literalmente torcido , e depois da bola ter entrado, reparem qual é o nome pelo qual eles cantam....

Makukula que me desculpe, mas o meu destaque vai para aquela jogada. Mas certamente irei, caso ele não seja perseguido pelas lesões, ter muito tempo para lhe dedicar linhas neste espaço, até porque antes do começo da nossa liga, escrevi para estarem atentos a ele (17 de Agosto). Não me surpreende, e acho que pode ainda render mais. Parece que Scolari passou pelo nosso blog…..


segunda-feira, 8 de outubro de 2007

curtas, por cá e por lá...

Por cá….

Porto, já entra em campo a ganhar, as equipas ganharam uma fobia anormal, para o futebol actual.

Sporting, tudo é medido com uma balança, sempre controlar, dominar só depois desse controlo conseguido.

Benfica, quem esta mais atento aos jogos dos encarnados, rapidamente percebeu a rápida influência que Cristian Rodriguez assumiu no futebol encarnado, têm sido ele a fazer as coisas boas da águia.

Setúbal, Carvalhal sempre foi forte nos inícios de campeonato, mas depois as suas equipas começam a cair, é normal que também assim seja em Setúbal, mas entretanto vão somando pontos, que na altura decisiva poderão dar outra tranquilidade á equipa.

Por lá…
Vale a pena falar de Messi..?? Mas a esquadra Holandesa de Madrid não desarma.
Será que este ano será uma luta só a dois, Valência e Sevilha, parecem estarem sem forças.


Juventus, cinicamente lá seguiam, normalmente um remate um golo, até que surgiu um penalty que fez justiça no jogo.
Milan será que se fartaram de ganhar internamente? Mas este fim de semana ganharam 5-1, Kaká e Gilardino.
Roma, delicia vê-los jogar.

Chelsea, vitória em Valência terá dado motivação á equipa, vitória em Bolton este fim de semana.

Manchester United, Fergusson, no meio das infelicidades das lesões, acabou por ser feliz, lançou Anderson e o Brasileiro só resolveu o jogo, com assistências e bom futebol, ainda não é a sua hora, mas disse presente.

Arsenal, não estava a ter interesse estar a ganhar por 2-0, então vamos complicar um pouco e dar a ilusão que vamos cair. Nem sempre se marca a acabar, um dia a brincadeira dá para o torto.

Bayer Munique, um ano de descanso, o renovar de uma equipa, e mais um ano que vão andar a passear internamente. A questão é quem é que os vai parar na UEFA.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Champions 2ª Jornada


Dínamo de Kiev vs Sporting

O Sporting tem aqui a primeira oportunidade de somar 3 pontos nesta fase grupos da liga dos campeões e aproveitar o facto de Manchester United e Roma jogarem entre si, podendo posteriormente encarar de uma outra forma a visita á capital Italiana.
Sobre o Dínamo de Kiev, pouco ou nada sabemos, mas não deverá de fugir muito ás características das equipas de leste Europeu. Frias, calculistas, disciplinadas tacticamente, e por vezes matreiras.
Para o objectivo do Sporting é importante pontuar nesta partida, e um factor importante e positivo é que ainda não chegou o duro Inverno aquelas terras, o que certamente só seria vantajoso para os Ucranianos.
Paulo Bento pouco ou nada deverá mexer em relação ao jogo com o Benfica, tentando manter o que já é feito, concentração defensiva, transições rápidas ofensivas procurando buscar a mobilidade dos seus avançados, se bem que com a perda de Derlei, o Sporting seja agora uma equipa com essa transição um pouco mais trabalhada e não tão directa do que quando estava o “Ninja” Brasileiro.


Besiktas vs Porto

O Porto vai a Istambul com a intenção de deixar os Turcos a pelo menos 4 pontos das restantes 3 equipas do grupo (porto incluído), visto que não seja de prever a vitoria do Marselha na terra sagrada de Anfield Road, diante do Liverpool.
Para isso, e porque não estamos numa competição interna, o FC Porto deverá e terá que contar com uma boa prestação de toda a equipa, não apenas e só de Quaresma e Lizandro Lopes. O Argentino tem transformado em golo aquilo que o criativo do porto lhe tem servido, e esta num momento fantástico de forma física e psicológica.
Do Besiktas o primeiro nome que salta a vista é o do internacional Brasileiro Ricardinho, que á partida é o homem que marca os ritmos ofensivos da equipa. Em seguido o nome de Rodrigo Tello é para nós, o mais sonante, até porque lembra-se do que ele fez no seu último jogo contra o Porto com a camisola do Sporting, no Dragão.
De resto o sempre frenético e escaldante ambiente dos estádios Turcos, que se torna o decimo segundo jogador, tal é o barulho que existe no estádio, tal é o incentivo posto á sua equipa.


Benfica vs Shakhtar Donetsk

Se foi daqueles que comprou bilhete para este jogo, pensando que iria assistir a uma vitoria fácil do Benfica contra uns ilustres desconhecidos, deixe-me dizer-lhe que esta muito enganado.
Do meio campo para a frente esta equipa, é um autêntico veneno ofensivo, tendo nomes relativamente conhecidos de quem acompanha com atenção as movimentações dos mercados futebolísticos. Assim no meio campo esta equipa tem nomes como Ilsinho, Castillo, Fernandinho, Willian (foi dado como reforço nas bandas da Luz), na frente de ataque os nomes de Brandão e Lucarelli chegam para deixar em sobressalto qualquer defesa. Para além disto é uma equipa que já acumulou alguma experiência nestas andanças nos últimos anos. E a almofada de ar, que trazem com a vitoria obtida frente ao Celtic dá-lhe uma tranquilidade relativa para este jogo na Luz.
O Benfica joga com a obrigatoriedade de ter que ganhar, para não perder terreno neste grupo, onde á partida só uma vaga para a segunda fase. Se juntar-mos a isso o facto de não ganhar á 3 jogos, monta-se uma atmosfera na luz nada propicia, para os jogadores encarnados. Rui Costa é neste momento o homem mais importante na dinâmica ofensiva da equipa, mas esta a faltar quem concretize. Noite de nervos na Luz?

rápidas....

Derbys

Equilíbrio no derby dos derbys, ora maior ascendente do Benfica ora maior ascendente do Sporting, pelo meio cerca de 25 minutos (os últimos da primeira parte) de mau futebol, a bola não saia do ar. Três lances polémicos dois na área do Benfica, um na área do Sporting, marcaram a arbitragem de Pedro Henriques. Acho que o resultado acabou por ser o justo, ambas tentaram ganhar, ambas criaram oportunidades para isso, mas por mérito ou dos guarda redes ou por falta de pontaria, a bola não entrou.
Palavra menos positiva para os treinadores, em termos de risco nas substituições nada de novo veio dos bancos, sempre troca por troca, sempre sem demasiado risco.

Porto marcou cedo, controlou depois, apanhou um ou outro susto e matou o jogos com o segundo golo quando o Boavista começava a acreditar. Longe vão os tempos em que o Boavista causava preocupações aos grandes.
Lisandro Lopes, todos os treinadores gostam de ter jogadores como ele, que rendem em toda e qualquer posição onde sejam colocados, este Argentino quer é jogar, seja nas alas ou na frente do ataque, o seu rendimento é regular, tem sido veneno servido ás defesas adversárias.

Guimarães recebeu o derby Minhoto. O Vitoria acabou por ganhar com um golo polémico (mais um), mas ganhou bem, mais equipa, mais pressionante, mais objectivo, mais querer, mais oportunidades. Mereceu e merecia que o seu golo não vá fazer correr tanta tinta.

Lá por fora
Palavra para um outro Argentino, um outro Leonel que brilha em Espanha. O Atlético de Madrid contratou Forlan e Simão, Thiago Motta e Reyes entre outros, mas quem continua a brilhar é um jovem que no verão passado se sagrou campeão do mundo de sub 20 pela Argentina.
Sérgio Leonel Aguero, camisa 10 de Atlético, baixo, voa pela frente de ataque dos “Colchoneros”, aproveitando os espaços deixados pelos seus companheiros de ataque, ou inventado ele próprio esses espaços, quem não conhece, veja-o, não engana.

Milan cada vez mais Kaká dependente, Inter voltou ao trilho, Juve e a arte da eficácia, mais um jogo sofrível, com poucas oportunidades e alguém resolve nas poucas oportunidades que a equipa cria normalmente David Trézéguet, vejam o golo dele esta semana, de verdadeiro matador.
Roma, apesar da derrota por 1-4 frente ao inter, é uma equipa completa, e joga sempre para ganhar, com menos 1 elemento e empatado 1-1, poderia ter tentado segurar esse resultado. Não traíram a sua filosofia de jogo e perderam, mas vão dar muito mais luta que o ano pasado.


Arsenal não cede e joga bom futebol, ao ver jogar Fábregas parece que este já tem 30 anos, e uma experiência de décadas de futebol, mas não, apenas fez 20 em Maio, Adebayor e Robin Van Persie finalização os quadros que a equipa tem construído, uma delicia ver jogar este Arsenal.
A grande pergunta que deve correr o pensamento dos adeptos do Chelsea neste momento, deve ser a se voltarão a ser novamente um clubezinho de Londres que algumas vezes ganha a taça de Inglaterra e algumas vezes participa nas competições da UEFA, ou se conseguiram definitivamente manter-se na alta roda do futebol mundial, escrevendo uma historia de êxitos. Sinceramente não acredito que se consigam manter, sinceramente não acredito que sejam sequer capazes de lutar pelo título de Premier League, a equipa já não consegue sorrir dentro de campo, e esse é o primeiro sintoma que algo esta mal. A margem de manobra de Avran Gram é muito curta, não só a dele, mas dos seus seguidores. Mourinho criou o seu primeiro grande fantasma.