terça-feira, 4 de agosto de 2009

Porto – em busca de 5º consecutivo


Vencedor do campeonato da época transacta, este é mais um defeso em que os adeptos portistas viram partir alguns dos jogadores mais importantes, nada que os preocupe, já em outros anos foi assim e a equipa o clube, continuou a ganhar. Muitas vezes de forma pouco clara (normalmente onde há fumo, há fogo), mas continuou a ganhar.
Jesualdo viu renovado o seu contrato com a estrutura azul e branca, e viu partir Lucho, Lizandro e Cissokho, outros também foram para outras paragens, mas perdas de muito menor importância que os atrás referidos. Aguarda saber se poderá com Bruno Alves.

Baliza – Garantia de qualidade interna

Helton partirá em vantagem, no entanto principalmente Beto estará de olhos bem abertos, e dentes afiados para á 1ª ou 2ª falha do Brasileiro saltar para o 11. Helton sabe que parte em vantagem, mas se adormece. Nuno terá uma ou outra oportunidade num jogo mais fácil numa qualquer competição, taça de Portugal ou da Liga.

Defesa – Ter ou não ter Bruno Alves.
Actualmente a incógnita de ter ou não ter Bruno Alves na defesa Portista certamente incomoda os adeptos, Rolando tem qualidades, mas ainda não é líder de um sector defensivo, Maicon chegou de novo, e Nuno André Coelho, ao minuto 57 do F.C. Porto vs Estrela da Amadora da época passada, perdeu toda a credibilidade como jogador de futebol, mas isso são outras questões.
Boa contratação a de Álvaro Pereira a lateral esquerda deverá ser sua, Miguel Lopes terá que lutar muito para conseguir lugar no 11 assim como Benitez e Sapunaru, Fucile se as lesões não o afectarem, deverá ser 1ª opção para a lateral direita.

Meio campo – Ao ritmo do tango Sul Americano
Das actuais 9 opções de Jesualdo para formar o seu meio campo, 5 são Argentinas, ao que temos que acrescentar mais uma Uruguai (Cristian) uma Brasileira (Fernando) e uma colombiana (Guarin). Com a saida De Lucho, abriu-se uma vaga importante na mecanização, no pensamento, na marcação do ritmo, na disciplina táctica. Belluschi foi o primeiro a chegar e já mostrou que pode, obviamente com outras características, ser esse jogador, tem tido carta branca de Jesualdo, e tem sabido aproveitar. Valeri chegou posteriormente, e também ele nas suas características é concorrente ao lugar, confesso que ainda não o observei com a devida atenção, mas parece-me partir á frente de por exemplo Tomas Costa. Mariano, ganhou durante a época transacta alguns pontos na equipa, veremos se consegue consolidar mais minutos de utilização. Prediger chega para fazer não dormir Fernando, veremos se lhe roubará ou não o lugar. Cristian Rodriguez dá garantias seja qual for o sistema táctico que o Professor opte por utilizar. Palavra final para Raul Meireles, titular indiscutível, por enquanto nada nem ninguém lhe tirará o lugar.

Ataque: Hulk onde jogará…?
Se há uma certeza no ataque portista, essa certeza é Hulk. Seja a jogar na ala, seja a jogar como avançado centro Hulk com a saída de Lizandro, ganhou o estatuto de figura central. Chegaram Varela, que dá opções para jogar ou com dois avançados ou na ala, Falcão, que deverá ser opção quando Jesualdo quiser jogar com 2 avançados, ou encostar Hulk a uma das ala, e Orlando Sá, que deverá ser o elo mais fraco a par de Farias (caso fique). Consta que Jesualdo que mais um avançado, ou melhor dizendo mais um ponta de lança, alguém que jogue um pouco mais a imagem do que Cardozo faz no Benfica.

A minha visão global até ao momento.
Jesualdo ainda esta em fase de estudo, de reflexão, do que pretende ter e o que tem. A equipa vai ganhando na pré época o que mantém os adeptos tranquilos, mas o fantasma do mau inicio da época transacta paira no Dragão, Principalmente no eixo central estará a mais valia Portista, dupla de centrais (Bruno Alves Rolando), Meireles – Belluschi, Hulk. Aqui há que incluir Cristian Rodriguez, todos os outros lutarão por um lugar ao sol.

Nenhum comentário: