quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Sporting vs Fiorentina

Tive oportunidade de ver ao vivo o Sporting Fiorentina, da passada terça feira. E mal o arbitro Viktor Kassai, apitou para o final do encontro, ouvi da boca de um adepto Sportinguista esta expressão que me deixou logo intrigado com o que seria dito e escrito sobre este jogo. “Epá hoje jogamos bem!”. Chegado ao carro, ouvi um dos comentadores da Rádio Renascença, expressar a mesma ideia, e para terminar os diários desportivos do dia seguinte, voltaram a reforçar essa ideia.
Perante este quadro voltei a colocar ao meu colega Eduardo que me acompanhou no jogo, a mesma questão que lhe coloquei enquanto ouvíamos os comentários radiofónicos na noite anterior. Será que nós os dois vimos um jogo diferente dos restantes 30 mil espectadores?

O que eu vi foi um Sporting atrevido nos primeiros 5 minutos de jogo, dando a Frey de brilhar por uma vez, nos restantes 40 minutos de primeira parte uma Fiorentina que calmamente CONTROLOU o jogo, e colocou em campo processos ofensivos muito simples, tabelas curtas, seguidas de mudança de flanco. Foi numa dessas venenosas jogadas que Vargas marcou o 1º golo, no segundo remate Viola á baliza.
Por essa altura já emergia no jogo um menino, chamado Montolivo (numero 18), médio centro da Fiorentina. Que jogador, sentido posicional fantástico, enorme leitura de jogo, que lhe permite sem grande esforço, estar onde a bola vai cair, para as ganhar sem oposição, qualidade de recepção e passe. Um pouco mais de criatividade e teríamos Pirlo, conhecem?.

Portano ao intervalo a Fiorentina ganhava, e ganhava bem porque tinha sido a melhor equipa, e a que melhor jogou como equipa. No Sporting apenas Daniel Carriço (andou a dobrar todos os seus colegas da defesa) e Miguel Veloso conseguiam sobressair, este ultimo muito em parte, pela deficiente participação defensiva de Mutu (aliás o Romeno veio passear a Lisboa, não demonstrando nada do que o faz ser um dos bons avançados mundiais.

No inicio da segunda parte, o Sporting apareceu melhor, pelo menos mais agressivo, e ocupando melhor os espaços do campo, muito por culpa do estoiro físico que muitos dos jogadores viola deram. Primeiro jogo oficial da Fiorentina e menos duas semanas de treino em relação ao Sporting.
Veloso continuava ao mesmo nível, Moutinho subiu ligeiramente de produção, e Matias Fernandez aparecia a espaços no jogo, sentia-se que mesmo não jogando bem, o Sporting mostrava vontade de fazer melhor. Na primeira oportunidade Vukcevic empatou e fez o que todos sabemos, expulso, segundo amarelo por tirar a camisola nos festejos do golo.

A preocupação da Fiorentina era agora arrefecer o a tal vonatde do Sporting, retirando-lhe a bola, tentando fazer posse de bola, mas a já referida deficiente condição física, aliado ao cansaço mental, retirou-lhe lucidez.
Mérito do Sporting que pressionou. Foi numa jogada desse género, tentativa de posse de bola da Fiorentina, erro infantil de um dos laterais, ataque rápido do Sporting onde surge para Miguel Veloso a fazer um grande golo de fora da área. Com o balanço o Sporting teve mais uma ou outra oportunidade de fazer 3-1, Liedson teve nos pés, mas não o fez, voltando a surgir Montolivo no jogo, voltou a unir a equipa, voltou a fechar espaços, voltou a dar critério e escondeu a bola e o jogo.
Ao mesmo tempo que o internacional Italiano voltou a tomar as rédeas do jogo, apareceu um outro “menino”, Jovetic, que entrou para o lugar de Mutu: Se com Mutu Polga ainda foi disfarçando o seu mau momento, Jovetic acrescentou algo que faltava ao ataque Viola, no segundo período, por desaparecimento no jogo de Vargas, dinâmica, mobilidade, ligação entre os médios e Gilardino.
Assim sendo ao minuto 78, Gilardino mostrou toda a sua qualidade, (na 1ª bola de golo que teve), recepção dificílima, finalização complicada, golo. Até ao fim realce apenas para o golo feito desperdiçado por….JOvetic.

Compreendo o porquê de todos os Sportinguistas terem ficado mais satisfeitos com a exibição e o porquê da impressa, ter passado a ideia de bom jogo do Sporting.
Os adeptos perante o que tinham visto futebolisticamente, neste jogo viram pelo menos mais vontade, e um pouco mais de “equipa” em campo. A impressa, fez o seu papel, de elevar a moral das tropas, por sabe o quanto é importante Portugal ter equipas nas fases de grupo quer da Liga dos campeões, quer da liga Europa. é que a este ritmo, dentro em breve Portugal terá 2 equipas nas competições europeias.

Ps: O Arbitro não esteve bem prejudicando o Sporting na analise de alguma situações, tendo influencia no decorrer do jogo. No entanto não prejudicou no resultado.


Nenhum comentário: