terça-feira, 1 de setembro de 2009

C.Ronaldo que terrenos pisar neste Real?


Este fim de semana estive a ver com especial atenção o 1º embate do Real Madrid para o campeonato Espanhol. Acompanhei com muita curiosidade as movimentações de Cristiano Ronaldo pelo campo.
O Real é actualmente uma tentativa de criação de uma equipa de futebol ofensivo, para isso foram contratados 3 dos melhores jogadores do mundo, Ronaldo, Kaka, Benzema.

Se para Benzema o papel esta facilitado, por ser um avançado / Ponta de lança, sabe que deve jogar fixo na área mais ponta de lança, menos avançado, esse papel por agora é dado ao eterno Raul, que se movimenta nas suas costas, partindo dai para dar os apoios e fazer a ligação entre médios e Benzema. O Francês joga fixo e raramente cai nas linhas, não é esse o seu papel neste Real. A si está-lhe atribuída a função de concretizar, de “matar”, em golo as bolas que sucessivamente poderão aparecem na área.

Kaka, será o cérebro criativo da equipa, pede-lhe que não seja o jogador de que actuava no Milan, que dava esticões no jogo, que constantemente acelerava, para servir os avançados ou que enfrentava sozinho cerradíssimas defesas: essa Kaka, poderá e deverá aparecer mais nos jogos fora do Bernabéu. Kaka numa suposta posição 10, será o pensador, o criativo (Xavi Alonso mais organizador posicional da equipa), o homem do ultimo passe ou de passes de ruptura normalmente para os avançados Raul e Ronaldo ou para qualquer outro jogador que procure movimentos de ruptura.

Toda esta introdução para chegar ao posicionamento de Ronaldo em campo. Dos jogos que tenho visto o Real Madrid jogar, parece-me haver uma indefinição do que é pedido ao 9 Madrileno. Jogar como extremo aberto, ou como avançado interior?. Passo a explicar. Jogando Ronaldo com extremo típico, aberto a toda a largura do campo, o que tem acontecido é que ao receber a bola, o Português normalmente não tem apoio imediato, Raul move-se perto de zonas mais centrais, Kaka nem sempre se consegue libertar das marcações a si impostas pelos médios adversários, Benzema pouco sai da área, e o lateral do lado onde normalmente está CR9, talvez para manter os equilíbrios da equipa pouco ou nada soube no terreno, mesmo Marcelo que é lateral de vocação ofensiva. Ficando constante exposto a situações de 2x1 defensivos. Jogando como avançado interior, afunila, para zonas onde as marcações são ainda mais cerradas, e onde o seu futebol de explosões, de arrancadas, de pequenas acelerações não consegue aparecer. Ronaldo acaba por ter até mais tempo a bola nos pés de que quando jogava em Manchester, acontece é que normalmente não a recebe em zonas propicias para si e para o seu tipo de jogo.

Penso que esta posição entre extremo e avançado interior, será uma forma de tentar com que também Ronaldo jogue perto da baliza, para também ele chegar ao golo, não só de penalty, a pressão de 94 milhões de euros, terem que fazer golos, também de penalty mas não só de penalty. No entanto esta indefinição posicional, limita o futebol de Cristiano.
Manuel Pellegrini, deverá rapidamente, perceber, que ou Ronaldo joga a extremo puro, para o fazer regressar ás origens do seu futebol, feito de velocidade, desequilíbrios no 1x1 ou mesmo 2x1, assistências e finalizações, aparecendo em diagonais largas saindo da linha lateral para aparecer entre o central e o lateral, e para acima de tudo, lhe retirar a pressão dos golos. Ou então o técnico terá que retirar o 7 Raul, e colocar CR9 na ligação entre Kaka (médio criativo) e Benzama (ponta de lamça), como avançado deambulando a toda a largura da frente de ataque. Podendo assim fugir mais as marcações e beneficiando mais dos passes a desmarcar de Xavi Alonso e Kaka.

Para mim neste momento antes de ser um problema de entrosamento ou adaptação, é essencialmente uma problema posicional e de dinâmica de equipa que afectam o futebol de Ronaldo no Real Madrid. Enquanto Pellegrini não for claro com o que pretende do Ronaldo no campo, o muito futebol que tem nos pés não explodirá. Só bem posicionado, poderá ser bem utilizado.

Nenhum comentário: