quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Maradona....e saber defender...

“Por tudo isto, encaro com receio e desconfiança esta nomeação! Temo que Maradona, ainda não tenha ultrapassado, 10 anos depois, a fase do jogador, do ter de deixar de fazer aquilo que melhor sabe e gosta, de não ter a atenção totalmente centrada em si, quanto a mim, um dos vários motivos que o conduziram aos caminhos que percorreu!Encaro com receio esta nomeação também pelas palavras de Corrado Felaino, com que abro este post, Maradona só poderia ser treinador de uma equipa onde jogasse o próprio Maradona. E muitas vezes é mais fácil dirigir estando dentro das quatro linhas, as mensagens chegam muito mais depressa, do que quando vindas do banco. Messi e Riquelme são grandíssimos jogadores, predestinados, mas Maradona nunca lhe poderá pedir que sejam Diego dentro do campo, podem se aproximar, mas nunca o serão Diego. Sentirá-se frustrado quando pedir aos jogadores para fazerem isto ou aquilo, jogarem desta ou daquela forma, e perceber que eles não o conseguem fazer. Explodirá, dirá o que deve e o que não deve, entrará em conflito com esta ou aquele jogador, e virá Bilardo acalmar as coisas!”

Estas foram as minhas palavras a 31 de Outubro de 2008, aquando da nomeação de Diego Maradona como seleccionador Argentino.
Quase um ano depois, e uns quantos jogos de apuramento para o mundial 2010, venho aqui reconhecer que os piores receios se concretizaram (tirando o facto de Diego ainda não ter explodido no banco, onde mantém quase sempre uma imagem de sofrimento, muito sofrimento).

Vamos por partes, se no ataque como escrevi recentemente continua a faltar um ponta de lança com características diferentes de Aguero ou Tevez, alguém mais próximo dos aqui recordados Batistuta e Crespo.

No meio campo, sempre pensei que com Maradona como treinador, as suas equipas tentassem tocar mais a bola, jogar mais apoiado, com passe e desmarcações rápidas. O que tem acontecido é que principalmente por responsabilidade de Veron, procura-se muito as costas das defensivas adversárias, que contra equipas com bloco baixo, como tem acontecido anula em muito a qualidade técnica dos homens da frente.

Alguém me consegue dizer o nome de um central argentino de classe mundial nos últimos 30 anos? Por mais que pense não encontro nenhum?
A Argentina de Maradona defende muito mal, ou melhor os seus jogadores das posições defensivas comentem erros demasiados infantis para serem verdade em alta competição, basta olhar para os 3 golos sofridos frente ao Brasil. De toda a defesa só Zanetti dá garantias, Heinze (não entendo como consegui chegar a grandes clubes mundiais), Pappa Otamendi são horríveis, Coloccini, menos mau, mas…

E certo que uma equipa quando defende, defende como um todo, mas normalmente os golos tem surgido por falhas individuais de jogadores das posições defensivas. Para quando uma defesa com a mesma qualidade do resto da equipa , ou a defenderem correctamente.



Com tudo isto, os Argentinos correm o risco de ficarem fora do mundial, e fica provado que Diego, nunca deveria ter saído da imortalidade dos relvados, para a guilhotina do lugar de treinador

Nenhum comentário: