quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Inglaterra de Capelo e o seu eixo central

Vejo os últimos 5 minutos do Inglaterra 5 Croacia 1, e vejo uma Inglaterra a fazer posse de bola, segura circulação de bola, de pé para pé, procurando calma a pacientemente o momento para atacar a baliza. È certo que o resultado lhe confere essa tranquilidade, mas Capello deu outra alma á “selecção da rainha”.
A grande diferença desta Inglaterra, está no posicionamento de 3 jogadores, Gareth Barry á frente do quarteto defensivo, médio de 28 anos agora no Manchester City, que vê finalmente reconhecido o seu valor em termos de selecção. è ele a par de Lampard que definem tudo na equipa, que ritmo impor, se jogam mais curo ou mais apoiado, são eles que queimam linhas na transição, são eles os patrões no meio do campo da equipa. Gerrard ocupa a posição atrás dos ou do ponta de lança, o que permite-lhe jogar em função dos espaços deixados por estes no campo, entrando de trás, aplicando a sua visão de jogo ou o seu poder de finalização. A colocação de Gerrard nesta posição permite também á equipa pressionar alto quase na saída da bola. Terry atrás no sector defensivo é o líder de uma defesa que ainda lhe falta Ferdinand.
Ou seja a Inglaterra percebeu que dominando o eixo central do relvado, domina o jogo, assim Terry, Barry, Lampard; Gerrard e Rooney , são as principais peças de uma maquina que começa a ficar muito bem oleada.
Porem dominar o eixo central não quer dizer jogar pelo eixo cental, assim Aron lennon ou Defoe, dão a largura necessária a qualquer equipa.

Nenhum comentário: