terça-feira, 1 de setembro de 2009

Kaka, Ronaldo e Messi, que jogadores depois dos 30

Se um jogador atinge normalmente o auge da sua condição atlética e maturidade futebolística, entre os 26 e os 29 anos, olho para as idades aqueles que são considerados os 3 melhores da actualidade, e tento perceber o que são neste momento, e o que poderão acrescentar ou retirar do seu futebol num futuro próximo.

Kaka agora com 27 anos, é o único dentro da idade dita do “auge” do máximo das suas capacidades, mas desde cedo revelou o que seria o seu futebol, por esta altura.
Jogador criativo, de explosões, arrancadas, de drible fácil, de muita visão de jogo e de elevada capacidade de passe. Tudo isto cimentado pela sua robustez física natural, que muitas vezes faz uso para fugir aos seus caçadores em campo. Mas com a bola nos pés este Brasileiro sempre foi classe pura. Kaka já fazia tudo isto com 22 anos (idade de Messi por exemplo), o que Kaka ganhou ao atingir o auge, foi capacidade de gestão de ritmos de jogo, que lhe permite agora aproximar-se muito do que é o número 10 moderno, ou de aquilo que muito treinadores idealizam como o 10 moderno (Rui Costa e Seedorf, tiveram a sua cota parte de participação neste processo).

Kaka depois dos 30?
Será cada vez menos um jogador de esticões no jogo, de arrancadas, acelerações, será cada vez mais um pensador, aproximar-se-á muito do que foi Zidane por essa idade. O futebol da sua equipa passará todo por si no processo ofensivo, ao contrário do que acontecia por exemplo no Milan, onde Kaka era solicitado para dar velocidade ao jogo. Talvez sinta necessidade por essa altura de jogar uns metros mais recuado, para melhor ver o campo, melhor ler o jogo, melhor desequilibrar, em tabelas, em drible ou em passe.
Aquli que é Kaka hoje em Madrid é a antevisão do que será o Brasileiro depois dos 30, em termos quer de posicionamento, que de solicitação de jogo.

Ronaldo agora com 24, todos sabem é um criativo, velocista, tecnicista, driblador nato. Durante muito tempo teve a linha como sua melhor amiga, entretanto foi aparecendo em zonas mais de finalização e começou a tornar-se goleador, mantendo intactas as suas características, principais. Ganhou também compleição física, que o ajudou a suportar melhor os confrontos físicos.

Ronaldo navegará pelos 26 aos 29 anos, como um avançado que permitirá diversas soluções ao seu treinador, jogando como avançado ou como extremo, e provavelmente ganhará inteligência para perceber quando deverá ser extremo e quando deverá ser apoio do ponta de lança.

Ronaldo depois dos 30
Penso que depois dos 30, Cristiano cada vez mais tenderá, para ser um segundo ponta de lança, e ter contactos esporádicos com aquela que foi no seu inicio de carreira a sua melhor amiga, a linha. Será uma versão melhorada de Raul, porque é mais robusto, e apesar de tender a perder velocidade de ponta de aceleração, manterá a velocidade de execução rápida e espontânea, necessárias nas zonas de finalização. O seu perfil nunca será o de um pensador, de algum gestor de ritmos de jogo, ficará eternamente preso aquilo que os que jogarem atrás de si (médios), lhe poderão proporcionar em termos de jogo, de bolas jogáveis.
Não o vejo com as mesmas capacidades de jogo que Luís Figo por exemplo, que por ter passado tantos anos agarrado á linha, conheceu-lhe todos os segredos, de como a partir dela, se tornar um pensador de todo o jogo de uma equipa.
Messi agora com 22 anos, é tudo o que se sabe, criativo, velocista, tecnicista, driblador nato e…pensador. Pode ser extremo, que serve para golo ou vai para golo sozinho, avançado que tranquilamente finaliza, ou jogar como 10, se como é o caso tiver alguém que lhe leve a bola até as zonas de decisão (Xavi e Iniesta).
Falta-lhe físico, dirão alguns, pergunto-me para quê se essa é uma das suas armar, a capacidade com que aparentemente frágil, é certamente ágil, foge, tabela, acelera, dribla.

Pergunto-me se Messi atingirá o daqui a 4/5 o seu “auge” de condição atlética e maturidade futebolística, sinceramente espero que sim, relegaria Maradona Para 2º melhor jogador de todos os tempos, e tiraria um peso de cima á FIFA, mas caso isso não aconteça que se deixe ficar como está, precoce em tudo. Uma característica certamente Messi ganhará nessa idade, capacidade de gestão de ritmos, por vezes percebe-se que são Xavi e Iniesta que lhe contem a sua vontade de aceleração constante de jogo, e mais ainda se nota quando está ao serviço da sua selecção, onde não tem estes dois gestores do jogo e da bola. Acredito que com a idade Leonel ganhe isso.

Messi depois dos 30, poderá fixar-se nas costas dos avançados, ou mesmo como avançado, jogando um jogo que muitas vezes Guardiola, gosta de o fazer jogar, “o Jogo da ilusão”, jogando com falso avançado, que sairá constantemente da zona dos centrais para os iludir, e os atrair para zonas que não as suas. Talvez perca alguma agilidade para fugir as marcações mas compensará com um ainda melhor conhecimento de todos os terrenos que pisa.
Obviamente Messi poderá ser 10, jogar a 10, e acho que é ai que todos nós o vamos gostar de ver, relembrando os antigos números 10 que tendem a desaparecer, um 10 mais clássico que Kaka, aquele 10 que qualquer treinador obrigatoriamente deverá dar liberdade no campo, para criar, desequilibrar, brincar como “El Diez” Maradona o inspirou.

Nenhum comentário: