terça-feira, 14 de setembro de 2010

Silvestre Varela


Lembro-me bem de ver, um jovem que jogava em toda a frente de ataque nos escalões jovens do Sporting! Já na altura rápido, já na altura possante, já na altura quando o via em determinados jogos preso na frente do ataque, dizia que ali não era o seu lugar, numa equipa de ataque organizado, em posse e circulação! Que na faixa, aberto como extremo, ou surgindo de trás, como apoio de um ponta de lança, poderia ser muito mais aproveitado o seu potencial!
Chegado ao futebol sénior, esse jovem, primeiro teve que sofrer num campeonato de divisão secundária, onde certamente aprendeu a dureza do futebol sénior, depois voltou á casa mãe onde o treinador (Paulo Bento) não soube, não quis, ou não viu, como potenciar o seu futebol!
Talvez, tenha sido a sorte de Varela, rumou a Espanha, onde jogando numa equipa de meio / fundo de tabela, aprimorou todo o seu futebol, que agora apresenta, jogador de linha, que principalmente em transições rápidas, consegue dar largura e profundidade, a uma equipa que joga principalmente em posse e circulação. Em Espanha Varela melhorou o aspecto táctico do jogo, principalmente no aspecto defensivo, sendo agora o melhor amigo do lateral que jogue nas suas costas! Haja C Rodriguez, haja James Rodriguez, mantendo-se como se tem apresentado desde a época passada, Varela joga sempre!
Lembro de o ver menino, e me questionar, se ele entenderia o jogo, se ele algum dia iria perceber que o jogo não É feito só de forca e velocidade! Anos mais tarde, afirmo com toda a certeza que hoje Silvestre entende o jogo, sabe que terrenos pisar, quando e como os pisar!

Nenhum comentário: