terça-feira, 11 de setembro de 2007

Ambição onde andas tu....?


O arbitro apita para o Intervalo do Portugal vs Polónia, os jogadores Portugueses saem cabisbaixo para o seu balneário, certamente sentaram nos seus lugares e olharam uns para os outros, pensaram, isto não está a acontecer, quem é que nos pôs neste filme?
Scolari terá chegado, refeito a táctica, dados uns incentivos aos seus jogadores e mandou-os para o campo outra vez.
Vi a reentrada das equipas para a segunda parte, e para ser sincero, não cri na reviravolta, como também para continuar a ser sincero, actualmente não creio nesta nossa selecção. Perdemos o que nos fez chegar a vice campeões europeus e quartos mundiais, perdemos AMBIÇÂO.
Jogadores como Luis Figo, Rui Costa, Ricardo Carvalho, Deco, Jorge Andrade e outros, chegaram aos clubes onde chegaram, porque para além do talento natural e trabalhado, são certamente pessoas ambiciosas de vencerem na profissão que escolheram.
A vontade de ganhar e o jogar sempre para ganhar ajuda a manter os níveis de ambição elevados, Scolari pecou desde o inicio ao declarar que “Portugal para se qualificar bastaria ganhar em casa e empatar fora”, se um líder de uma equipa afirma isto aos seus jogadores está-lhes a amputar logo á partida parte dessa ambição. Logo numa altura em que os factores psicológicos, têm tanta importância nos desportos.


Cristiano Ronaldo é sem duvida um dos melhores jogadores do mundo, mas enquanto dividiu o lugar de estrela da selecção com Luís Figo, e talvez pela presença deste na equipa nacional, consegui gradualmente ir pondo o seu futebol ao serviço do colectivo. Figo foi e deve continuar a ser um exemplo para Cristiano, porque Luís, consegui por o seu talento natural ao serviço do colectivo. Cristiano estava a consegui gradualmente faze-lo, no entanto após a saída do antigo 7, regrediu e voltou a individualizar o seu futebol, voltou a fazer do rectângulo de jogo um circo de malabarismos, que resultam em nada de produtivo para o colectivo. Scolari terá que rever esta situação rapidamente, uma equipa são 11, não 10 mais 1.

Depois do “excelente” empate contra a Polónia, segue-se uma Servia ainda mais dura de roer, e ainda mais equipa, penso mesmo que se não voltarmos a recuperar o espírito de equipa e a ambição que falei anteriormente, que estava bem presente num passado recente, podemos correr o risco de seguir o próximo europeu pela televisão.

Ps: A relva da Luz também estava má….? È que pela qualidade do futebol apresentado parecia…

Ps: selecção de Rugby, vejam o orgulho com que cantaram "A Portuguesa", Amadores - Profissionais

http://www.youtube.com/watch?v=B1exk6jpal0