segunda-feira, 17 de setembro de 2007

ossos para roer...



Porto VS Liverpool
O Dragão veste-se de gala para receber um dos maiores e melhores clubes do mundo, e seria importante para as contas finais de grupo começar bem. Porém Jesualdo sabe que não pode jogar demasiadamente aberto contra uma equipa que conta com um poder de fogo, de homems com Gerrard, Fernando Torres, Kuyt, Crouch e Voronin.
Jesualdo Ferreira deverá optar pelo seu sistema mais habitual o 4*3*3, mas pedindo aos seus dois extremos mais capacidade defensiva na hora da perda de bola. Paulo Assunção, Raul Meireles e Lucho terão que se bater com Xabi Alonso, Sissoko ou Marcherano e claro Gerrard que deverá recuperar para estar em campo. Na frente tudo depende de como Rafael Benitez queira jogar, ou mais directo e lança o gigante Crouch e Kuyt que tem melhor jogo a aéreo, ou no caso de querer trabalhar mais a bola ou em contra ataque, Torres e Voronin, porque certamente o 4*4*2 tradicional será o esquema táctico a apresentar, o certo é que dos 4, dois deles jogarão. Um aspecto importante desta equipa inglesa, as subidas do lateral Arbeloa, pelo seu flanco, servindo quase sempre bem os pontas de lança. Mais um aspecto a ter atenção pelos azuis e brancos, a facilidade nas transições defesa ataque, normalmente conduzidas por Xabi Alonso, que depois juntamente com Gerrard aparecem em apoio aos avançados fazendo uso das suas meias distancia. Quando em ataque o Porto deverá evitar a zona frontal, já que quer jogue Sissoko, quer jogue Mascherano, essa zona terá sempre um guardião, um mais físico (Sissoko) outro mais técnico (Mascherano).
A equipa não deverá andar muito longe da que venceu o Marítimo, até porque Helton, e Bosingwa não deverão estar aptos, Quaresma, Tarik e Lisandro têm resolvido, amanhã serão novamente as pontas de um ataque que se vai bater com Finnan, Agger, Carregher e Arbeloa.

Milan VS Benfica.
Quem já esteve no San Siro sabe que é um estádio especial, com uma arquitectura belíssima, e uma atmosfera, que nos jogos importantes do “Diavolo” de Milão, se torna num inferno.
Este novo Benfica têm cerca de um mês de trabalho em conjunto, a troca de Santos por Camacho, modificou muita coisa no plano táctico, dinâmico e mental da equipa, porem as lesões continuam a assombrar e a condicionar as escolhas do Espanhol, Luisão, David Luiz, Zoro, Nelson e nas vésperas do jogo em Itália Petiti estão K.O.. Este, tal como Camacho afirmou a quando do sorteio, é um bom jogo para aferir das reais capacidades do Benfica. Milan não necessita de apresentações, é apenas e só o Campeão europeu, e deverá manter os mesmo traços das ultimas épocas, experiência, frieza, segurança defensiva, tudo isto assente num futebol onde a bola vale ouro, e portanto a circulação da mesma é muito importante. Pirlo e Seedorf devem manter as batutas do jogo Rossonero, Ambrosini e Gatuto a fazer o trabalho sujo da recuperação de bola a meio campo quando em situação defensiva. Kaká, continuará a ser o corpo estranho a tudo isso, aquele com ordem, para dar os esticões no jogo da equipa, quando a bola chega a si, o único com ordem para jogar em anarquia, o “único” com ordem para fazer 10 golos na edição passada da liga dos campões, o “único” para ser o melhor do mundo da actualidade. Na Frente, tudo na mesma o estilo desajeitado de Inzaghi que em 3 oportunidades faz 2 golos, o mortífero Gilardino e goleador Ronaldo, que não pode jogar contra o Benfica. O Benfica terá que ter muita atenção ás subidas dos dois laterais Janklovski e Oddo, principalmente este último, que defende e ataca com a mesma facilidade, para isso contam com as coberturas aquando das suas subidas de Ambrosini e Gatuso. Completam a defesa, Nesta, Kaladze ou Maldini.
Camacho não é um homem de medos, e certamente vai tentar passar isso aos seus jogadores, e tentará manter os seus conceitos do seu futebol, rápido e pelas alas, servindo o ponta de lança. Quim, Luis Filipe, Katsouranis, Léo, Rui Costa (que grande homenagem deverá receber do povo rossonero) Di Maria, Cardozo, terão lugar garantido no onze, faltará um ou os dois centrais dependendo da posição que Katsouranis ocupe no campo (central ou trinco), um dos homens da ala Maxi ou Cristian dependendo da posição a ocupar por Di Maria.

A última vez que o Benfica de Camacho jogou em San Siro proporcionou um dos melhores jogos dos últimos anos, frente ao Inter, perdendo 4-3, mas jogando a um nível muito superior ao Inter de Mancini. Vamos ver até quanto alto já voa a águia


No jogo de inauguração do Complexo Alvalade xxl, o Sporting jogou contra o Manchester United e após esse jogo viu partir Cristiano Ronaldo para o seu adversário dessa noite. Entretanto Ronaldo cresceu tornou-se dos melhores jogadores do mundo e recentemente viu chegar ao pé de si outro produto de Alvalade, Nani. Ou seja, os adeptos do Sporting na noite de terça para quarta feira vão ter pesadelos com dois produtos da sua escola de formação.
O Manchester não está com o futebol mandão e avassalador que teve na época transacta, a maquina ainda não esta afinada, até por entraram jogadores novos com características diferentes, que levam mais algum tempo a entender as dinâmicas da equipa, Tevez será talvez o caso mais flagrante. Quem viu o Benfica vs Manchester rapidamente percebe que contra esta equipa, um erro defensivo poderá ser a diferença no jogo, é uma equipa que joga com uma experiência adquirida ao longo de anos de constantes participações nesta competição.
A defesa não é de modo algum imbatível, Van der Sar (guarda redes) e Rio Ferdinand (central) são os nomes mais sonantes e de maior qualidade, Evra (lateral esquerdo) é o defesa com mais ordem para arriscar, mas em Alvalade deverá estar mais contido.
No meio campo deverão alinhar Carrick, Scholes, Hargreaves, homens experientes a habituadíssimos e estas andanças e Ronaldo que dará a sua presença as alas da equipa. Giggs deverá ou jogar numa ala ou em apoio ao ponta de lança que de inicio será Tevez.
Dor de cabeça para meio campo e defesa leonina.
Paulo bento como é seu apanágio, não vai abdicar do seu losango, e as duvidas serão as mesmas Vukcevic ou Izmailov no quarteto de meio campo, Purovic ou Djaló na frente de ataque, na falta de Derlei.
Como referi atrás a defesa é o sector frágil dos Ingleses, não é tão consistente como por exemplo o sector defensivo de Chelsea ou Liverpool, será fundamental para o Sporting conseguir desposicionar Carrick, o homem que joga mais em apoio da defesa e mais posicional no meio campo Inglês, para isso a acção de Romagnoli será muito importante, de Liedson não é necessário falar porque todos sabem do peso do “Levezinho” no ataque Sportinguista. Outros dois factores que serão importantíssimos será em 1º lugar a luta que Miguel Veloso vai travar com Giggs ou Scholes no meio campo defensivo leonino, e a capacidade que os laterais e os médios interiores do losango terão para travar a investidas e Ronaldo, até porque o rendimento colectivo do Madeirense é muito superior quando joga com a camisola dos Red Devils.
Este jogo, parece-me a mim é muito mais importante para o Sporting do que para o Manchester, porque mesmo que os ingleses comecem mal, terão sempre jogos / tempo para recuperar e poucos imaginam que o Manchester, com maior ou menor dificuldade não passe este grupo, ao contrário dos leões que se passarem este grupo será já uma muito boa participação.