segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Analisando os grupos


Amanhã recomeçam as noites de gala do futebol europeu, volta a liga dos Campeões com as suas JOGADAS DE SONHO. Toda a Europa volta a colar-se em frente aos televisores para ver principalmente os seus clubes e sonhar chegar á final de Moscovo em 21 de Maio.

Pelo segundo ano consecutivo conseguimos pôr 3 clubes na fase de grupos desta competição, os três grandes fizeram o seu papel, e inscreveram os seus nomes entre os participantes.

Porto e a arte de não complicar.
À partida o Futebol Clube do Porto é a equipa portuguesa com a missão mais facilitada ou com o grupo aparentemente mais acessível, Marselha, Besiktas e Liverpool. Destes apenas o vice campeão europeu deverá por mais dificuldades ao Campeão nacional. Se o Porto cumprir a sua obrigação de ganhar em casa a Marselha e Besiktas, provavelmente bastará ganhar 3 pontos nas 3 deslocações que terá que realizar.
Da equipa do OM, destacam-se o holandês Zenden e o Cissé, quando jogam em casa o Velodrome de Marselha é um inferno para o adversário. Besiktas têm Rodrigo Tello e Ricardinho como nomes mais sonantes e mais uma vez o ambiente hostil criado pelos Turcos será uma carta a ser jogada. Liverpool não precisa de apresentação, quase todos nós sabemos os nomes que compõem o seu plantel, talvez o destaque vá para Gerrard por ser o capitão, é dificílimo não ceder ao You´ll never walk alone, dos adeptos reds.


Sporting, olhos nos olhos com os colossos.
O Sporting foi sem duvida a equipa que menos fortuna encontrou no sorteio, também era a equipa que se encontrava colocada numa posição mais baixa. Assim, tocou-lhe em sorte um muito acessível Dínamo de Kiev, uma histórica e ressurgida Roma, e o todo poderoso Manchester United. Sporting não deverá falhar o objectivo mínimo que será ficar no 3ª posto do grupo, mas para isso terá que jogar olhos nos olhos com Roma e Man United e não cometer os erros da época passada. Rebrov é o nome mais sonante da equipa Ucraniana, quanto ao restante plantel pouco ou nada se conhece. A Roma não alterou quase nada em relação á época transacta, assim continua a manter Totti como grande bandeira, Mancini, Aquilani, Taddei, De Rossi, Perrotta como peças importantes, e reforçou-se com Cicinho e Giuly. O Manchester United é aquilo que todos nós sabemos com os jogadores que todos sabemos, Cristiano Ronaldo, Nani, Tevez, Rooney, dão irreverência, Scholes, Giggs, Carrick, Hargreaves e Van der Sar a experiência, talvez o jogo em Inglaterra, pelo ambiente de Old Trafford seja o grande teste ao crescimento que o Sporting teve em dois anos de Paulo Bento.

Benfica, desequilibrar o equilíbrio.
O grupo D será um dos mais equilibrados da liga dos campeões desta época. A par dos encarnados da Luz estão o menos conhecido Ucranianos do Shakhtar, os já velhos conhecidos do Celtic e o eterno Milan. Para aqueles que pensam que o Shakhtar irá ser o bombo da festa do grupo, comecem a modar a sua ideia, esta equipa ucraniana conta nas sua fileiras com um leque de jogadores do nível de Ilsinho, Fernandinho, Brandão. Luiz Adriano, e as duas estrelas chegadas esta epoca Neri Castillo e Lucarelli. Celtic e Benfica defrontaram-se a época passada na fase de grupos, que o Celtic acabou por vencer seguido do Man United, portanto pelas bandas da luz já se sabe da importância da Nakamura e Vannegoor Hesselink nesta equipa, que conta ainda com o ex chelsea Jarosik. O Milan é daquelas equipas que não precisa de apresentação e basta de dizer que é o Campeão em titulo, e que para além de ter Dida, Maldini, Nesta, Oddo, Seedorf, Gatuso, Pirlo, Emerson, Gilardino, Inzaghi, e Ronaldo, têm no seu plantel aquele que para mim é o jogador mais completo (melhor) do mundo da actualidade, KaKá. O Benfica para passar este grupo terá que desequilibrar o equilíbrio existente entre si Shakhtar e Celtic.

A 12 de Dezembro saberemos quais os destinos que Benfica, Sporting e Porto traçaram para si.