quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Taça da (des)Liga

A primeira grande pergunta, que se devo fazer é: Que importância tem esta competição no contexto nacional?
A única resposta que me ocorre é ….nenhuma!
Reduziram o número de equipas na Primeira Liga e na Liga de Honra, apontando a falta de receitas, o cansaço das equipas, o aumento da competitividade, entre outros motivos. Criando esta competição, onde os principais clubes Portugueses demonstram interesse nulo. O maior exemplo disso, foi as posturas assumidas por Porto, Sporting e Benfica ontem nos seus jogos.
Sinceramente á mesma hora que Porto, Sporting e Benfica jogavam, por essa Europa fora disputaram-se jogos de outros campeonatos. Com um electrizante Palermo vs Milan e com Messi a dar um autentico recital no Nou Camp diante o Saragoça, como é que poderia perder tempo a ver as segundas equipas de Porto, Sporting e Benfica jogarem ou melhor arrastarem-se no campo.
Se pensavam gerar mais receitas para os clubes nesta competição, esqueçam vi os resumos dos jogos e com excepção de Guimarães, onde se criou uma cultura clubista e de ida ao futebol por parte dos cidadãos Vimaranenses, e em Fátima porque sendo um clube não habituado a estas andanças com população que poucas vezes podem ver ao vivo um grande do futebol português. Na Amadora estavam os fieis e pouco mais, certamente quando for para o campeonato, as bancadas estarão mais compostas.
No jogo jogado, Estrela sem fazer um grande jogo caiu injustamente nos penalty`s após ver assinalado contra si um penalty inexistente, Fátima equipa bem organizada que perante um min – Porto, levou o jogo para a lotaria e ganhou, em Guimarães o jogo foi mais corrido que um jogo treino, mas mesmo assim, podiam ter logo passado aos penaltys.

Ps: Em Barcelona cada vez que a bola vai para a ala onde se encontra Messi, o publico levanta-se e ouve um aumentar dos decibéis de ruído. Eles sabem que dali pode sempre sair uma jogada de sonho. Ontem mais dois golos, o primeiro então de com um misto de classe, talento, precisão. Para os que pensaram que tinha sido sorte, ele fez um segundo quase igual, para que se duvidas houvessem, elas ficassem dissipadas.
Ps2: Inesta, Não sabe jogar mal

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

ossos para roer...



Porto VS Liverpool
O Dragão veste-se de gala para receber um dos maiores e melhores clubes do mundo, e seria importante para as contas finais de grupo começar bem. Porém Jesualdo sabe que não pode jogar demasiadamente aberto contra uma equipa que conta com um poder de fogo, de homems com Gerrard, Fernando Torres, Kuyt, Crouch e Voronin.
Jesualdo Ferreira deverá optar pelo seu sistema mais habitual o 4*3*3, mas pedindo aos seus dois extremos mais capacidade defensiva na hora da perda de bola. Paulo Assunção, Raul Meireles e Lucho terão que se bater com Xabi Alonso, Sissoko ou Marcherano e claro Gerrard que deverá recuperar para estar em campo. Na frente tudo depende de como Rafael Benitez queira jogar, ou mais directo e lança o gigante Crouch e Kuyt que tem melhor jogo a aéreo, ou no caso de querer trabalhar mais a bola ou em contra ataque, Torres e Voronin, porque certamente o 4*4*2 tradicional será o esquema táctico a apresentar, o certo é que dos 4, dois deles jogarão. Um aspecto importante desta equipa inglesa, as subidas do lateral Arbeloa, pelo seu flanco, servindo quase sempre bem os pontas de lança. Mais um aspecto a ter atenção pelos azuis e brancos, a facilidade nas transições defesa ataque, normalmente conduzidas por Xabi Alonso, que depois juntamente com Gerrard aparecem em apoio aos avançados fazendo uso das suas meias distancia. Quando em ataque o Porto deverá evitar a zona frontal, já que quer jogue Sissoko, quer jogue Mascherano, essa zona terá sempre um guardião, um mais físico (Sissoko) outro mais técnico (Mascherano).
A equipa não deverá andar muito longe da que venceu o Marítimo, até porque Helton, e Bosingwa não deverão estar aptos, Quaresma, Tarik e Lisandro têm resolvido, amanhã serão novamente as pontas de um ataque que se vai bater com Finnan, Agger, Carregher e Arbeloa.

Milan VS Benfica.
Quem já esteve no San Siro sabe que é um estádio especial, com uma arquitectura belíssima, e uma atmosfera, que nos jogos importantes do “Diavolo” de Milão, se torna num inferno.
Este novo Benfica têm cerca de um mês de trabalho em conjunto, a troca de Santos por Camacho, modificou muita coisa no plano táctico, dinâmico e mental da equipa, porem as lesões continuam a assombrar e a condicionar as escolhas do Espanhol, Luisão, David Luiz, Zoro, Nelson e nas vésperas do jogo em Itália Petiti estão K.O.. Este, tal como Camacho afirmou a quando do sorteio, é um bom jogo para aferir das reais capacidades do Benfica. Milan não necessita de apresentações, é apenas e só o Campeão europeu, e deverá manter os mesmo traços das ultimas épocas, experiência, frieza, segurança defensiva, tudo isto assente num futebol onde a bola vale ouro, e portanto a circulação da mesma é muito importante. Pirlo e Seedorf devem manter as batutas do jogo Rossonero, Ambrosini e Gatuto a fazer o trabalho sujo da recuperação de bola a meio campo quando em situação defensiva. Kaká, continuará a ser o corpo estranho a tudo isso, aquele com ordem, para dar os esticões no jogo da equipa, quando a bola chega a si, o único com ordem para jogar em anarquia, o “único” com ordem para fazer 10 golos na edição passada da liga dos campões, o “único” para ser o melhor do mundo da actualidade. Na Frente, tudo na mesma o estilo desajeitado de Inzaghi que em 3 oportunidades faz 2 golos, o mortífero Gilardino e goleador Ronaldo, que não pode jogar contra o Benfica. O Benfica terá que ter muita atenção ás subidas dos dois laterais Janklovski e Oddo, principalmente este último, que defende e ataca com a mesma facilidade, para isso contam com as coberturas aquando das suas subidas de Ambrosini e Gatuso. Completam a defesa, Nesta, Kaladze ou Maldini.
Camacho não é um homem de medos, e certamente vai tentar passar isso aos seus jogadores, e tentará manter os seus conceitos do seu futebol, rápido e pelas alas, servindo o ponta de lança. Quim, Luis Filipe, Katsouranis, Léo, Rui Costa (que grande homenagem deverá receber do povo rossonero) Di Maria, Cardozo, terão lugar garantido no onze, faltará um ou os dois centrais dependendo da posição que Katsouranis ocupe no campo (central ou trinco), um dos homens da ala Maxi ou Cristian dependendo da posição a ocupar por Di Maria.

A última vez que o Benfica de Camacho jogou em San Siro proporcionou um dos melhores jogos dos últimos anos, frente ao Inter, perdendo 4-3, mas jogando a um nível muito superior ao Inter de Mancini. Vamos ver até quanto alto já voa a águia


No jogo de inauguração do Complexo Alvalade xxl, o Sporting jogou contra o Manchester United e após esse jogo viu partir Cristiano Ronaldo para o seu adversário dessa noite. Entretanto Ronaldo cresceu tornou-se dos melhores jogadores do mundo e recentemente viu chegar ao pé de si outro produto de Alvalade, Nani. Ou seja, os adeptos do Sporting na noite de terça para quarta feira vão ter pesadelos com dois produtos da sua escola de formação.
O Manchester não está com o futebol mandão e avassalador que teve na época transacta, a maquina ainda não esta afinada, até por entraram jogadores novos com características diferentes, que levam mais algum tempo a entender as dinâmicas da equipa, Tevez será talvez o caso mais flagrante. Quem viu o Benfica vs Manchester rapidamente percebe que contra esta equipa, um erro defensivo poderá ser a diferença no jogo, é uma equipa que joga com uma experiência adquirida ao longo de anos de constantes participações nesta competição.
A defesa não é de modo algum imbatível, Van der Sar (guarda redes) e Rio Ferdinand (central) são os nomes mais sonantes e de maior qualidade, Evra (lateral esquerdo) é o defesa com mais ordem para arriscar, mas em Alvalade deverá estar mais contido.
No meio campo deverão alinhar Carrick, Scholes, Hargreaves, homens experientes a habituadíssimos e estas andanças e Ronaldo que dará a sua presença as alas da equipa. Giggs deverá ou jogar numa ala ou em apoio ao ponta de lança que de inicio será Tevez.
Dor de cabeça para meio campo e defesa leonina.
Paulo bento como é seu apanágio, não vai abdicar do seu losango, e as duvidas serão as mesmas Vukcevic ou Izmailov no quarteto de meio campo, Purovic ou Djaló na frente de ataque, na falta de Derlei.
Como referi atrás a defesa é o sector frágil dos Ingleses, não é tão consistente como por exemplo o sector defensivo de Chelsea ou Liverpool, será fundamental para o Sporting conseguir desposicionar Carrick, o homem que joga mais em apoio da defesa e mais posicional no meio campo Inglês, para isso a acção de Romagnoli será muito importante, de Liedson não é necessário falar porque todos sabem do peso do “Levezinho” no ataque Sportinguista. Outros dois factores que serão importantíssimos será em 1º lugar a luta que Miguel Veloso vai travar com Giggs ou Scholes no meio campo defensivo leonino, e a capacidade que os laterais e os médios interiores do losango terão para travar a investidas e Ronaldo, até porque o rendimento colectivo do Madeirense é muito superior quando joga com a camisola dos Red Devils.
Este jogo, parece-me a mim é muito mais importante para o Sporting do que para o Manchester, porque mesmo que os ingleses comecem mal, terão sempre jogos / tempo para recuperar e poucos imaginam que o Manchester, com maior ou menor dificuldade não passe este grupo, ao contrário dos leões que se passarem este grupo será já uma muito boa participação.

Analisando os grupos


Amanhã recomeçam as noites de gala do futebol europeu, volta a liga dos Campeões com as suas JOGADAS DE SONHO. Toda a Europa volta a colar-se em frente aos televisores para ver principalmente os seus clubes e sonhar chegar á final de Moscovo em 21 de Maio.

Pelo segundo ano consecutivo conseguimos pôr 3 clubes na fase de grupos desta competição, os três grandes fizeram o seu papel, e inscreveram os seus nomes entre os participantes.

Porto e a arte de não complicar.
À partida o Futebol Clube do Porto é a equipa portuguesa com a missão mais facilitada ou com o grupo aparentemente mais acessível, Marselha, Besiktas e Liverpool. Destes apenas o vice campeão europeu deverá por mais dificuldades ao Campeão nacional. Se o Porto cumprir a sua obrigação de ganhar em casa a Marselha e Besiktas, provavelmente bastará ganhar 3 pontos nas 3 deslocações que terá que realizar.
Da equipa do OM, destacam-se o holandês Zenden e o Cissé, quando jogam em casa o Velodrome de Marselha é um inferno para o adversário. Besiktas têm Rodrigo Tello e Ricardinho como nomes mais sonantes e mais uma vez o ambiente hostil criado pelos Turcos será uma carta a ser jogada. Liverpool não precisa de apresentação, quase todos nós sabemos os nomes que compõem o seu plantel, talvez o destaque vá para Gerrard por ser o capitão, é dificílimo não ceder ao You´ll never walk alone, dos adeptos reds.


Sporting, olhos nos olhos com os colossos.
O Sporting foi sem duvida a equipa que menos fortuna encontrou no sorteio, também era a equipa que se encontrava colocada numa posição mais baixa. Assim, tocou-lhe em sorte um muito acessível Dínamo de Kiev, uma histórica e ressurgida Roma, e o todo poderoso Manchester United. Sporting não deverá falhar o objectivo mínimo que será ficar no 3ª posto do grupo, mas para isso terá que jogar olhos nos olhos com Roma e Man United e não cometer os erros da época passada. Rebrov é o nome mais sonante da equipa Ucraniana, quanto ao restante plantel pouco ou nada se conhece. A Roma não alterou quase nada em relação á época transacta, assim continua a manter Totti como grande bandeira, Mancini, Aquilani, Taddei, De Rossi, Perrotta como peças importantes, e reforçou-se com Cicinho e Giuly. O Manchester United é aquilo que todos nós sabemos com os jogadores que todos sabemos, Cristiano Ronaldo, Nani, Tevez, Rooney, dão irreverência, Scholes, Giggs, Carrick, Hargreaves e Van der Sar a experiência, talvez o jogo em Inglaterra, pelo ambiente de Old Trafford seja o grande teste ao crescimento que o Sporting teve em dois anos de Paulo Bento.

Benfica, desequilibrar o equilíbrio.
O grupo D será um dos mais equilibrados da liga dos campeões desta época. A par dos encarnados da Luz estão o menos conhecido Ucranianos do Shakhtar, os já velhos conhecidos do Celtic e o eterno Milan. Para aqueles que pensam que o Shakhtar irá ser o bombo da festa do grupo, comecem a modar a sua ideia, esta equipa ucraniana conta nas sua fileiras com um leque de jogadores do nível de Ilsinho, Fernandinho, Brandão. Luiz Adriano, e as duas estrelas chegadas esta epoca Neri Castillo e Lucarelli. Celtic e Benfica defrontaram-se a época passada na fase de grupos, que o Celtic acabou por vencer seguido do Man United, portanto pelas bandas da luz já se sabe da importância da Nakamura e Vannegoor Hesselink nesta equipa, que conta ainda com o ex chelsea Jarosik. O Milan é daquelas equipas que não precisa de apresentação e basta de dizer que é o Campeão em titulo, e que para além de ter Dida, Maldini, Nesta, Oddo, Seedorf, Gatuso, Pirlo, Emerson, Gilardino, Inzaghi, e Ronaldo, têm no seu plantel aquele que para mim é o jogador mais completo (melhor) do mundo da actualidade, KaKá. O Benfica para passar este grupo terá que desequilibrar o equilíbrio existente entre si Shakhtar e Celtic.

A 12 de Dezembro saberemos quais os destinos que Benfica, Sporting e Porto traçaram para si.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Lideres precisam-se


Todos nós, admiradores deste fantástico jogo, que muitos apaixona pelo mundo fora, temos um pouco de treinadores, todos nós temos os nossos ideais de jogo, de jogadores, preferência ou simpatia por esta ou aquela equipa.

Aquando do sorteio para esta fase de qualificação para o europeu, todos sorrimos quando conhecemos o grupo de selecções que nos tinha calhado em sorte. Selecções quase todas elas da classe média baixa do futebol europeu, apesar de algumas delas já terem feito brilharetes no futebol de antigamente (Polónia, Bélgica, Servia (Jugoslávia) e com um pouco de esforço incluímos a Finlândia neste grupo). Portanto o apuramento ia ser conseguido facilmente e em 2008 lá estaríamos nós a defender o nosso 2ª lugar e a atacar o título que nos fugiu em Lisboa. O Facto é que a 4 jogos do fim, estamos envolvidos numa luta a 4 de onde se apurarão 2 selecções.

Desde o início que demonstramos dificuldades, principalmente nos jogos fora de casa, mas esta dupla jornada caseira (Luz e Alvalade) pôs a nu todas as carências colectivas actuais da nossa selecção nacional.
Porem antes de falar dessa carências colectivas, acho importante focar um aspecto importante que se refere as selecções antes da era “Filipão”.

A nossa chamada geração de ouro, demorou ela a chegar as fases finais de europeus (apenas uma passagem pelo euro em Inglaterra que a Republica Checa deitou a baixo) e mundiais, atravessou em conjunto esse longo caminho que foi formar uma equipa, um grupo, mas quando o fizeram, deliciaram-nos a nós e ao mundo com um futebol ao nível dos melhores da Europa. O facto de terem falhado tantas vezes, fez com que aquele europeu na Holanda fosse um grito de revolta de uma selecção feita por jogadores lideres, quase todos eles, jogadores que não se escondiam e que nas horas de aperto, mostravam carácter, Figo, Rui Costa, Paulo Sousa, Fernando Couto, Paulo Bento, serão talvez os maiores exemplos do que pretendo referir quando falo em liderança. Era um grupo que por ter crescido junto se conhecia, e eram poucos os inexperientes que tinham acesso a uma convocatória nacional, e certamente sentiam-se protegidos porque se algo corresse mal, a culpa seria sempre dos jogadores consagrados, que referi anteriormente.

Aos poucos essa geração foi-se retirando, e foram aparecendo novos talentos, Simão Tiago, Miguel, Deco, Maniche, e os expoentes máximos Ronaldo e Quaresma. Figo foi a ultima ligação entre a equipa que tão bem jogou o Euro na Holanda, e por exemplo a equipa que ontem empatou com a Servia. Figo foi o último grande líder dentro de campo da selecção nacional, Figo foi o ultimo de uma geração de líderes que a nossa selecção teve num passado recente.

Num dos últimos textos publicados neste blog referi-me brevemente á evolução do futebol de Cristiano Ronaldo na selecção, quando jogou ao lado de Figo e á sua actual regressão, voltou a tornar-se o jogador individualista que era quando apareceu na equipa das quinas, esse individualismo foi “cortado” em parte pela presença de Figo em campo.
Hoje os “miúdos” como Ronaldo, Quaresma, Nani, e subsequentemente a equipa está órfã de liderança dentro de campo, tem muito talento natural, mas falta-lhe jogadores com a maturidade, com o comando de um Figo, de um Rui Costa, de um Paulo Sousa, falta-lhe alguém que lhes ensine a correr como deve ser. Se repararem quase todos os jogadores quando atingem a sua plenitude de maturidade futebolística, passam a correr menos, mas parece que estão em todo o lado, sabem os segredos quer da sua posição quer das posições dos seus colegas, é isso que eu chamo saber correr dentro do campo, correm pouco, mas parece que correm Km durante o jogo.
É o jogador que na hora em que é preciso atacar em força dá o exemplo, é o jogador que quando é necessário guarda uma vantagem, consegue fazer com que toda a equipa a consiga guarda a bola longe da sua baliza, é o jogador que sem falar muito, naturalmente guia e traça os caminhos da equipa.

É esse tipo de jogadores que actualmente faz falta na selecção nacional, como já disse talento há, mas falta esse tipo de jogador ou jogadores, tínhamos tantos, agora temos falta.

Falar de Scolari numa altura destas é estar a chover no molhado, Scolari têm as mesmas qualidades e defeitos de 4/5 anos atrás, teve o mérito de ter formado um bom grupo na altura que chegou, formou a tão famosa família “Scolari”, e puxou o povo de novo para perto da selecção depois da decepção que tinha sido o mundial da Coreia / Japão.
Desde muito cedo vimos e constatamos que Scolari tem grandes problemas na leitura de jogo a partir do banco, e isso só não saltava mais a vista porque normalmente chegávamos aos períodos decisivos das partidas com a vitória quase garantida, e que nos períodos de aperto, prefere recuar e pôr trancas á porta, mas uma coisa é ter numa equipa, os tais jogadores que tem a maturidade suficiente para saberem o que devem fazer, em cada momento do jogo e outra é simplesmente não tê-los.

Scolari por duas vezes nos últimos dois jogos, em vantagem mínima, optou por recuar e jogar em contra ataque, quando poderia ter tentado defender o resultado no campo adversário, arriscando-se até em aumentar a vantagem. Não se pode queixar do erro do arbitro, pois quer Polónia, quer Servia fizeram por merecer o Empate quando em desvantagem, e nós só nos podemos queixar, de não ter feito pela vitoria quando já estávamos em vantagem. Deve ter sido por treinadores como Scolari que nasceu o provérbio que a melhor defesa é o ataque.

As carências da equipa são obvias, joga muito longe entre sectores, e o sector defensivo perdeu coesão, sem a dupla Ricardo Carvalho e Jorge Andrade. No meio campo Deco está num período menos bom, talvez criado pela instabilidade criada á sua volta dentro do seu clube, a juntarmos a isso a indefinição permanente de quem será o 3 homem no meio campo (Maniche, Tiago, João Moutinho). Apesar de jogar com extremos a equipa chega muito poucas vezes á linha para servir os seus pontas de lança. Na frente desde a saída do amado e odiado Pauleta, nunca mais ninguém consegui agarrar definitivamente o lugar, Nuno Gomes transpira desconfiança, Postiga desconfiança transpira, Hugo Almeida não é aposta. Dá para fazer um clone de Fernando Gomes, Néné ou Rui Jordão? Temos que começar a produzir pontas de lança urgentemente, o objectivo do jogo é o golo.

Ps: não tenho duvidas que vamos estar no próximo europeu, mas depois da mão pesada que a UEFA vai ter em consequências da atitude que Scolari teve no final da partida, pode-se dizer que está aberta a porta para a não negociação da renovação do seu contrato.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Ambição onde andas tu....?


O arbitro apita para o Intervalo do Portugal vs Polónia, os jogadores Portugueses saem cabisbaixo para o seu balneário, certamente sentaram nos seus lugares e olharam uns para os outros, pensaram, isto não está a acontecer, quem é que nos pôs neste filme?
Scolari terá chegado, refeito a táctica, dados uns incentivos aos seus jogadores e mandou-os para o campo outra vez.
Vi a reentrada das equipas para a segunda parte, e para ser sincero, não cri na reviravolta, como também para continuar a ser sincero, actualmente não creio nesta nossa selecção. Perdemos o que nos fez chegar a vice campeões europeus e quartos mundiais, perdemos AMBIÇÂO.
Jogadores como Luis Figo, Rui Costa, Ricardo Carvalho, Deco, Jorge Andrade e outros, chegaram aos clubes onde chegaram, porque para além do talento natural e trabalhado, são certamente pessoas ambiciosas de vencerem na profissão que escolheram.
A vontade de ganhar e o jogar sempre para ganhar ajuda a manter os níveis de ambição elevados, Scolari pecou desde o inicio ao declarar que “Portugal para se qualificar bastaria ganhar em casa e empatar fora”, se um líder de uma equipa afirma isto aos seus jogadores está-lhes a amputar logo á partida parte dessa ambição. Logo numa altura em que os factores psicológicos, têm tanta importância nos desportos.


Cristiano Ronaldo é sem duvida um dos melhores jogadores do mundo, mas enquanto dividiu o lugar de estrela da selecção com Luís Figo, e talvez pela presença deste na equipa nacional, consegui gradualmente ir pondo o seu futebol ao serviço do colectivo. Figo foi e deve continuar a ser um exemplo para Cristiano, porque Luís, consegui por o seu talento natural ao serviço do colectivo. Cristiano estava a consegui gradualmente faze-lo, no entanto após a saída do antigo 7, regrediu e voltou a individualizar o seu futebol, voltou a fazer do rectângulo de jogo um circo de malabarismos, que resultam em nada de produtivo para o colectivo. Scolari terá que rever esta situação rapidamente, uma equipa são 11, não 10 mais 1.

Depois do “excelente” empate contra a Polónia, segue-se uma Servia ainda mais dura de roer, e ainda mais equipa, penso mesmo que se não voltarmos a recuperar o espírito de equipa e a ambição que falei anteriormente, que estava bem presente num passado recente, podemos correr o risco de seguir o próximo europeu pela televisão.

Ps: A relva da Luz também estava má….? È que pela qualidade do futebol apresentado parecia…

Ps: selecção de Rugby, vejam o orgulho com que cantaram "A Portuguesa", Amadores - Profissionais

http://www.youtube.com/watch?v=B1exk6jpal0

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Rápidas do fim de semana

Vitórias sem grandes dificuldades dos 3 grandes, principalmente Porto e Benfica. Dominadores, mandões.

Boavista, continua sem ganhar, empata fora perde em casa.

Makukula vai fazer falta ao Marítimo no Dragão

Fajardo, belo início de campeonato, descobriu veia goleadora, que para si era importante manter.

Grande cruzamento de Vukcevic para o golo de Liedson

Atenção á dupla atacante do Palermo, Amauri que já lá estava e Miccoli, na pré época fizeram miséria em muitos relvados, e parece que querem continuar, vejam o que os dois fizeram ao Livorno este fim-de-semana.

Real Madrid, grande jogo em Villareal, será para continuar?

Liverpool. Não cai e começa a preocupar Mourinho e Ferguson