segunda-feira, 25 de maio de 2009

O meu 11 e suplentes


Fim do campeonato nacional hora de balanço e contas. Hora de ver quais foram os melhores, as desilusões e as revelações.
Começo com aquele que para mim foi o 11 desta super liga Sagres, mais 7 suplentes.

Na Baliza Bracali, com a saída de Diego Benaglio assumiu finalmente a titularidade, um dos responsáveis pela boa época alvi negra, na lateral direita penso que é unânime, quem viu Maxi Pereira jogar naquela que para é a sua posição natural (já o dizia a época transacta), e onde mais pode render, foi de longe o melhor lateral direito desta super liga.
Para o centro de defesa Bruno Alves, capitão e defesa goleador portista, e a “revelação” Carriço, escolho-o em detrimento de Miguel Vítor e Sidnei, por ter feito uma sequência de jogos maior e ter relegado para o banco (e talvez para o esquecimento Tonel), no entanto os dóis jovens centrais encarnados figuram na lista de 7 suplentes, pela qualidade que demonstraram quando foram chamados, o Português foi a confirmação depois da época na Vila das Aves, o Brasileiro num ano em que pouca gente repara que tem já época e meia nas pernas. Para a lateral esquerda inevitavelmente Cissokho, a sua chegada mudou principalmente a consistência defensiva portista, e deu-lhe aplitude ofensiva pelo corredor esquerdo, o ressurgimento de Cristian Rodriguez como peça importante no futebol Portista, tem o seu importante contributo.
Para o lado direito do meio campo, escolho Izmailov, para mim o motor do meio campo Leonino, pela forma como defende, ataca, dá coberturas, aparece a chutar, para mim o jogador mais difícil para bento substituir no seu losango, Lucho, não terá sido o melhor de “El Comandante”, provavelmente outros dirão e talvez com uma certa razão que Meireles esteve melhor que o Argentino nesta época, mas Lucho na minha óptica, mudou e prejudicou o seu futebol, em prol do colectivo, percebendo que tinha que jogar uns metros mais atrás, e aparecer menos em zonas de finalização, e em determinados jogos aparecendo mais como médio direito do que médio organizador. De qualquer das Lucho não sabe jogar mal, e merece por tudo o que já fez estar na equipa ideal desta liga. Para jogar no meio campo nesta minha equipa dos melhores da liga 2008/09, ao lado de Lucho, escolho Luís Aguiar, nos pés do seu futebol, esteve grande parte do mérito do 5º lugar Bracarense, médio criativo, capaz actualmente de jogar de área a área, foi dos melhores desta campeonato, só terá que conseguir melhorar num aspecto, para poder dar o salto no seu futebol, apenas 1 golo num médio que chega tantas vezes próximo a área, parece-me pouco, mas dou-lhe o beneficio da dúvida
Para a esquerda do meio campo, talvez aquela que será a minha escolha mais controversa, Quem teve o prazer de ver Reyes jogar ao vivo, percebe que tecnicamente é dos melhores, e para aqueles que dizem que não defende, nada me parece mais errado, viu-o sempre disponível para correr atrás da bola. O Benfica desta época dói Reyes dependente, por alguma razão esta entre os 1ºs na lista dos que têm mais assistências. È de outro campeonato, de outra inteligência, e esteve presente nos melhores momentos do Benfica desta época, será um erro deixa-lo partir.
Para a frente de ataque, as duas maiores revelações desta liga, Hulk é aos 22 anso, força, técnica, velocidade, finalização, num determinado momento da época, quando era preciso algo de diferente no jogo, Hulk fazia-o 8 golos que aumentam a fasquia para o incrível na próxima época. Ao seu lado a maior revelação deste campeonato Nené, vindo do Ipantiga onde estava emprestado pelo cruzeiro, foi apenas e só o melhor marcador do liga, com 20 golos numa equipa como o Nacional, que não cria tantas oportunidades por jogo, com criam o 3 grandes. Nené fez golos com o pé direito, com o pé esquerdo, de cabeça, de livre, e por ai fora, é impossível não estar em todas as equipas ideias desta campeonato, aos 25 anos deu-se a conhecer na Europa, caso fique na Madeira ou rume para outras paragens Nacionais, sabe que os holofotes estarão virados para si desde o 1º minuto da época 2009/10.

Suplentes:

Para suplente a confirmação de Beto, guarda redes do Leixões, apesar de alguns momentos menos bons, foi a base de uma equipa que durante muito tempo foi apontada como equipa sensação do campeonato. Os dois defesas que escolhi, já os revelei mais em cima, e os porquês da minha escolha, Miguel Victor e Sidnei, estilos diferentes a mesma eficácia, aos 19 anos conseguiram fazer o seu dever num equipa e num clube como o Benfica. Como médio suplentes Raul Meireles, penso que não será preciso grandes justificações, e Ruben Amorim, num ano em que se apontava o Benfica como as equipa das “Estrelas” e onde Ruben seria figura secundária, acabou por ser indiscutível para Quique, fazendo 31 jogos. Confirmou o que já fazia em Belém, num clube com muito maior dimensão e projecção.
Para avançados como suplentes Liedson, eterno goleador Sportinguista, o fazedor de golos do nada, e um dos maiores erros da Quique, Cardozo, avançado a que todos reconhecem limitações (velocidade, só usar o pé direito, pouca capacidade de combate apesar da envergadura física), no entanto a maior deficiência de “Tacuara” é fazer golos, muitos golos, quando bem servido, mal jogou na 1º volta e na 22ª jornada tinha 7 golos marcados em pouquíssimas aparições no onze inicial encarnado, Suazo lesionou-se a 21 de Março, no dia 5 de Abril e Benfica deslocava-se á Reboleira e Cardozo assinava os primeiros 2 golos num total de 10 que marcaria em 8 jogos. Caso para perguntar que fazia este matador no banco?

Uma palavra para um jogador apenas, Numa altura em que as coisas não pareciam estar bem pelos Barreiros, apareceu um jovem Senegalês, vindo da equipa B Maritimista Papa Babacar (Baba), que em 26 jogos fez 10 golitos?? que deram outra tranquilidade aos treinadores e adeptos que estavam a ver correr muito mal as coisa. Não aparece nem nos meu onze dos melhores da liga, nem nos suplentes, mas ficarei atento para ver o que conseguirá fazer Baba no próximo ano.

Nenhum comentário: