quinta-feira, 28 de maio de 2009

"més que un club", uma filosofia de futebol

Em crianças todos nós jogamos ás “escondidas”, jogo com regras de fácil compreensão, que poderia ser jogado em qualquer rua, onde houvesse espaços, que nos pudéssemos esconder. Não sei que nome terá esse jogo na Argentina, mas é a segunda vez que vejo o mesmo Argentino, faze-lo num campo de futebol, a 1ª foi no dia 2 de Maio em Madrid, no Real Madrid 2 - Barcelona 6. Messi jogou ás escondidas com os defesas e médios Ingleses, o Barcelona jogou ao esconde a bola com o United.

Os jogos muitas vezes começam nas palestras, nas palavras que os treinadores dizem dias, horas ou mesmo minutos antes dos jogos.
Nunca saberemos o que Ferguson e Guardiola disseram aos seus jogadores, mas estou certo que os jogadores do Barcelona entenderam melhor a mensagem de Guardiloa.

Não vale a pena agora perguntar, o que teria sido o jogo se Ronaldo nos 1ºs 10 minutos tivesse transformado um dos seus remates á baliza de Valdês em golo. Tinha escrito na minha antevisão ao jogo que para mim eram duas equipas com filosofias de ataque, mas com dinâmicas diferentes, a diferença esteve precisamente ai, Ferguson terá renunciado um pouco da sua dinâmica, Guardiola não. Passo a explicar.

O Manchester é por norma uma equipa que gosta de jogar com ataques rápidos seja com transições em posse e circulação, seja com lançamentos longos. Ontem pelo esquema apresentado (que a mim não surpreendeu) o United optou quase sempre por tentar ataques rápidos através de lançamentos longos, e se isso resultou durante os 10 minutos iniciais, após a defensiva do Barcelona ter acertado as marcações e movimentações, essa dinâmica deixou de resultar, devido ao facto de ter passado a existir muito espaço entre os 3 médios centros Carrick, Anderson e Giggs e os avançados/ médios alas Rooney e Park, já para não falar de Ronaldo, a distância entre Carrick o mais recuado de todos e Ronaldo era quase tão grande como os Km que distanciam Roma de Manchester. Ora isso não costuma acontecer quando o United joga desta forma, os médios normalmente jogam subidos para poder ganhar a bola em zona subida do campo, mas deste vez presos entre a indecisão de não desguarnecer a zona central do campo, e assim dar ainda mais liberdade a Messi, e subirem para ganhar a bola em zona alta, ficava presos entre uma coisa e outra, e acabam por optar por manter as suas posições defensivas. Ferguson tentou decalcar um pouco o jogo do Dragão, mas convenhamos que a qualidade técnica e individual do Porto está a anos luz do meio campo / ataque do Barcelona. Pessoalmente gosto mais de ver o Manchester a jogar em posse e circulação de bola, aliás é assim que abordam os jogos normalmente, mas para isso era necessário Scholes, médio capaz de saltar etapas na construção de jogo e rapidamente colocar a bola no campo de ataque próximo dos avançados, o “Cenoura”, que só entrou aos 75 minutos com o resultado em 0- 2. Num futuro próximo Anderson também o fará com a mesma qualidade e eficácia do Scholes, mas ontem não consegui.

Guardiola sabia que corria o risco de não ter Iniesta e Henry nas melhores condições para este jogo, mas Guardiola sabia que era a final, e que estando minimamente bem, nem o Espanhol nem o Francês com a experiencia e qualidade que têm o deixariam mal.
Aliás para Guardiola tentar repetir a fórmula de Madrid era fundamental que os dois estivessem em campo, assim como era fundamental ter um lateral ofensivo, dai a opção por Sylvinho, no lugar do esperado Keita (nunca acreditei na possibilidade Keita a lateral). O Barcelona é na sua dinâmica colectiva uma equipa de posse e circulação, Ferguson afirmou depois do jogo que “Xavi e Iniesta podem ficar com a posse de bola numa noite inteira”, mas não é só Xavi e Iniesta, é toda a equipa do Barcelona, eles são apenas e só os dois “gémeos” (génios) do meio campo que, são os pivot dessa posse de bola, os que marcam os ritmos, as mudanças de flanco, os momentos de atacar a baliza, os momentos de esconder a bola e o jogo, para enervar ou acalmar o adversário. Ao lado de Xavi e Iniesta, Busquets parecia um vetereno ou um fora de série, foi a maior prova do que acabo de escrever.
Depois há Messi, a quem Guardiola voltou a dar a oportunidade de jogar como falso ponta de lança, colocando Henry na esquerda e Eto´o na direita como tinha feito em Madrid. E Messi voltou a deixar os centrais a falar sozinhos (Ferdinand e Vidic) e a jogar ás escondidas com o médios, voltou aparecer nas costas dos médios defensivos, de onde sai, para receber a bola e criar desequilíbrios tentando servir Henry e Eto´, aliás o 1º golo do Barcelona é o melhor exemplo disso, mas ai Iniesta fez de Messi. E no 2º golo, os centrais estavam tão habituados a ele não estar na zona de acção deles, que na 2ª vez que por lá apareceu, foi milimetricamente servido por Xavi, e fez golo.
Para além disso, Messi é técnica, velocidade, criatividade, drible, é domínio de bola, é passe e recepção, é visão de jogo, é um “extraterrestre”, na equipa que melhor futebol pratica, actualmente por esse mundo fora. É e será sempre a filosofia das gentes de Barcelona, querer que as suas equipas joguem bom futebol, preferem perder jogando bem, que ganhar jogando mal, é devido a isso, que treinadores apesar de ganhadores, foram demitidos, mais que um clube…uma filosofia de futebol, de bom futebol.

Foi um jogo que todos os treinadores, que gostam que as suas equipas gostem de jogar em posse e circulação de bola no meio campo adversário, devem guardar para mostrar, o Barcelona fez isso na perfeição durante 80 minutos de um jogo, que era apenas e só a final da mais importante competição de clubes da Europa.
A Bola escreveu na edição de hoje na página 6 “A arte de jogar rápido dando a sensação de tudo ser feito com lentidão”, descreve perfeitamente a forma de jogar deste Barça, isto porque além dos seus jogadores correrem muito, sabem para onde correr e quando correr.

Nota final para o duelo particular entre Ronaldo e Messi. Sempre concordei que Ronaldo é o melhor do mundo, porque Messi é extra terrestre (não deveria contar nas votações para a eleição do melhor do mundo) e aquele que mais se aproxima dele (Messi) é….Kaká…




Nenhum comentário: