sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Olhar os Grandes lll - Porto


Começo este texto com uma pergunta. Quem sabe quantos e quais os nomes de todos os jogadores que o Porto adquiriu esta época? Porto foi dos 3 Grandes aquele que a uma semana do início do campeonato, mais e maiores indefinições tem no plantel. Jorginho, Postiga, Tarik, Fernando, Lino, Edgar, saem ou ficam? Lucho é vendido ou não?
Alguns vinham só para treinar e serem emprestados, acabaram por agradar e até podem encaixar, outros já tiveram mesmo de fora e voltaram a entrar, outros eram quase intocáveis, e podem acabar por não ficar, começou assim o Porto 2007/2008

Se juntarmos a estas indefinições a intenção de Jesualdo de apostar um pouco mais no 4*4*2 para um maior numero de jogos esta época, talvez agora um pouco posto de parte pela lesão do recém chegado Farias, ora este sistema é o menos rodado no estaleiro do Dragão, mas terá sido o mais utilizado em jogos de pré época este ano.

Talento e qualidade parece não faltar a Mariano Gonzales e Leandro Lima, há ainda Bollati, Kaz, Luis Aguiar, uns porque são reforços que nunca jogaram em Portugal (Bollati e Luis Aguiar) outros porque foram contratados em Portugal a equipas de menos calibre, não se sabe que resposta darão (Kaz e Edgar)

È sabido que apesar de campeão, Jesualdo não é visto pelos adeptos portistas com muitos bons olhos, a segunda volta da época passada custou-lhe muito da imagem, portanto a sua margem de erro, é tanta como a do seu rival do lado encarnado da segunda circular. E a derrota na supertaça com o Sporting mais veio agravar a situação, uma possível derrota á 2 jornada com o outro rival da 2ª circular poderá ser muito mal digerida pela SAD azul e branca.

O 4*3*3 deverá ser a 1ª opção, também é sabido que é o sistema preferido do Professor, há extremos que dão garantias neste esquema (Quaresma, Mariano Gonzales, Lisandro), mas como já referi atrás, Jesualdo espreita o 4*4*2, com Farias e Adriano.
Seja em que esquema for, o treinador portista, terá a missão de conseguir juntar na mesma equipa Leadro Lima, Lucho (caso fique), Quaresma, Mariano Gonzales, Lisandro Lopes, Adriano e Farias, portanto qualidade ofensiva não falta, dando-se ao luxo de ter deixado partir Ibson, que era apenas um dos melhores médios a actuar em Portugal, provando-o nas poucas oportunidades que lhe foram concedidas.

No meio campo, a classe de Lucho pode não morar no Dragão, Meireles e Assunção irão garantir as dinâmicas passadas. Depois há os reforços, muitos e para todos os gostos, é só escolher o que mais agrada, até Nuno Espírito Santo voltou para substituir Baía, que pôs (puseram) fim à sua carreira desportiva

O sector defensivo viu a saída de Pepe e ainda há duvidas sobre os homens que chegaram para o substituir, esperar para ver, mas certamente a mais valia do sector defensivo portista, neste momento mora em Helton e Bosingwa.

Rui Costa disse em entrevista de pré – época que o Porto por ser o campeão em titulo é o candidato nº 1 ao titulo final, tem equipa para o ser, mas isso ás vezes por si só não chega.

Negativo: saída de Pepe, retirada de Baía, talvez o ultimo a carregar a “cultura” do Porto, sector defensivo um pouco mais fragilizado

Positivo: continuação de Quaresma e Lucho, o leque de opções de Jesualdo