segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Sporting Benfica rescaldo

David Luiz foi a imagem do Benfica em Alvalade. Esta é a melhor forma de abrir o rescaldo deste derby lisboeta.
Maxi Pereira lateral direito encarnado tinha afirmado antes do jogo, que ganharia quem comete-se menos erros ou os menos graves. O Sporting cometeu alguns, pouco ou nada visíveis, o Benfica muitos e muito visíveis, principalmente por David Luiz. O jogo ia com 10 minutos e uma bola bombeada pela defesa leonina sobra para o duelo entre o lateral esquerdo encarnado e Liedson, David Luiz mais rápido ganha na velocidade e podia e deveria atrasar a bola para Moreira, ou colocar a bola pela lateral, nem uma coisa nem outra, quis tentar sair a jogar, perdeu a bola, contra-ataque sportinguista que resultou num canto. David tentou lutra contra o destino nesse canto, volta a curtar a bola, mas a bola sobra para Liedosn que faz o 1º golo num grande remate de fora da área. A partir dai o defesa brasileiro nunca mais foi o mesmo jogador, falta de entrada na bola, falta de tempo de salto, erros na abordagem aos lances, acabando por estar nos 3 golos sportinguistas.
O Sporting entrou melhor, mais unida no campo, mais solidária, mais corajosa, mais guerreira, tudo o que o Benfica não foi até aos 30 minutos da 1º parte, equipa com os sectores longe, lenta, nada aguerrida e com muita falta de intensidade de jogo. Reyes tentava esticar o jogo, Aimar tentava aparecer mas só depois dos primeiros 30 minutos conseguiram “sacar” mais qualquer coisa. Antes do lance do penalty o Benfica constrói uma oportunidade de bola parada e uma de jogada corrida, ambas concluídas por Yebda. 1-1 ao intervalo justificava-se

O Sporting voltou como se esperaria, em busca da vitória, e o Benfica, como não se esperaria, com os sectores ainda mais longe uns dos outros, com Katsouranis a denotar falta de frescura física, com Yebda, perdido entre os médios leoninos, com Reyes preocupado em discutir com o arbitro, com Aimar sem bola e com David Luiz…Bem David simplesmente não estava em Alvalade, nova falha aos 3 minutos da segunda parte, segundo golo do Sporting. Os leões jogavam a seu belo prazer, sempre pela direita (esquerda do Benfica), o Benfica limitava-se a bombear bolas de LUisão para Suazo que facilmente eram recuperadas pelo meio campo Leonino, devido ao facto de o meio campo encarnada não ter forças para subir no campo.
Curiosamente quando Aimar já jogava no meio campo e Di Maria na Ala direita, e na frente estava Cardoso e Nuno Gomes, curiosamente quando o Benfica começava a conseguir articular 5 / 6 passes seguidos, novo erro de David Luiz na abordagem de um lance, Sidnei tentou apagar o fogo, e erradamente foi no chão, sendo também ele sido ultrapassado, 2 golo de Liedson, 3-1 no marcador.

O Sporting relaxou no jogo, e Cardoso voltou a justificar o porque de ser o melhor marcador do Benfica, mesmo nem sempre jogando a titular. 3-2 e jogo a acabar.

Vitória justa e merecida do Sporting, foi mais equipa, aliás foi a única equipa no campo, o Benfica limitou-se a ser na maioria do tempo um conjunto de 11 jogadores que andaram no relvado, e quando assim é não se pode ganhar, seja em Alvalade seja na Trofa. Só um aspecto para Paulo Bento pensar e se preocupar, Mesmo sem jogar bem o Benfica marcou 2 golos em Alvalade, a defesa do Sporting não me pareceu também quanto poderia ter estado. Mas isso sou eu apenas a interrogar-me.

Ps: David Luiz é um jovem com muito valor, e maus dias todos têm, os erros ajudam a crescer, e certamente sairá um melhor jogador depois de ele próprio analisar os seus erros individuais de Sábado. Erros que quanto a mim não tem nada haver com o facto se ser central e de estar actualmente a jogar nas laterais, foram erros de leitura dos lances, e de abordagem dos mesmos, não erros de posicionamento nem de colocação táctica no terreno.


Nenhum comentário: