terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Benfica vs Porto 2009/10

Todo o jogo tem a sua Particularidade, assim como todos os clássicos por mais edições que tenham, terão sempre a sua particularidade. Este tem a particularidade de poder fazer com que o Benfica, apesar de ter passado grande parte do tempo na frente dos seus dois maiores rivais, passe a celebre quadra natalícia atrás de um deles, o Porto.

Jesus deve andar por estes dias, com os cabelos mais brancos, com menos horas de sono, e com redobrada atenção aos treinos da sua equipa, em busca de um 11 que não defraude as expectativas do sua massa de adeptos. Busca ansiosamente soluções para substituir apenas e só Ramires, Coentrão, Di Maria e Amorim aquele que chamo de 12 jogador também está KO, Aimar estará em duvida até á hora do jogo.

Não há jogadores insubstituíveis, o melhor não deveria haver, Ramires é um dos casos deste Benfica, o Brasileiro chegou, viu e rapidamente convenceu, tornando-se insubstituível em campo. De todos os ausentes, aquele que para mim menos falta fará ao Benfica, em termos de colectivo é….Di Maria, o Argentino á muito que voltou ao futebol irregular que tem caracterizar os seus anos na Luz. Coentrão e Amorim, substitutos da Ramires a Di Maria acabam por castigo e lesão, também eles ficar de fora.

A equipa de Jesus á cerca de 3/4 jogos que deixou de apresentar frescura física, o que juntando um maior conhecimento por parte dos adversários, dos seus mecanismos ofensivos, tem diminuído e muito a qualidade futebolística encarnada.
Já todos perceberam a importância dos laterais no futebol encarnado, e trava-los ofensivamente é uma das chaves para logo emperrar o futebol encarnado, outra será anular as movimentações de Aimar e Saviola.

Voltando aos laterais, Jesus tem apostado em César Peixoto na esquerda, mas está mais que provado que o ex Bracarense, não consegue dar a profundidade necessária, que quer Schaffer ou mesmo Coentrão dão. Peixoto que curiosamente e certamente com a onde lesões e castigos, garante a titularidade quase certamente no lado esquerdo do meio campo, deixando a lateral esquerda para…David Luiz. È publico que Jesus não aprecia o lateral esquerdo Argentino, e não acredito que deposite nele confiança para jogar o clássico. Acredito pois que puxe David Luiz para a esquerda da defesa, jogando Sidnei ao lado de Luisão. Javi Garcia é certo assim como Aimar caso recupere, Filipe Meneses e Carlos Martins disputam as restantes vagas. Savila e Cardozo são intocáveis

Jesus poderá tornar essa desvantagem em vantagem, só perto da hora do jogo jesualdo saberá quem jogará do lado encarnado, vamos ver e como explora o treinador encarnado essa vantagem.

Jesualdo é neste momento um homem mais tranquilo, depois um uma fase menos boa, o Porto parece ter reencontrado o seu rumo, e tendo as armas todas á disposição, Jesualdo, poderá escolher o 11 que melhor se enquadra com as suas pretensões. E certamente a sua pretensão passa por passar o Natal á frente do seu rival.

Assim na defesa não há grandes duvidas, Helton, Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira. Fernando e Meireles estão certos no meio campo, á outra vaga ficará entre Guarin ou Belluschi. Na frente Hulk começando nas alas esquerda, para manter sempre atento Maxi Pereira e assim evitando as subidas do lateral encarnado, e do lado contrário Varela que lhe permite, equilibrar o meio campo com 4 elementos quando o Porto não tiver bola. Ou seja, repetir um pouco o que foi feito em Madrid, 4*3*3 em ataque, 4*4*2 a defender, sendo a nuance táctica definida pelo posicionamento de Varela. Sobram ainda Cristian Rodriguez em mais um regresso á Luz, Farias e Mariano Gonzalez, pouco querido pelos adeptos, mas de uma utilidade táctica para o treinador.

Porto muito mais previsível em termos de 11 base que o Benfica.

Aparentemente mais dificuldades para Benfica do que para Porto, fruto das consequências dos 2 últimos jogos, mas o publico encarnado não deixará a sua equipa sozinha, e certamente tentará ele ser o 12º jogador. Que efeito terá sobre os jogadores encarnado?

Nenhum comentário: