segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Liedson e a difícil arte de jogar sozinho


Liedson disse no final do jogo Sporting vs Heerenveen, entre outras coisas, que não se sentia bem a jogar sozinho na frente do ataque Sportinguista.
Com esta declarações deixou o récem chegado Carlos Carvalhal, preso num dilema, visto a importância do Luso Brasileiro na equipa e nos corações verde e brancos. Manter o plano que tinha traçado, que em minha óptica, passava por em 1º lugar equilibrar a equipa defensivamente, ensinando-a a estar bem colocada na perda de bola, no novo sistema de jogo, ou trabalhar o mesmo sistema mas tendo uma visão mais atacante. Acontece é que para mal de Liedson ofensivamente são poucas as opções que dão garantias, e nem o regresso de Izmailov, que certamente devolve ao Sporting algo ofensivamente, será uma solução infalível. O Russo esteve muito tempo parado.
O Problema do 31 não é jogar sozinho, por já o fez varias, vezes, o seu problema é ter a equipa sempre com receio de arriscar no ataque. A equipa 1º que tudo, esta a pensar que deve estar bem colocada no momento que perde a bola, o que não é um pensamento incorrecto, no entanto está-lhe a reprimir os movimentos atacantes. Provavelmente só quando toda a equipa, que joga nas suas costas de Liedson, se sentir confortável, mais confiante e mais rotinada neste modelo ofensivamente, se sentirá com capacidade de chegar mais perto do seu ponta de lança,
Voltando só um pouco atrás, a Izmailov que ocupará o faixa direita do meio campo, penso que Carvalhal para dar mais largura e profundidade ao seu 4*5*1 ou 4*2*31 como lhe queiram chamar, poderia arriscar com Vukcevic na faixa contrária, o Russo é inteligente e disciplinado tacticamente, o que não lhe impede de dar largura e profundidade ao jogo, não sendo um extremo puro, e Simon é agressivo, lutador, desequilibrador, jogando com um pouco mais de liberdade para errar, e de se aproximar do Levezinho. Complicado? Não me parece. Parece-me sim altura de fixar Adrien na equipa ao lado de Moutinho e “despachar” Miguel Veloso para lateral esquerdo, em minha opinião esta-se a perder um excelente lateral (nível mundial), por um bom médio de nível nacional.
São poucos as soluções, muito poucas as que actualmente tem Carvalhal, em enquanto não chegam, este é para mim o 10 mais forte leonino (mais guarda redes é claro) no esquema que Carvalhar pretende.
Abel, Carriço, Polga, Veloso na defesa, Adrien e Moutinho na frente deste quarteto, Izmailov e Vukcevic pelas laterais do meio campo, tendo liberdade para trocarem de flancos o que permitiria diferentes soluções de jogo ofensivo ( por exemplo, com Izmailov á esquerda, permite maior mobilidade a Miguel Veloso a dar profundidade ajudando o Russo em zonas mais interiores, como apoio de Moutinho e Matias Fernandes, para jogar curto, com Vukcevic á esquerda, permite a Veloso jogar mais subido, quase na linha de médios, ou seja como falso lateral esquerdo, fazendo o corredor) Matias Fernandez na posição 10 e Liedson na frente.

Não sei se raparam a numero de vezes que referi o nome de Miguel Veloso na parte final deste texto, talvez por ser o jogador com maior confiança, melhor dinâmica e intensidade no jogo verde e branco. Por isso penso que o seu posicionamento em campo também em muito contribuirá para uma possível de rendimento do Sporting.

Nenhum comentário: