segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Onde se ganha um clássico.


Para se ganhar um clássico ou um derby, jogos normalmente com um grau de dificuldade maior, pela envolvência dos próprios jogos, é necessário que as equipas estejam bem em todos os sectores do campo. Desde a baliza até ao ataque.
No passado Domingo no clássico Benfica Porto, o jogo do gato e do rato de 2 jogadores, desequilibrou o jogo a favor dos encarnados de Lisboa.

Fernando pela posição que ocupa no campo, tem de ser considerado um jogador importante na estratégia portista, pelas linhas de passe que deve cortar, pelos compensações que deve fazer, pelos equilíbrios que deve dar á equipa na zona frontal do relvado.
Pelo facto de Jesualdo optar por deixar um dos seus centrais soltos de marcação (normalmente Bruno Alves), para dobrar o resto da defesa, no Domingo tocou-lhe em sorte aparecer no seu espaço Javier Saviola, que como sabemos é um avançado móvel, que normalmente baixa no campo, procurando espaço entre linhas, ou caindo nas faixas laterias, para depois em drible, velocidade ou em tabelas, aparecer na zona de finalização.

Estas movimentações de Saviola, obrigaram Fernando a desposicionar-se do corredor central, deixando constantemente a luta de meio campo entregue a Meireles e Guarin, perante 4 elementos encarnados, Javi Garcia, Ramires, Carlos Martins, e Urreta, que apesar de ser extremo partia normalmente de trás para a frente.

Foi nesse desequilíbrio numérico, que a durante a 1ª parte, na zona onde normalmente se ganha os jogos, que o Benfica ganhou o clássico.

Em contra ponto, quando o Porto na 2ª parte colocou dois avançados na zona central, Falcão e Hulk (depois Farias), com Varela e Rodriguez ,nas alas, o Benfica defensivamente preferiu Jogar, com os dois centrais a marcarem os dois avançados, ou com 1 dos laterais (normalmente o lateral da lado contrário ao da bola) a fechar para a marcação de um dos avançados.

Duas formas diferentes de atacar nos mesmos esquemas 4*4*2, mobilidade de Saviola, nos dois da frente encarnados, mais presos em entregues á marcação Hulk e Falcão, para duas formas diferentes de defender, no Porto o pivot defensivo (Fernando) marca individualmente e disposiciona-se, no Benfica, Javi Garcia mantém a sua posição e a marcação aos dois avançados fica entregue a coordenação defensiva dos 4 defesas.

Qual das duas formas de defender é mais correcta?
A resposta dependerá sempre das características próprias das equipas.
Neste clássico levou vantagem o Benfica, e um dos motivos para isso, foi a vantagem que Saviola ganhou a Fernando nos seus duelos individuais.

Nenhum comentário: