segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Bom gigante e o coelho saltitante


O Benfica teve nas suas fileiras, nas suas celebres equipas dos anos 60 até inicio da década de 70, num total de 12 épocas desportivas. O já falecido José Torres, que ficou conhecido pelo “Bom Gigante”, pela sua forma de estar dentro e fora dos relvados. Claro está que a parte do Gigante do seu cognome se devia aos muitos cm que transportava, e que fazia dele, muito mais alto que a média dos Portugueses.
Óscar René Cardozo Marín, certamente não conheceu Torres, mas “mestre” Eusébio certamente que teve oportunidade de lhe falar dele, após a chegada deste Paraguaio ao Benfica na época 2007/08. Se no inicio os 192 cm de “Tacuara” se estranhavam pela sua pouca mobilidade, limitado jogo de cabeça, mais tarde se entranharam pela capacidade deste “Gigante” fazer golos principalmente de pé esquerdo. Jogando mais, ou jogando menos minutos, Cardozo aproveita as oportunidades para mostrar que é um homem de área, e aproveitou principalmente para tentar evoluir nas suas limitações como ponta de lança (velocidade, jogo aéreo, pé direito) e com isso aumentar os seus recursos para chegar ao golo, que parece a única palavra que se lhe conhece.

Esta época o jogo de Cardozo parece ter atingido o seu melhor patamar desde que de encontra em Portugal, e a esse facto não é certamente alheio dois factores, o 1º a sua evolução nas suas maiores limitações, e 2º o Benfica encontrou um parceiro com as características ideias para jogar ao seu lado, ou atrás de si.

Saviola desde cedo se deu a conhecer ao mundo, e apesar de ter chegado a dois dos maiores clubes do mundo, quer em Barcelona, quer em Madri (Real), não perceberam que “El Conero” não é um ponta de lança de jogar fixo, poderia ser, mas os seus 169 cm e 67 hg de peso, tornam-no num jogador de grande agilidade. As suas melhores épocas Sevilha e Mónaco, foram sempre ao lado de um ponta de lança, com características muitos diferentes das suas, jogadores capazes de jogar fixos e de prender os centrais. Tal como é…Óscar Cardozo. Em Sevilha foram Kanouté e Luís Fabiano, no Mónaco Chevanton e Kallon.

Com esta dupla tem ganho e muito o futebol ofensivo encarnado, Saviloa tem a capacidade de jogar nos espaços nas costas de Cardozo, de cair nas linhas em diagonais do centro para as alas, de pensar e executar rápido, de servir ou finalizar. Cardozo tem a capacidade de…finalizar (dito desta forma parece simples, mas quantos não tremem na hora de faze-lo)

Cardozo faz recordar aos mais idosos adeptos encarnados o “Bom Gigante” Torres, Saviola, o coelho saltitante, aos mais novos, João Viera Pinto “o Menino de Ouro”, nunca Eusébio da Silva Ferreira que privou com os dois com muitos anos de diferença, pensou que na época 2009/10, o Benfica conseguiria juntar na mesma equipa, um “Bom Gigante” Paraguaio e um “Menino de Ouro” Argentino, que têm um vicio tremendo de fazer a alegria do povo Benfiquista.
Certamente a melhor dupla atacante a actuar em Portugal.

Nenhum comentário: