quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A importância do Futebol do Barcelona como exemplo de formação


É quase consensual, que o futebol praticado pelo F. C. Barcelona nesta ultima época e meio, é o mais espectacular e eficaz da actualidade.

Como treinador de escalões de formação, pego em muitos exemplos que acontecem nos jogos, que hoje em grande parte são televisionados, para uma melhor explicação, exemplificação e entendimento do jogo por parte dos “Petits”.
Ora se o grande objectivo do jogo é chegar ao golo, o Barcelona é hoje em dia um bom exemplo, pelas diferentes formas como consegue produzir futebol ofensivo, individual e colectivamente tendo como fim esse mesmo objectivo.

Desde cedo, nós treinadores / formadores, tentamos trabalhar entre outros aspectos o aperfeiçoamento da recepção, passe e desmarcação, do aspecto do drible e da criatividade, da utilização da velocidade de pensamento, reacção e de execução, da procura da largura do campo, como forma de chegar á profundidade. Tentamos incutir aquilo que chamamos princípios básicos do jogo.

Tudo isto tem ou tem tido o Barcelona de Guardiola. Por isso mesmo, é hoje, se não a equipa mais importante, é das mais importantes como referência explicativa e exemplificativa para os mais jovens, que sonham ser um dia jogadores de futebol

A qualidade de recepção de bola demonstrada por grande parte dos seus atletas, a capacidade de passe curto, em busca de progressão no campo. através de tabelas sucessivas em espaço curto, com a alternância de passe longo procurando variar o chamado centro do jogo, a capacidade de drible nos confrontos de 1*1 ou 1*2 (2 defensores) com os seus opositores directos, as desmarcações nos espaços vazios, tudo isto aliado a velocidade com que pensam e executam.

Se nós no campo tentamos incentivar e motivar os nossos jovens para a aprendizagem, actualmente são Messi. Xavi, Iniesta, Ibra, Henry, Puyol, Daniel Alves, Pedro, Keita, Rafa Marquez , Piqué, etc os melhores professores que se podem encontrar como equipa, porque semanalmente dão verdadeiras aulas exemplificativas de bom futebol, de sentido colectivo, sentido táctico, recorrendo-se das suas características.

Se o futebol saiu das ruas, onde a aprendizagem e a execução do jogo, era instintiva e natural, com pouco entendimento do mesmo, passa para as chamadas Escolas de Futebol (até as próprias escolas primárias começam a ter as suas) onde, essa lado instintivo e natural, passa a ser estruturado e orientado, para o entendimento do jogo. É excelente que consigamos utilizar exemplos individuais, postos ao serviço de um grande colectivo, como é a equipa do Barça, dai a sua importância como exemplo prático de formação.

Um comentário:

Mauricio disse...

Olá amigo, vi seu blog e é muito boa informação, saudações e boas-vindas a sua visita.