quarta-feira, 9 de abril de 2008

bons e maus planteis...e as lesões?!?

Quando me perguntam (ou a alguém que tenha visto esse jogo) qual foi a principal razão para o benfica ter perdido a final da taça dos campeões em 1988 contra o psv de eindhoven, eu respondo que foi um incidente que se passou 3 dias antes...no estádio da luz!! Confusos!??! Pois é, para mim e para muitos benfiquistas, a lesão de diamantino 3 dias antes dessa final em estugarda, que aconteceu no antigo estádio da luz contra o v.guimarães, foi a razão pela qual o benfica não ganhou a sua 3ª taça dos campeões europeus!!! No universo benfiquista, quem viu essa final, apesar de já terem passado 20 anos, continua a acreditar que se o medio centro tem jogado...a taça teria rumado direito a portugal em vez de ter ido para a holanda!!! Poderá sempre se questionar se é aceitável fazer uma observação destas só por causa de um jogador, mas aí entraríamos no mundo dos "sses"!!! Se maradona se tivesse lesionado durante o mundial de 1986, ou se romario se tivesse lesionado em 1994...será que os seus países saíriam campeoes mundiais?!!??! Ninguém sabe...mas a maior parte teria muitas dúvidas que isso acontecesse!! No entanto...em 1962, péle só jogou o 1º jogo do mundial...mas os seus companheiros chegaram á final e...sagraram-se bi-campeões mundiais!!! Se olharmos para os actuais planteis das principais equipas do futebol europeu e para os planteis dos 3 grandes em portugal e falarmos um pouco do que se tem passado este ano nessa matéria...chegaremos a conclusões curiosas!!!
Em portugal, considerado por todos como o melhor plantel, os portistas não tiveram lesões...ou se tiveram, nunca foram graves e muito menos...em jogadores chave!!! No sporting, que começou a época com 4 pontas de lança no plantel, chegou a ter só 1(!!!!) disponivel (liedson) grande parte da temporada!!! Derlei não jogou o ano todo, djálo 4 meses parado...sobrou purovic, está tudo dito!!! Com as saídas de alguns titulares da equipa da época passada e com as lesões deste ano...o plantel leonino ressentiu-se e de que maneira!! Para cumulo, esta semana lesionou-se aquele que tem sido o seu melhor central dos ultimos 3 anos, polga..esperemos que não faça falta contra os escoceses!!! No benfica, aconteceu o que vem sendo hábito de á uns anos a esta parte, lesões em catadupa em todos os sectores da equipa...este ano com a novidade de os alvos serem titulares indiscutiveis da equipa (os 2 centrais, luisão e david luiz) e até aquele que nunca se lesiona, este ano não fez um mês completo (petit)!! Nélson que depois de uma pessima temporada passada parecia assumir o seu lugar outra vez, lesionou-se (sendo substituido por esse grande senhor chamado luis filipe)...critian rodriguez, considerado o melhor reforço da época...também teve direito a uma estadia no posto médico numa altura crucial da época para o benfica!!! Ou seja, aqui como nos outros anos, apesar de o plantel vir melhorando de ano para ano, as lesões continuam para todos os gostos e feitios!!! Mas aqui estamos em portugal, onde os orçamentos não dão para mais, mas então que dizer dos gigantes europeus com os seus planteis milionários!??!
Por exemplo, aqui ao lado em espanha, num campeonato em que o real madrid tem desperdiçado pontos atrás de pontos, ainda consegue estar com uma vantagem de 8 pontos sobre o barcelona!!! Será que as constantes lesões que aconteceram este ano nos 2 melhores jogadores (ronaldinho e deco) nestes ultimos 2/3 anos terão tido alguma influência?!? E não esquecer que samuel eto´o só começou a jogar em dezembro e que messi (o novo maradona) mês sim mês não, tem uma lesão muscular!! Em itália, o inter que já teve uma vantagem confortável...está "somente"com 4 pontos de vantagem em relação á roma, mas o curioso é verificar que esta vantagem foi diminuindo depois...das lesões de cordoba (central titularissimo) e de...zlatan ibrahimovic!!!! Em inglaterra, antes da lesão de eduardo da silva o arsenal estava em 1º lugar ...agora está em 3º a 6 pontos do 1º!! Apesar de muitas vezes não ser o titular...marcava em todos os jogos que jogava...e a brutalidade da lesão, poderá ter afectado os companheiros!!! No man united, é curioso, aconteceu esta semana o mesmo que aconteceu no ano passado pela mesma altura...os 2 centrais titulares lesionaram-se (ferdinand e vidic)!! Se calhar a roma já não vai a tempo, devido ao resultado da 1ª mão...mas o barcelona não é a roma!!! E apesar de ferdinand e vidic não serem uns centrais excepcionais, fazem uma excelente dupla juntos...e para o manchester, jogarem eles os 2 na defesa contra o barcelona nas meias finais da liga dos campeões ou jogarem uns wes brown, o ´shea ou mesmo um sylvestre...não é bem a mesma coisa!!! káká que o diga...quando o ano passado arrasou com estes senhores devido á ausencia de ferdinand e vidic!!! Não quer dizer que não fizesse o mesmo..mas sentiria maiores dificuldades de certeza!! É que messi e companhia são meninos para fazer o mesmo que káká fez a brown, o ´shea e sylvestre no ano passado!!!Como se vê...até os planteis milionários dos clubes mais ricos passam por dificuldades, quanto mais os nossos clubes cá do burgo!! Até eles com dinheiro a rodos têm nas suas fileiras os "luis filipes"e os "farneruds"...que quando são chamados a intervir não apresentam a excelência do futebol das grandes vedetas mundiais!!!

PS: imaginem que o man united (e já agora portugal!!!) tinha o azar de cristiano ronaldo se lesionar (batam na madeira 50 000 mil vezes) neste preciso momento!!! Tal como diamantino, salvaguardando as respectivas comparações...podia ser só a pequena diferença entre ganhar a liga dos campeões...ou não!!!


Um comentário:

SabiiiTuuudo disse...

teres falado de Diamantino, e da sua ausencia dessa final da taça dos campeões, fez-me lembrar de outro grande jogo que o habitual nº 11 encarnado fez! Final da taça de portugal frente ao sporting, epoca 1986/87, vitoria dos encarnados com 2 golos de antologia de "Diamante"! fica o video para recordar!
ps: o golo do sporting foi aponntado por Marlon