quinta-feira, 17 de abril de 2008

treinador ganha, treinador perde

Sempre defendi que treinadores ganham e perdem jogos, com as decisões que tomam, ou pelo que não conseguem transmitir ás suas equipas ao durante os 90 minutos de jogo! Mais que Bento ter ganho a partir do banco, Chalana não teve capacidade de leitura de jogo, e destruí aquilo que foi a sua arma inicial, a forma como escolheu o 11 inicial!

Em primeiro lugar quero dizer que 8 golos num jogo, são sempre 8 golos, portanto quanto a isso, grande jogo de bola.

Chalana deve ter visto o vídeo do jogo do Rangers em Alvalade, e decalcou a estratégia de Walter Smith, surpreendeu Bento pondo Di Maria a fazer de Darcheville. Os centrais do Sporting (Tonel e Veloso) são lentos e duros quando apanham avançados móveis, ainda não tendo a experiência de Polga para compensar com o sentido posicional. Assim Nuno Gomes aparecia em cunha na frente e Di Maria nas costas pisando os terrenos que defensivamente eram pisados por Adrien Silva. O certo é que durante os 1ªs 45 minutos nunca se percebeu quem acompanhava o Argentino, se Veloso se Adrien pois, foram tantas as vezes que o 20 encarnado ganhou o espaço entre linhas leonino.
Neste período o Benfica estava melhor, controlava o adversário, e aparecia com critério na grande área, não estranhou os 0-2 ao intervalo. O Sporting estava nas cordas!

Para mim á coisas no futebol claras, só tem mais possibilidades de marcar golo quem tem mais tempo a bola e quem em velocidade e em desmarcações constantes consegue desposicionar as defesas adversárias. Parece-me também claro que em vantagem, a melhor forma de defender, é ter a bola mais tempo nos pés, retirando bola a quem procura recuperar de desvantagem.

Para quem começou por ver os 2ºs 45 minutos rapidamente percebeu que o Benfica abdicou de jogar no meio campo do Sporting, recuou, e para além disso vi falir fisicamente o miolo do seu meio campo Petit (pior época que o vemos fazer) e Rui Costa. Chalana via o Sporting muito ás custas de João Moutinho (carregou a equipa ás costas na 2ª parte), começar a acreditar e decidiu dar o tiro final nos pés. Tirar aquele que ainda conseguia assustar a defesa Sportinguista nos seus raides, sim Di Maria. Muitas vezes o critico pela forma inconsequente com que joga, costumo dizer que em 10 lances dá sequencia a 1, mas neste jogo isso não se estava a registar, Di Maria estava a dar sequencia aos lances ofensivos da equipa.
Bento, não fez nada que qualquer treinador não faria, em desvantagem, colocou toda a artilharia pesada em campo, colocou Derlei que passou a ser mais um avançado móvel na frente de ataque. Luisão e Katsouranis sofriam agora dos mesmos problemas que Tonel e Veloso tiveram na 1ª parte, e também eles dão-se mal com jogadores rápidos e móveis. O grego foi disfarçando, mas o Brasileiro afundou-se e cedeu perante a desprotecção do seu meio campo. Chalana errou na substituição a fazer, e em vez de tirar Maxi Pereira ou Petit, e colocar Binya, a frente dos seus centrais, ficar a jogar com
dois pivot defensivos, soltando Cristian Rodriguez, Di Maria e Rui Costa para as transições, tirou Di Maria e empurrou a sua equipa mais para trás ainda, reagiu quando já tinha o jogo perdido. O Benfica tinha apenas 3 jogadores capazes de guardar a bola em alturas de sufoco, Rui, Cristian e Leo, todos os restantes quando em aperto a na altura de segurar a redonda, queimava. O Sporting, marcou embarcou na onde de Moutinho e na mobilidade dos homens da frente e deu a volta ao jogo, mérito para a crença verde e branca, demérito para a leitura de Chalana desde o banco, mau de mais ver uma equipa inteira sem perceber que papel teria um jogador acabado de entrar! O certo é que os encarnados sofrem 3 golos na pequena área em menos 10 minutos em menos de 20.
Vitoria que acabou por ser merecida pela 2ª parte leonina, pena pesada para o Benfica que pagou os erros do seu treinador...


Nenhum comentário: