quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Braga na dinamica de Matheus


Muito mérito, muitíssimo mérito mesmo! Não importa aqui se o plantel do Sevilha é o mais fraco dos últimos anos, É o Sevilha Navas (encanta-me vê-lo jogar) , Fabiano Kamouté, Zokora, É o Sevilha vencedor da taça UEFA, é o Sevilha habituado a estas andanças, é o Sevilha de um pais campeão da Europa e do Mundo!
Mas voltemos ao Braga! Na base parece que o sistema e o modelo de jogo é o mesmo, mas há um homem que lhe confere dinâmicas diferentes das da última época! Matheus! Se na época passada, os lugares de ponta de lança foram ocupados na maioria das vezes por Meyong, Renteria ou Adriano, entrando muitas vezes Matheus para essa posição ou para as alas. Nesta época Domingos parece ter encontrado finalmente o espaço natural do Brasileiro! Na frente entre os centrais, mas jogando de frente para a baliza, sempre pronto para movimentos de rotura do meio para as costas dos laterais, sempre pronto a fazer diagonais venenosas, sempre pronto a receber passes de rotura. É essa dinâmica que Matheus confere, ao contrario dos avançados da época passada, que eram mais fixos, menos moveis, mais Pontas de Lança e menos avançados. Meyong de outros tempos tinha características semelhantes ás de matheus, mas a idade tornou-o mais "preso" na frente de ataque. Em jogos como o de ontem, em que a equipa adversaria tem que correr atrás do resultado, Lima é o complemento ideia a Matheus, rápido finalizador. Salino (parece querer confirmar em Braga a grande época no Nacional) e Vandinho seguram a zona central do meio campo e lançam perigosas transições nos pés de Alan, Paulo César e os já referidos Lima e Matheus, Não esquecer o papel de Luís Aguiar, que será Hugo Viana de época passada, faltando ainda Mossoró, para completar quatro boas opções para o meio campo.
Mas voltou a referir, que é na dinâmica de Matheus que muito se vai mover o Braga 2010/11, numa dinâmica de velocidade explosiva nos últimos 30 Metros do campo.
Uma nota final, para aquele que já é para mim o segundo melhor lateral direito a jogar em Portugal, Sílvio, Domingos ainda duvidou da sua capacidade para estes jogos, ontem o "miúdo" provou que não vai ficar em Braga muito tempo! Em relação a este miúdo, algum arrependimento deve existir pelas bandas da Luz.

António Alvarez, passou 9 anos como adjunto de vários treinadores que passaram pelos Sánchez Pizjuán, na epoca passada assumiu o cargo de treinador principal, parece-me ter estudado mal o Braga, só assim se justifica, não ter percebido que era preciso algo mais que os cruzamentos de Navas para Fabiano e Kanouté, para bater o Braga, é certo que fizeram no jogo de ontem dois golos de cabeça, mas já numa fase em que a desconcentração e a euforia do momento retiravam concentração a defensiva Bracarense, em Braga Navas deve ter tirado 20 ou 30 cruzamento, ontem mais ou menos o mesmo número Moisés, Rodriguez e o guarda redes Filipe ganharam 95% desses cruzamentos.
Percebeu tarde que teria que disposicional mais a defensiva Arsenalista, dando mais mobilidade aos seus homens da frente, deixando Navas e Perotti fazer mais movimentos interiores, de apoio aos avançados, obrigado Kanouté e Fabiano a procurarem mais espaços vazios entre as linhas defensivas Bracarenses, que provavelmente não poderia deixar Vandinho jogar tão á vontade para fazer coberturas defensivas quer no meio campo, quer nas laterias.
Nem todos os treinadores tem perfil para serem principais, e ao longo deste eliminatória António Alvarez demonstrou que tem mais perfil para ser provavelmente um bom adjunto.


Nenhum comentário: