segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A culpa será só de Roberto?


Numa prova de longa duração, como é um campeonato nacional, com o formato do campeonato Português, normalmente é importante começar bem! Falsas partidas iniciais normalmente colocam as equipas que as fazem em maus lençóis!

Segunda jornada, segunda derrota do ex- super candidato Benfica, não deixou de o ser, mas certamente deixou de ser Super candidato. Após uma pré época com muitos sinais de insegurança defensiva, e de insegurança no posto de baliza, causada pelas más prestações de Roberto, contratação mais cara do defeso encarnado. Esses sinais mantiveram-se até ao inicio do campeonato, mas em minha opinião, o Guarda Redes Espanhol não tem responsabilidades nos golos sofridos na 1º jornada frente á Académica. Porém na Choupana, Roberto comprometeu e muito a equipa, dividindo culpas no 1º golo com toda a equipa, e tendo que assumir 100% a responsabilidade do 2º golo Nacionalista. Mas a culpa será só de Roberto?

Na época passada a equipa encarnada, sofreu muito poucos golos de bola parada 6, no total, tendo um posicionamento defensivo onde Luisão, David Luiz, Cardozo, Javi Garcia, pela forma como faziam o posicionamento defensivo zonal, tinham grande importância. O 1º poste normalmente era ocupado por um jogador de estatura média alta, matando muitas das vezes os pontapés de canto no 1º poste.
Outra virtude, era a forma activa com que a equipa atacava a bola, após esta ter sido batida pelo adversário.

Este ano, a equipa já sofreu 4 golos em competições oficiais por mau posicionamento defensivo em bola parada ou por adoptar comportamento passivo de não ataque á bola (1 golo do Porto final da Supertaça, 1 golo da Académica e 2 golos na Madeira).

Se é verdade que se podem e devem amputar culpas a Roberto, pelas suas falhas individuais, não é menos verdade que toda a equipa tem responsabilidades nos lances de bola parada.

Phill Jackson, treinador de basquetebol, na competiva NBA, qual já ganhou 11 títulos da campeão, sendo o treinador na história da competição com mais títulos, disse um dia
“o que une uma equipa, é quando um cobre as fraquezas do outro”
Portanto a culpa não será só de Roberto!

Ps: De qualquer das formas penso que é inevitável, é hora de Jesus proteger o seu atleta, dar-lhe inclusive férias, dizer-lhe para descansar, relaxar, uns dias fora do Benfica, de Portugal, da Europa, sem jornais. Podia ser que isso trouxesse o Roberto que levou o Benfica a gastar a verba que gastou na sua contratação.
Continuo a dizer que o Espanhol tem boas características técnicas para a posição que ocupa, não creio que seja tão mau como tem demonstrado, mas há algo que o está a impedir de se soltar, e é esse algo que esta a fazer a diferença, infelizmente para o Benfica com custo de pontos.

Nenhum comentário: