terça-feira, 3 de agosto de 2010

E vai começar a “nossa” liga”


O Benfica foi o justo vencedor da época 2009/10! Foi a equipa que melhor futebol practicou, mais golos marcou e menos sofreu. Teve a luta do surpreendente Braga até á ultima jornada, o que mais mérito e brilhantismo deu á campanha dos encarnados da luz, e deixou os Bracarenses com a sensação de tudo terem feito para conquistar invulgar titulo.

Para a época 2010/11, existia a tentação de a SAD encarnada, não resistir aos milhões de euros que muitos clubes do velho continente estariam disposto a despender, por muitos jogadores encarnados , de Luisão, a David Luiz, de Ramires a Cadozo, de Maxi a Coentrão, todos eles forem ventilados em alguns clubes.
No momento que escrevo este post, apenas Di Maria saiu, para o Real Madrid, e ventila-se a ida de Ramires para o Chelsea (que ganhou força pelo Brasileiro não ter jogado, no jogo da final do torneio do Guadiana).

Di Maria foi um jogador importante neste ultimo ano, dos 3 que passou na luz, mas em termos de jogo colectivo de equipa, a possível saída de Ramires é muito mais difícil de suprimir do que a do Argentino. A saída de Quim foi a menos consensual, mas Jesus decidiu que deveria apostar num outro tipo de guarda redes, só o tempo poderá responder se com a sem razão.

Para Além da Sad, ter sabido resistir aos milhões, investiu mais ainda na sua equipa de futebol, assim sendo entraram Roberto (guarda redes), Fábio Faria (defesa) Jara (avançado), Gaitan (médio ofensivo) e Rodrigo (avançado), todos jogadores jovens (entre os 24 e os 19 anos) com margem de progressão, e com qualidade acima da média (principalmente os dois Argentinos e o avançado Brasileiro)


Dos reforços, Roberto foi o primeiro a se evidenciar, pela negativa, algumas falhas, que custaram golos em jogos de pré época, e que perante a dispensa de Quim e o valor financeiro da compra do Espanhol, levantaram muita desconfiança. No entanto Roberto parece-me que poderá atingir patamares superiores aos até aqui evidenciados, caberá ao treinador de guarda redes do plantel encarnado trabalha-lo para corrigir alguns aspecto em que Roberto não me parece tão forte ainda (principalmente em remates junto ao solo). Quanto ao resto, certamente para Roberto inicialmente será diferente jogar no Saragoça que joga para não perder, ou no Benfica que tem que jogar para ganhar.

Fábio Faria é um polivalente defesa, que pode jogar a central, ou a lateral esquerdo, alto, forte no desarme, não tão bom a atacar. Mas parece-me que poderá ser útil em determinados momentos de certos jogos.

Jara, é avançado que tem confirmado nesta pré época tudo o que já conhecia dele. Avançado muito móvel, forte pela sua velocidade de execução nos espaços curtos entre as linhas do adversário, onde ganha muitas faltas e ou espaços para desequilibrar, sem bola denota uma grande capacidade de pressionar os defesas adversários, levando-os ao erro, um pouco á imagem de Lizandro Lopes (ex Porto agora no Lyon) .
Acredito eu, que depois de desaparecer a ansiedade que me parece existir por parte do mesmo, para que as coisas lhe saiam bem, e de se adaptar da diferente realidade clubistica que veio encontrar (vir do desconhecido Arsenal de Sarandin para o mundialmente conhecido Benfica), este Argentino de 21 anos irá ser uma das figuras deste campeonato. Deverá melhorar na finalização dentro da área.

Nico Gaitan foi desde o inicio apontado como o jogador que viria substituir Di Maria. Mas de Di Maria, Gaitan tem muito pouco ou mesmo nada. Nico é um jogador que procura mais zonas interiores, é ai que se sente como peixe na agua, foi ai que adquiriu cultura futebolística, que lhe permite hoje no Benfica fazer de médio interior, não de extremo puro como é Di Maria. Em termos Técnicos (passe e recepção) Gaitan é mais forte, é um também um jogador mais de equipa, no entanto é menos criativo o que leva a que não crie tantos desiquilibrios no 1*1.
Acredito que com tempo e paciência vai encontrar o seu espaço natural na equipa do Benfica, o que tornará o seu jogo mais regular. Neste momento jogar ao lado de Aimar e Saviola tem ajudado e muito Nico, pois o 10 e 30, falam a mesma linguagem do novo 20 encarnado.

Rodrigo foi talvez o maior namoro do Benfica neste defeso, desde que se confirmou o negocio Di Maria para Madrid. Os responsáveis encarnados atentos na prospecção, logo sinalizaram a hipótese deste avançado de 19 anos vir para a luz, para preencher um lugar que Keirrisson no ano passado deixou em aberto como o seu fraco desempenho futebolístico e que levou á sua dispensa no mercado de Janeiro.
Rodrigo é um ponta de lança em tudo diferente de Cardozo, mais baixo (1m80), mais rápido, com melhor relação com bola, mais forte nos espaços, menos goleador, também porque foge mais da área. Terá grande suporte no contingente Espanhol na Luz, Javi Garcia, Roberto, mais Aimar e Saviola que por lá passaram.

Na há duvida que o clube da Luz parte na frente, por ser o campeão, por ter mantido a estrutura e ainda a ter reforçado, e pelo que se viu na pré época, não ter abdicado da sua identidade futebolística, acredito que com ou sem saídas, ainda possam chegar á luz mais um ou outro jogador, provavelmente um lateral esquerdo, nem Peixoto nem Fabio Faria são o mesmo género de Fábio Coentrão, e um extremo capaz de esticar o jogo pelas alas, falta um jogador desse género no plantel encarnado.

Na luz só se pensa no Bi campeonato

Nenhum comentário: