sexta-feira, 23 de março de 2007

Do ring para o campo ou do campo para o ring…..??


A Bélgica foi em tempos uma das selecções respeitáveis da Europa, na década de 80 tiveram uma selecção onde constavam nomes como Jean-Marie Pfaff , Eric GERETS, VAN DER ELST, Vincenzo SCIFO, Stephane DEMOL entre outros, esse equipa poderá se dizer que era o Portugal da altura, boa equipa, potenciais candidatos as vitórias finais, e acabam em 3º ou 4º, um pouco alicerçada por uma equipa como o Anderlecht, vencedor da taça UEFA no ano de 82, contra o ……Benfica.
A equipa de hoje é bem diferente, e o seu nome já não carrega o peso de outros tempos, e tem mostrado dificuldades para se qualificarem para Europeus e Mundiais.
O jogo de amanha no estádio de Alvalade seria mais um jogo entre duas selecções velhas conhecidas, se não tivesse existido uma conferencia de empresa de um tal Stijn Stijnen, que por acaso é o guarda redes da equipa dando a entender que iriam (os Belgas) usar todas as armas para parar Ronaldo e companhia, nem que fossem fazendo entradas duras as canelas dos “tugas”. Foi o necessário para os jornalistas fazerem uma tempestade num copo de água e terem incendiado o jogo, chegando ao ponto de socos e pontapés a jornalistas á chegada dos Belgas a Lisboa.
Tirando isso tudo,o que esperar deste jogo???

Portugal a jogar em casa, num Alvalade xxl quase cheio, deverá controlar o jogo, mesmo não tendo o Deco que habitualmente marca o ritmo de jogo da equipa, e Simão que começa agora também a afirmar-se em termos de selecção. Estes serão os dilemas de Scolari, principalmente o de Deco, já que para o lugar de Simão existe Quaresma, para o lugar do luso brasileiro, apresentam-se João Moutinho e Hugo Viana, como candidatos.
A Bélgica vêm para complicar, e muito a vida á selecção, mas a precisarem de pontos, deverão apostar no contra ataque para surpreender. Daniel Van Buyten (defesa do FC Bayern München) será o nome mais sonante, e os avançados Emile Mpenza (Manchester City FC), Mbo Mpenza (RSC Anderlecht), deverão ser as setas á baliza de Ricardo. Para ser sincero, não espero que usem da anunciada violência, para parar os nossos avançados, até porque existe um senhor no meio dos 22 jogadores, e que usa uma coisa chamada cartões, e não tenho a Bélgica como uma equipa violenta.
Se a Bélgica precisa de pontos, Portugal depois do desaire na Polónia também ficou com um espaço de manobra reduzido, e tendo um muito menor espaço para erros, até porque a seguir jogar-se-á um escaldante jogo Servia vs Portugal. Mas esse é só na quarta feira, para amanha a questão é apenas e só uma, vamos assistir a um jogo de futebol, com jogadas de sonho, ou teremos que transformar o campo num ring, de um qualquer desporto de luta, que não o futebol….?