sábado, 17 de março de 2007

Zé Castro – O esquecido de Scolari


Foi anunciado no passado dia 15, mais uma convocatória da nossa selecção A, para o duplo confronto Bélgica e Servia rumo ao Euro 2008.
22 nomes, mais ou menos previsíveis, sendo que o actual núcleo duro está lá todo, excepção feita ao lesionado Quim.
Todos nós somos um pouco treinador de bancada ou sofá, todos temos jogadores que gostamos mais, simpatizamos, desgostamos ou simplesmente detestamos. É nesse sentido que escrevo este “post”, para vos falar de um jogador que nos últimos tempos, tem sido esquecido quer por Scolari, quer pela comunicação social.
Todos sabemos que por norma, os melhores jogadores, concentram-se nos mais ricos, melhores e mais competitivos campeonatos, penso que é unânime que actualmente esse círculo fecha-se em torno de Espanha, Inglaterra e Itália. Sendo assim normalmente, existe quase todas as semanas confrontos entre jogadores acima da média.
Serve toda esta introdução (conversa), para lhes falar de Zé Castro, defesa central criado na Briosa, que este ano rumou para jogar nos “Colchoneros” do Atlético de Madrid, e se chegou como terceira ou quarta opção, de uma equipa com claros objectivos Europeus (Liga dos Campeões), pouco tempo depois, certamente por mérito próprio, já era titular e quase todas as semanas, tem que se de gladiar com avançados como Van Nistelrooy, Raul, Robinho, Ronaldinho, Messi, Eto, Morinetes. Villa, Kanuté, e outros que não tendo a qualidade destes, tem a sua qualidade para poderem actuar num campeonato como o espanhol, Zigic e Luís Fabiano serão os melhores exemplos.
Não entendo o esquecimento de Scolari em relação a Zé Castro, o da critica, jornais e Tv, esse entendo perfeitamente, há que encontrar motivos para vender jornais, para encontrar declarações polémicas, que façam aumentar audiências. Tudo isso foi encontrado na possibilidade de Pepe vir a jogar por Portugal, tal como acontece com Deco.
Acontece é que Deco é um fora de série, uma mais valia, e desaproveitar a possibilidade de termos a jogar na nossa selecção um jogador como Deco seria um erro, Pepe não é essa mais valia, e nunca será. Zé Castro tem mostrado que é acima de média e para além disso tem todo um percurso feito nas selecções jovens das “Quinas”.
É unânime que actualmente a melhor dupla de centrais nacional é Ricardo Carvalho e Jorge Andrade, Fernando Meira cumpriu quando chamado, e não tenho duvidas que o jogador do Atlético não nos deixaria ficar mal.
Zé Castro, o esquecido de Scolari, na minha opinião um jogador capaz de fazer
jogadas de sonho