terça-feira, 11 de março de 2008

E depois de Camacho..


Quem assistiu ao vivo e a cores aos 4 meses da Camacho á frente do Benfica, rapidamente percebeu que no fim do 1º mês, José António, já não era o mesmo José António que tinha deixado saudades na Luz, a quando da sua 1ª passagem pelo banco encarnado!
Faltava-lhe aquele gesticular com os jogadores, quase correr pela linha ao lado de Giovanni e Simão, faltava-lhe garra, faltava-lha sorrir! Camacho foi sem duvida um homem infeliz ao lado da sua amante!
A qualidade do plantel em determinadas zonas do campo, deixa um pouco a desejar, ao que se juntarmos, uma lista inesgotável de lesões, fazia com que a alegria não morasse no banco da Luz! Aliás penso que o ligeiro afastamento entre Camacho e Luis Filipe Viera, terá começado ai, na incapacidade do clube em contratar com mais qualidade!

O Benfica Ganha ou Perde com a saída de Camacho?
O Benfica perde em 1º lugar um grande homem, que vive de e para o futebol, disso não tenho duvidas! Por vezes no plano táctico poderia não tomar as melhores opções, mas isso é como digo, não há treinadores perfeitos!
O Benfica ganha tempo para alinhavar as linhas orientadoras da próxima época, segundo as vontades dos tais homens que ladeiam o presidente! Vamos ver se esses homens terão mais força que Rui Costa num futuro próximo! Penso que seria melhor entrar brevemente um novo treinador, tendo o Benfica tempo para reflectir sobre o perfil que pretende ter no seu futebol!
No plano de jogo, a saída de Camacho nesta altura poderá travar a evolução de dois jogadores que começam a ser preponderantes no futebol encarnado. Binya e Cardozo! Passo a explicar!

Cardozo, foi anunciado pelo valor (euros) da sua contratação, como o grande reforço dos encarnados desta época, para mais quando não foi feito esforço para ficar com Miccoli! Rapidamente se percebeu que o Paraguaio era um homem de ultimo toque, não de construção, não de tabelas, mas sim um homem para jogar na frente e finalizar. Esta era a ideia de Fernando Santos, mas não as de Camacho! Camacho prefere avançados moveis, que participem no processo de construção de jogo da equipa, Cardozo não é, nem nunca será esse tipo de avançado, e com Camacho o Paraguaio teria que jogar muitas vezes sozinho na frente!
Não foi fácil a adaptação de Camacho a Cardozo, nem a de Cardozo a Camacho, mas no ultimo mês chegaram como que a um consenso entre o que o “Tacuara” devia fazer em campo e as suas características! Resultado disso ou a parte mais visível disso mesmo para além da diferente movimentação que Cardozo faz agora em campo. Resultado Golos! Já são 18 até ao momento!
Binya, chegou á Luz como um patinho feio e com guia de marcha para a Reboleira! Camacho chegou e viu potencial no Camaronês, e logo decidiu que ficaria na Luz!

Petit esta talvez a fazer a sua pior época de águia ao peito, fisicamente mal, sem força, sem lucidez para fazer fluir o jogo, sem capacidade de pressing sobre a bola, sem qualidade de passe. Com as lesões de Petit e dos centrais que obrigou ao recuo de Katsouranis para a defesa, Binya foi por mérito próprio ganhando espaço, no meio campo encarnado. Os próprios adeptos encarnados, tentaram á nascença matar o aparecimento de Binya! A resposta deste foi personalidade e futebol! Hoje na minha opinião é elemento que não abdicaria no meio campo encarnado. Vamos ver se o estatuto de Petit vai ser superior á sua má forma e fará com que Binya volte para o banco, vamos ver se um outro treinador não “partirá” um dos poucos diamantes existentes na Luz! Não faz a diferença em termos técnicos, faz a diferença pelo que permite aos criativos jogar!

Camacho saiu, deixando o Benfica numa situação que já viveu um sem numero de vezes, na ultima década e meia, erros estruturais, jogos de poder e de interesses, vários reinícios de projecto, ausência de linhas condutoras, decapitam o potencial daquele que é sem margem para grande duvidas, o Maior clube Português!


ps: Uma pergunta terá que ficar no ar, e depois de Camacho? Luis Filipe Viera apressadamente virá dizer que “as pessoas terão que perceber que o Benfica entrou num novo ciclo”, a Pergunta srº presidente é, Quantos novos ciclos serão necessários? Só este ano já foram 3 ou 4!

Nenhum comentário: