quinta-feira, 13 de março de 2008

Memorias - manos Laudrup e a promessa De la Red!

Esta eliminatória da Taça UEFA que opôs o Benfica ao Getafe, teve o condão (apesar do resultado da eliminatória) de nos trazer á memoria, não um mas dois jogadores fantásticos, e de nos confirmar um excelente e promissor médio centro actual! Mas Vamos por partes.
Ver Michael Laudrup no banco, fez-me recordar o jogador que foi, o talento que tinha, a classe que passeava, pelos relvados! Médio centro criativo, versátil e finalizador quanto baste!
Mas criar oportunidades para os avançados era mesmo o que M. Laudrup fazia melhor, Valdano disse dele “ Tem olhos em todos os lados”, Zamorano seu colega no Real Madrid chamava-lhe “ O Génio” e dizia “ com ele apenas corro, ele encontra a maneira de me passar a bola”
Depois da Dinamarca Michael jogou na Juventus, Lázio (empréstimo da juventus), mas foi em Espanha que atingiu o céu, 4 vezes campeão nacional com o Barcelona entre 91 e 94 mais a taça dos Campeões Europeus em 92, depois outto titulo no rival Madrid logo no primeiro ano, fazendo dele o único jogador a ganhar 5 titulos Espanhóis consecutivos por duas equipas diferentes! Jogou ainda no Japão e no Ajax!



Quando perguntavam ao Pai Finn Laudrup pelas qualidades do seu filho Michael, ele respondia, “ sim o Michael é bom, mas tenho um ainda melhor em casa”!
Finn refereia-se ao seu filho Brian!
Em termos de projecção mundial Brian, não consegui igualar o seu irmão Michael, consegui passar em clubes como a Fiorentina, Milão ou Chelsea, consegui títulos na Escócia com o Rangers, mas onde o seu nome ficará para sempre ligado, será á selecção Dinamarquesa que venceu inesperadamente o Euro 92 na Suécia, depois de terem sido chamados á ultima da hora para substituir a ex Jugoslávia!
Brian era o homem que pensava e organizava todo o jogo ofensivo dessa selecção, o 10! Tinha também ele todas as características do irmão, o mesmo talento, a mesma capacidade de aceleração e visão de jogo! Craque!


Michael Laudrup quando vê o seu Getafe jogar, certamente está tranquilo ao ver no seu meio campo um jogador com De la Red, um médio como muitas das características que os manos Laudrup tinham! Formado no Real Madrid, De la Red não tinha, por opções técnicas, espaço para evoluir o seu futebol! Assim partiu, mas não para muito longe do Barnabéu, andou apenas 15 km, onde Laudrup encontrou na sua inteligência, velocidade de execução, sentido posicional, a base de todo o futebol do Getafe! Certamente o mau inicio da equipa na liga desta ano, estará relacionado com a adaptação que De la Red teve que fazer á posição de trinco, jogando uns metros mais atrás e com outras preocupações defensivas que até então não conhecia! Assim partindo dessa posição 1º homem na construção ofensiva da equipa, consegue facilmente queimar linhas e aparecer em zonas de finalização. O melhor exemplo disso o golo marcado ao Benfica na luz a quando da 1ª mão!
Aos 22 anos, penso que com mais um ou dois anos de futebol nas pernas, poderá voltar ao seu Madrid ou mesmo um outro clube com mais e maiores ambições!

Nenhum comentário: