segunda-feira, 31 de março de 2008

será que é desta?!?


A 6 jornadas do fim do campeonato, o benfica continua em 2º lugar lado a lado com o v.guimarães e á frente do sporting 4 pontos!!! Se olharmos só ao calendário que falta disputar e ao que os encarnados têm feito ao longo desta campanha...o mais provável seria apostar que o benfica não conseguirá manter o 2ºlugar!! Mas um dos melhores amigos das águias este ano...por incrivel que pareça...têm sido os leões, com um campeonato também muito fraco, onde no meio se meteu o guimarães, que verdade seja dita...com todo o mérito!! Se houvesse justiça no futebol (e toda a gente sabe que não há) o 2º lugar seria deles!! O benfica só conseguirá manter o lugar que ocupa se puxar dos galões nos 6 jogos que faltam até ao fim (o que é uma incógnita completa falar sobre isso), ou se o sporting continuar com o péssimo campeonato que tem realizado (outra incógnita)ou se, por último, o v.guimarães acusar a pressão de estar num lugar nada habitual para os seus jogadores, o que até á data...ainda não se verificou!!
Por isso, caberia aos responsáveis benfiquistas preparar desde já a próxima época para que não se repetissem os mesmos erros desta...e da outra anterior...e das outras antes da anterior!!!!Nesta altura o benfica não tem treinador...será divulgado no final da época!! Se for divulgado no dia do ultimo jogo oficial da época em curso , não tenho nada a dizer, mas se não for eu pergunto: não será muito tarde para um treinador pegar numa equipa de base!?!? quem vai defenir quais serão os jogadores a contratar!?!? Do plantel actual, quem sai e quem fica?!!? Mesmo que não pegasse já na equipa, se um treinador fosse já contratado, os jogadores não fariam tudo para que ele contasse com eles para o ano seguinte, nos jogos que faltam!?!? Faria toda a lógica, que se contratasse desde logo um treinador, para que ele soubesse com que jogadores poderia contar para a próxima época do actual plantel e assim também daria mais tempo á propria direcção para as contratações que seria (ou não) necessário fazer!!! Dizer que se um treinador que fosse contratado nesta altura se a época corresse mal (ainda mais...será impossivel) até ao fim, sofreria um desgaste desnecessário e ficaria com pouca margem de manobra para a proxima...é um pouco mais do que ridiculo!!! Mourinho...quando chegou ao porto, estes estavam afastados do titulo e nessa época ainda tiveram 5(!!!!!!)derrotas...mas ele disse que no ano a seguir seria campeão...e foi!!! Ficou com quem achou que devia ficar e quando a época seguinte começou...já tinha os reforços que achou necessários ao seu dispôr para fazer o seu trabalho!!! O que nos leva a outra questão muito (senão ainda mais) importante: quem será o melhor treinador para o benfica?!?!Luís filipe vieira todos os anos diz que o perfil para treinador do benfica está encontrado e que sabe o que quer...mas vejamos: giovanni trapatonni, italiano (futebol defensivo), ronald koeman, holandês (futebol ofensivo); fernando santos, português(futebol mais técnico-táctico); camacho, espanhol (futebol de garra)!! 4 anos, 4 treinadores completamente diferentes com os perfis mais distintos que pode haver entre eles!!! Mesmo que os jogadores se mantenham por vários anos...como aconteceu com grande base da equipa (ao contrario de outros anos), será sempre muito dificil para eles assimilarem diferentes filosofias de jogo de ano para ano!!!
Tirando o utópico josé mourinho...um treinador estrangeiro, será sempre a melhor solução pelas mais variadas razões!! 1º porque terá um beneficio da duvida sempre muito maior por parte dos adeptos e da propria imprensa do que se fosse com um treinador luso; 2º- a pressão não seria tão alta vinda dos diferentes quadrantes; 3º- se formos realistas, na actual conjuntura do futebol português, que treinador nacional conseguiria dar o titulo nacional ao benfica!?? mais uma vez...descontando o inalcançável josé mourinho!! Humberto coelho...dúvido muito, os únicos clubes que treinou foram nos anos 80 e treinou a selecção em 2000...na melhor época da carreira de figo e no auge da geração de ouro!!! José peseiro...para quem se diz que não tem mão no balneário, seria completamente impossivel aguentar a pressão (muito maior que no sporting) num clube como o benfica, além de que, as suas equipas falham sempre nos momentos chaves da época...como está a acontecer neste momento na grécia depois de passar o campeonato todo na frente!!! Carlos queiroz...para ser sincero, o benfica não tem um projecto (nem dinheiro) para aliciar queiroz para sair do man united...que mais dia menos dia será o clube que vai treinar!!! Se fosse mesmo para arriscar num treinador português (sim...porque num treinador nacional será sempre um risco!!!!) porque não num que não tem nada a perder e que...pormenor muito importante...sabe de futebol!!! Não é pelo que tem feito este ano no setubal...mas sim pelo que as equipas que ele treina jogam á bola!!! Sempre viradas para o ataque...um treinador com metodos e filosofia de jogo modernas, bom tácticamente...diz ele que não é um discipulo de mourinho (este é unico), mas estagiou com ele, recebendo deste os mais variados elogios!!! Em suma é um treinador que sabe da coisa...já que pôs um leixoes, um belenenses, um braga e um setubal a jogar futebol de ataque...eu pagava para ver um benfica a jogar ao ataque com o estádio da luz sempre cheio!!! Seria um risco...porque é português..mas também...LFV, não teria nada a perder!!! já agora ...falo de ...carlos carvalhal!!!
Quanto aos estrangeiros que se têm falado é uma autêntica agulha num palheiro!!! Não vale a pena estar a divagar sobre o assunto porque até se conhecer o "eleito" surgirá na imprensa um nome novo por dia!!Marcelo lippi sem duvida, mereceria um estrondoso sim de todo o universo futebolistico benfiquista...fatih terim, nem por isso!!Malesani, é um estudioso do futebol...um carvalhal italiano...com as claras vantagens que, claro está, daí advêem!!!

PS:Desde que um senhor chamado artur jorge não seja o proximo terinador encarnado...o meu cativo estará guardado para a próxima época...mas eu já aprendi a acreditar em tudo no futebol português!!!

Nenhum comentário: