terça-feira, 28 de outubro de 2008

De água na boca

Ao fim de 6 jornadas, tempo de fazer uma pequena reflexão á liga Portuguesa.
E desde logo, ao olharmos para a classificação podemos afirmar que felizmente não vai ser uma liga monopolizada por uma só equipa, como têm acontecido ao longo destes recentes anos.
Os 3 grandes estão a ter grandes dificuldades para garantir os 3 pontos, e principalmente o Futebol clube do Porto está a perder mais pontos do que inicialmente se preveria.

Este facto em grande parte deve-se ao facto de mais equipas se terem tornados mais competitivas, de mais equipas deixarem os “autocarros” fora das quatro linhas e procurarem resultados positivos fora de casa.
Pode-se dizer que está liga até agora tem como condão uma maior qualidade dos chamados pequenos, Leixões, Nacional, Estrela da Amadora, serão os maior exemplos.

Actualmente estas equipas, apesar de terem condições mais precárias que os históricos nacionais, já procuram trabalhar da mesma forma que eles, ou seja o nível da qualidade de treino penso ter subido, treinadores novos, com mentalidade competitiva, ajudou a essa melhoria, a metodologia de treino e as filosofias de jogo são agora trabalhadas profissionalmente.
Não me espanta a melhoria destas equipas, o que lhes vai continuar a faltar é terem mais opções, em termos de qualidade individual no plantel, que também ajuda a ganhar jogos, (que o diga QuiQue Flores).

Dos 3 “grandes” o Benfica levantava muita expectativa pelos nomes que o compõe, até agora com maiores ou menores dificuldades, tem sabido ser corresponder. Razoavel empate em casa com o Porto, jogando parte do jogo com 10 homens, em campo muitos deles em falência fisica, vitória sobre o Sporting, empate em Vila do Conde e Leixões, equipas essas que também roubaram pontos ao...FCP. Apesar de continuar a sofrer muitos golos, os encarnados marcam sempre e isso é meio caminho para se ganhar.

O Sporting mergulhou numa onde de incertezas á volta de onde podem render mais, alguns jogadores do seu plantel, casos de Rochemback, Moutinho, Veloso. O sistema é o mesmo, mas a dinâmica da equipa é menor, culpa das características de certos jogadores. Mergulhou também numa constante onde de “casos”, Vukcevic, Stoikovic, Moutinho, e mais recentemente Veloso e Djaló. Tudo isto tem tolhido o rendimento do Leão, que se viu batido pelos seus dois maiores rivais, e marcou passo em Paços…

No seio do Dragão as coisas também não estão como supostamente se esperaria, apesar do pouco ambicioso empate na Luz e da vitoria em Alvalade, a derrota em casa com o Leixões e o empate em Vila do Conde, deixam-no no 4º lugar actual.
A saída de Quaresma, Bosingwa e Assunção, e a dificuldade das suas substituições, as constantes mexidas no 11 e o menor rendimento de alguns jogadores que se pensariam ser importantes, casos de Cristian Rodriguez e Helton. È alias sobre o menor rendimento do Uruguaio, que recai quanto a mim, um dos problemas de mecanização Portista, penso que Jesualdo ainda não consegui tirar o devido partido do extremo.

Palavra menos positiva para o Belenenses e para a sua direcção, como foi possível deixar destruir uma equipa que fez um razoável campeonato e dava garantias, indo buscar duas mãos de Brasileiros de qualidade duvidosa? Pacheco poderá ser o salvador, mas Janeiro trará certamente gente nova ao Restelo:
Muito difícil o arranque do Trofense….

Com tudo isto, é caso para dizer que temos campeonato….e que está a deixar água na boca, será para continuar….??

Nenhum comentário: